Como a rainha Elizabeth se tornou a campeã definitiva das marcas de luxo britânicas
De seu Range Rover a suas bolsas Launer e sua amada jaqueta Barbour, ela apoiou as marcas inglesas.
Como a rainha Elizabeth se tornou a campeã definitiva das marcas de luxo.
A falecida rainha Elizabeth II poderia ser descrita com precisão como uma consumidora conspícua do luxo britânico. Não que ela fizesse algo tão vulgar quanto ostentar sua riqueza e status — longe disso. Mais do que ela estava aguda e profissionalmente consciente de sua aparência, optando por usar cores brilhantes, por exemplo, para ser fácil de identificar na multidão. Ela estava sempre ciente, também, de que suas escolhas seriam notadas - e que, ao usar roupas de marcas locais, ela estava defendendo o luxo britânico com tanta certeza quanto faria mais tarde quando se juntou a Anna Wintour na primeira fila da London Fashion Week em 2018. A rainha costumava “comprar britânicos” (como os britânicos foram instados a fazer nos anos 1970 e 1980). Mas nem sempre, e um apurado senso de patriotismo não a impediu de possuir inúmeros lenços Hermes, junto com alguns da Burberry (além de sua trincheira clássica).
Como príncipe de Gales, Charles, agora Charles III, mostrou impulsos semelhantes, mas não idênticos. Ele é um patrono do que agora é chamado de “slow fashion”, praticado em Savile Row e Jermyn Street, onde o novo rei sempre comprou muitas de suas roupas (sob medida, é claro). Mas ele foi uma espécie de guerreiro ecológico precoce e presciente – o que informa projetos de paixão como a Campanha pela Lã, enquanto seu compromisso com o treinamento de jovens e o apoio ao artesanato antigo e moderno impulsiona os esquemas de artesãos modernos entregues por sua The Prince's Foundation. Enquanto isso, o velho Aston Martin DB6 de Charles, uma relíquia de seus dias de solteiro despreocupado, agora é reprojetado para trabalhar em bioetanol sustentável.
Mas sabemos de tudo isso porque, ao contrário do resto de nós, as marcas consistentemente patrocinadas pela Família Real tornam-se uma questão de registro público – muitas vezes na forma de Royal Warrants (“Por marcação”) que adornam tudo, desde alfaiataria Savile Row casas para lavanderias e vans de entrega de supermercados Waitrose. Esses são endossos poderosos, mas também podemos ver nos mandados da falecida rainha a mistura de sua vida pública e privada – e o que o New Yorker acabou de descrever como “uma vida feita de privilégios e sacrifícios, e mesmo aqueles que se ressentiram com a primeira reconheceram o último."
Sentada com Anna Wintour na London Fashion Week.
Uniformes—por especialistas equestres Bernard Weatherill ou Gieves & Hawkes; vestes reais para ocasiões de estado - por Ede & Ravenscroft - tudo na Row. Aquelas bolsas discretas, discretas, mas tranqüilizadoramente caras — da Launer, sediada em Walsall, uma cidade não muito glamorosa nas Midlands que discretamente produz trabalhos de couro soberbos, incluindo selaria para os Windsor, essa família de cavalos. Brollies por Fulton (transparente quando em serviço - que focam na visibilidade novamente). Sapatos principalmente de Anello e Davide, de Londres, que começaram fazendo sapatos para bailarinos e dançarinos de teatro, antes de se ramificar na década de 1960, quando fizeram botas Chelsea para os Beatles - e sapatos de couro envernizado para a rainha, normalmente com um quadrado de duas polegadas salto. Mas o que era a Rainha, afinal, corajosamente lançando navios,
Quanto a fazer uma entrada para essas ocasiões, é fácil imaginar a jovem rainha saindo graciosamente de um Rolls-Royce Phantom, seu vestido Norman Hartnell com colar de diamantes e tiara. Mas igualmente indeléveis são as imagens dela em anos posteriores (e interpretadas por Helen Mirren em The Queen) no modo de folga — ao volante de um Land Rover, uma camponesa sensatamente vestida com um Barbour e um daqueles lenços Hermes. E nos mandados o tempo de inatividade de HM é representado por nomes como Musto (roupa ativa), Hunter (botas wellington), Kinloch Anderson (kilts, no Balmoral Tartan que seu antepassado, o príncipe Albert, desenhou para sua casa escocesa, onde ela faleceu esta semana). Sem esquecer a James Purdey & Sons — a empresa de fabricação de armas de Londres que tem o patrocínio de todos os monarcas britânicos desde a rainha Vitória.
Fortnum & Mason a recebeu antes de seu Jubileu de Diamante.
Passatempos compartilhados e uma apreciação compartilhada do artesanato - passado entre diferentes gerações da realeza - ajuda a explicar o longo prazo de Purdey e também o fato de que algumas empresas britânicas muitas vezes tiveram vários mandados reais - fornecendo à rainha, ao falecido príncipe Philip e Charles, agora Charles III. Foi a mãe da rainha, também conhecida como a rainha-mãe — uma mulher que tinha um apreço magnífico pelas coisas boas da vida — quem apresentou às filhas algumas de suas marcas de luxo britânicas favoritas. Ela deu à jovem Elizabeth sua primeira bolsa Launer (a primeira do que se tornaria mais de cem) e a apresentou a Norman Hartnell.
O costureiro tinha vestido a rainha Elizabeth mais velha para uma visita de Estado a Paris na véspera da guerra em 1938, uma tarefa complicada pela morte repentina de sua mãe, Lady Glamis. Felizmente, Hartnell lembrou-se de que o branco já havia sido a cor do luto real e criou uma coleção de vestidos brancos espumosos que lembravam os parisienses dos vestidos de crinolina usados ??pelas beldades da sociedade do Segundo Império retratadas tão sonhadoramente nas pinturas de Winterhalter. Eles ficaram encantados — assim como os Windsor ficaram encantados com o cortês e cortês Hartnell. Após a guerra, a rainha consorte e as jovens princesas Elizabeth e Margaret eram visitantes frequentes de seu elegante showroom em Mayfair. Aqui, Elizabeth foi ajustada para os vestidos que ela usou em seu casamento em 1947 e sua coroação em 1953 - enquanto durante toda a sua vida a rainha usava luvas feitas por Cornelia James.
A rainha tinha uma queda por bolsas Launer.
Com a ascensão de Charles III, alguns desses mandatos de longa data parecem prestes a expirar, a menos, é claro, que Kate Middleton, agora Duquesa da Cornualha e Cambridge e na fila para seu próprio conjunto de Compromissos Reais, decida definir uma moda para usar luvas. Cada geração da realeza traz novos estilos, novas prioridades para promover. O rei certamente gosta de sua moda masculina inglesa – de Turnbull & Asser ao relativamente recém-chegado, Hackett. ficcionalizado em The Crown vimos o jovem Charles sendo apresentado a seus alfaiates por seu tio-avô, lorde Mountbatten — enquanto, é claro, o outro tio de Charles, o duque de Windsor, era uma lição prática de roupas elegantes (se não de realeza). Mas o pai de Charles, o príncipe Philip, também era um modelo elegante, que, como Charles, usava sapatos John Lobb e ganhava seus uniformes navais da Gieves & Hawkes.
Mas esses dois Windsors têm mais em comum nisso. Philip, como Charles, foi um notável incentivador de jovens talentos — e também um inovador. Então, ele deve ter aprovado Duchy Originals, o empreendimento empresarial de Charles que comercializa alimentos orgânicos premium cultivados em sua própria terra – grande parte deles entregue por aquelas vans Waitrose estampadas com seus próprios mandados reais e de sua falecida mãe. Os lucros do negócio vão para a The Prince's Foundation, onde, por sua vez, ajudam a financiar esquemas como o esquema de treinamento Modern Artisan. É uma abordagem diferente da de sua mãe, a Rainha, mas certamente o senso de serviço é inteiramente o mesmo.
Reportagem original: How Queen Elizabeth Became the Ultimate Champion of British Luxury Brands