Conheça Winnie, uma nova marca de moda masculina de um Tom Ford treinado em Savile Row
Os riffs modernos de Idris Balogun na alfaiataria tradicional são projetados para ir do dia para a noite.
Os riffs modernos de Idris Balogun na alfaiataria tradicional são projetados para ir do dia para a noite.
No auge da pandemia, o estilo médio de Joe passou de ternos e gravatas no escritório para camisetas e joggers em casa. Avanço rápido de dois anos e ofertas de alfaiataria descontraídas são abundantes. À medida que os designers continuam a se apoiar em designs confortáveis que podem ir do dia para a noite, há um rótulo emergente e voltado para a sustentabilidade que você deseja ter em seu radar.
Lançado em 2018 pelo designer nigeriano Idris Balogun, o Winnie New York se inspira tanto na urbanidade da Big Apple quanto no polimento da Savile Row de Londres . Desde sua estreia, a marca lançou cinco coleções de moda masculina com foco na alfaiataria moderna: camisas de algodão suíço, jaquetas recicladas, calças cargo e básicos de luxo que variam de US$ 285 a US$ 1.800 em varejistas como Matches, MyTheresa e Bloomingdale's. E como vencedor do prêmio Karl Lagerfeld do Prêmio LVMH em 2022, Balogun colocou seus ganhos na construção da própria loja digital de Winnie.
Antes de todo esse sucesso recente, o designer começou como jovem aprendiz na conceituada alfaiataria de Hardy Amies em Londres. “Ser um adolescente em Savile Row e começar a lidar com alpaca, aprender a diferença entre porcentagens mais altas e mais baixas de mohair, a diferença entre 15 mícrons e 70 mícrons – isso realmente informou meu paladar”, diz Balogun a Robb Report.
Idris Balogun.
No final de seus quatro anos na Amies, o designer recebeu uma oferta de trabalho na Burberry pelo então diretor criativo Christopher Bailey. Mas, em vez disso, Balogun se aventurou na cidade de Nova York para estudar no Fashion Institute of Technology, que foi uma espécie de regresso a casa. “Na verdade, nasci no Brooklyn por engano”, observa ele. “Meus pais moravam originalmente em Londres, mas minha mãe estava aqui de férias – eu nasci cedo.”
Depois de terminar a escola, o estilista voltou para Londres, onde foi contratado como diretor de moda masculina da Burberry pelos próximos três anos. “Demorou algum tempo para eu entrar no ritmo das coisas”, diz ele, comparando o rolo compressor com o lento e constante Savile Row. “Aprendi a importância da construção da marca [na Burberry]”, reflete Balogun. “Aprendi a importância das nuances que criam o que uma marca é conhecida… não apenas criar uma roupa realmente bonita.”
Balogun mais tarde retornou a Nova York para se tornar o diretor sênior de moda masculina do negócio sob medida de Tom Ford , encontrando um equilíbrio entre a rotatividade de uma marca famosa e a intimidade do negócio sob medida. “Nossa equipe de design [na Burberry] tinha 80 pessoas juntas. Enquanto na Tom Ford, nossa equipe de design era de 12 a 15 pessoas – uma equipe muito pequena. Então, eu consegui focar no laser.” Lá, Balogun foi capaz de começar a infundir sua experiência tradicional de alfaiataria com designs modernos. Pouco depois de seus três anos em Tom Ford, Balogun lançou Winnie, nomeado em homenagem à sua avó que faleceu antes que ela pudesse ver a coleção ganhar vida.
Looks da próxima coleção de primavera da Winnie.
Balogun descreve Winnie como um “guarda-roupa cosmopolita” de peças que podem ir do escritório ao jantar ou a uma noite na cidade. Um excelente exemplo pode ser encontrado na linha de camisas jeans da marca e calças aerodinâmicas, cortadas com um ajuste espaçoso e descontraído. As proezas de alfaiataria de Balogun são exibidas em ternos macios que oferecem um riff mais moderno da alfaiataria italiana suave.
Tendo em mente o quanto a moda pode ser um desperdício, o designer trabalhou para garantir que a sustentabilidade seja priorizada em sua oficina em Vicenza, na Itália, onde Winnie está sediada e suas roupas são feitas. A marca está inclusive começando a criar seus próprios materiais para minimizar o desperdício. “Nesta temporada e na última, realmente cultivamos nossas primeiras fibras de linho”, diz ele, referindo-se à planta da qual o linho é derivado. Se certos materiais não são usados inteiramente, eles são simplesmente reaproveitados nos designs da próxima temporada.
A marca estará montando seu primeiro desfile para a temporada de outono de 2023, que acontecerá em Paris em janeiro próximo. De Londres a Nova York e, agora, Paris, Winnie está a caminho de trazer elegância fácil e sem complicações para todas as grandes metrópoles.
Reportagem original: Meet Winnie, a New Menswear Brand From a Savile Row-Trained Tom Ford Alum