Como a mais nova linha de roupas masculinas da Tod's eleva o padrão do trabalho com couro

A Tod's há muito tempo fornece os melhores couros da moda. A coleção Pashmy prova que os artesãos da empresa conseguem trabalhar até mesmo com as versões mais desafiadoras do material.

RR_Tods_Leather_1Marca busca elevar o padrão da produção e engenharia de couro.

Para Diego Della Valle , presidente do Tod's Group , investir no artesanato é um princípio fundamental. Ele se estende a áreas além da sede da Tod's . Como prova, veja o livro de 286 páginas, " Mãos Italianas: Histórias Artesanais da Itália " . A empresa o publicou no início deste verão como forma de destacar os artesãos que estão no mais alto nível de suas técnicas, cuja expertise refinada poderia, de outra forma, estar em risco de extinção.

Mas, como qualquer executivo do setor de luxo sabe, o trabalho desses artesãos é limitado apenas pela qualidade da matéria-prima em suas bancadas. Com o lançamento da nova coleção Pashmy , a Tod's busca elevar o padrão da produção e engenharia de couro.

O nome por si só, uma referência à caxemira, já indica o quão macio e sedoso ele é. "O projeto Pashmy da Tod representa a mais alta expressão da seleção de couro em termos de leveza e maciez, evocando o refinamento da pashmina", diz Della Valle, que certamente sabe usar um xale de argola: seu uniforme reconhecível apresenta um com nó no pescoço no lugar da gravata. "No cerne da Pashmy está o conceito de inteligência artesanal — uma filosofia que coloca as pessoas e suas habilidades no centro da moda, preservando o conhecimento tradicional e garantindo que o toque humano permaneça fundamental para o processo criativo e de desenvolvimento."

RR_Tods_Leather_2

Somente artesãos altamente qualificados, como os da unidade de produção da Tod's, na região de Marche, na Itália, são capazes de trabalhar os couros Pashmy — com espessura reduzida a apenas 0,5 milímetro — sem comprometer a integridade estrutural. A maioria dos couros perde corpo ou durabilidade quando manuseados dessa forma. Essa propriedade única resulta em peças básicas utilitárias, como mochilas, jaquetas puffer e tênis de corrida, que combinam maciez com resiliência. Um processo de tingimento duplo garante tons particularmente ricos (incluindo o cobiçado marrom chocolate), enquanto um tratamento impermeabilizante de origem natural, resistente a manchas, permite que os couros permaneçam macios, respiráveis ​​e protegidos das intempéries.

“É a qualidade dos materiais, aliada à habilidade da mão humana, que realmente faz a diferença”, diz Della Valle. Em uma era de atalhos e IA, essa é uma lição que outras marcas de luxo fariam bem em lembrar.

Reportagem original: How Tod’s Newest Menswear Line Raises the Bar on Leather Working