Do refeitório ao ateliê: móveis históricos ganham nova vida e apoiam causas sociais

13 artistas brasileiros personalizam cadeirinhas na Campanha Chair Love, que tem como objetivo arrecadar fundos para projetos de educação, esporte e cultura de instituição beneficente.

CHAIRS13 artistas brasileiros personalizam cadeirinhas na Campanha Chair Love, que tem como objetivo arrecadar fundos para projetos de educação, esporte e cultura de instituição beneficente.

Entre 15 de setembro e 29 de outubro, a cidade de São Paulo terá uma dose extra de arte circulando por diversos espaços. A exposição itinerante é fruto da campanha “Chair Love”, uma iniciativa do LAR – instituição que há quase sete décadas transforma vidas através de projetos de educação, cultura e esporte – em parceria com a Dionisio.AG, que usa a arte como interlocutora potente entre agências de publicidade, marcas e o público.

Entre setembro e outubro, as cadeirinhas históricas do refeitório do LAR, que fizeram parte do percurso de várias crianças, agora ressignificadas por 13 artistas brasileiros, serão exibidas em pontos culturais, vitrines de varejo e espaços de grande circulação. Além dos estabelecimentos, elas também passarão pelas redes sociais de personalidades como Adriane Galisteu, Dira Paes e Almir Sater. O objetivo é arrecadar fundos para manter e ampliar os programas do LAR.

Mais do que peças de mobiliário, essas cadeiras de madeira maciça carregam a memória afetiva de milhares de crianças que passaram pela instituição, desde 1956. Ao transformar essas cadeiras em obras de arte inspiradas em valores como sonho, esperança e imaginação, o projeto Chair Love convida o público a apoiar uma causa que abre novos lugares - simbólica e materialmente - para que mais crianças possam realizar seu potencial.

Entre os artistas convidados, destacam-se Apolo Torres, muralista brasileiro com reconhecimento internacional, com trabalhos que combinam street art, pintura clássica e contemporânea. Clara Leff, artista de grande destaque no Brasil, cuja técnica realista impressiona muitos, Guilherme da Matta, artista reconhecido dentro e fora do país por suas ilustrações divertidas e composições gráficas entre personagens e letras. Além de muitos outros.

A campanha foi lançada durante o Jantar e Leilão Beneficente, realizado pelo próprio LAR, no dia 11 de setembro. Na ocasião, duas das peças foram arrematadas, totalizando R$60 mil reais. No total, o evento superou a marca de 1 milhão de reais arrecadados, valor destinado integralmente aos projetos sociais.

"A 'Chair Love' não é apenas uma exposição de arte: é uma oportunidade de mostrar como a criatividade pode transformar vidas. Cada cadeira carrega um pedaço da nossa história e de cada pessoa que já fez parte dessa trajetória”, diz Fernanda Lancellotti, presidente do conselho do LAR.

A exposição temporária das 11 cadeirinhas circulará por restaurantes e lojas como o restaurante Due Cuochi, o restaurante Maní, as lojas Gallerist e MIXED, e a faculdade Anhembi Morumbi. As peças também integrarão o acervo temporário de residências de influenciadores e famosos.

“A campanha ganhou este nome por ser uma brincadeira com a sonoridade em inglês, “Chair Love”, a cadeirinha do amor que “Share Love”, que espalha amor. Através dessas cadeirinhas, espalhamos mensagens de afeto, convidando a todos a darem um lugar de reflexão e partilha em seus dias", diz Larissa Mazza, head de comunicação da Dionisio.AG.

Ao final da peregrinação artística, as cadeiras serão reunidas em uma mostra pública e, posteriormente, leiloadas na plataforma online VIP Leilões - apoiadores do projeto - com lance inicial de 2 mil reais. O modelo do leilão garante que 10% do valor arrecadado será destinado ao artista participante, e o restante revertido integralmente para o LAR. Além disso, o projeto também receberá doações espontâneas durante o período da exposição e venda de camisetas super descoladas da Campanha Chair Love.

Confira a seguir a lista completa de artistas participantes e os temas escolhidos para suas cadeirinhas:

• Adriano Franchini – um lugar para a sua autenticidade
• Alemão – um lugar para a imaginação
• Apolo Torres – um lugar para um novo ponto de vista
• Bárbara Goy – um lugar para sonhar
• Clara Leff – um lugar para a esperança
• Ciça Camargo – um lugar para uma pausa
• Flávia Braun – um lugar para a natureza
• Guilherme da Matta – um lugar para a diversão
• Isabelle Tuchband – um lugar para a fé
• Leandro Nascimento – um lugar para a escuta
• Marcelle Max – um lugar para “o meu lugar”
• Negritoo – um lugar para a ancestralidade
• Pedro Frazão – um lugar para o amor