A Blue Origin de Jeff Bezos desenvolverá um módulo lunar para a NASA
A Blue Moon atingirá idealmente a superfície lunar em algum momento de 2029.
A Blue Origin de Jeff Bezos desenvolverá um módulo lunar para a NASA.
Jeff Bezos está atirando para a lua.
Sua empresa espacial, a Blue Origin , desenvolverá um módulo lunar para a NASA , informou o Wall Street Journal. Blue Moon, como será chamado o módulo de pouso, transportará astronautas de uma espaçonave em órbita para a superfície da lua em uma missão Artemis prevista para acontecer em 2029.
“Este é o primeiro passo”, disse John Couluris, vice-presidente de transporte lunar da Blue Origin, ao WSJ . “Temos muito a fazer antes de pousar com sucesso e devolver os astronautas.”
Em 2021, a Blue Origin perdeu o contrato da NASA, já que a agência espacial dos EUA recorreu à SpaceX de Elon Musk para criar um módulo de pouso lunar. Inicialmente, a NASA havia dito que escolheria dois vencedores diferentes para o contrato, mas as restrições orçamentárias a forçaram a escolher apenas um. Como tal, as empresas, incluindo a Blue Origin, protestaram, o que acabou por contribuir para a decisão de expandir os contratos.
A Blue Origin criará a Blue Moon ao lado de outras entidades, como Boeing e Lockheed Martin. A empresa derrotou uma equipe concorrente liderada pela Dynetics e incluindo a Northrop Grumman pelo contrato de US$ 3,4 bilhões, mais do que os US$ 2,9 milhões que a SpaceX recebeu alguns anos atrás.
As ambições lunares de Bezos ainda têm um longo caminho a percorrer antes de se tornarem realidade. Couluris disse ao The Wall Street Journal que a Blue Origin planeja usar o New Glenn, um grande foguete que ainda não voou, para a missão lunar. E antes que qualquer pessoa realmente pise no Blue Moon, a empresa realizará vários pousos de teste.
Uma vez operacional, a Blue Moon seria lançada no espaço, onde se acoplaria ao Gateway, um centro de logística atualmente em desenvolvimento que ajudará nos pousos lunares. A partir daí, os astronautas embarcariam no módulo de pouso e pisariam na lua.
Ninguém voltou à superfície lunar desde a última missão Apollo, em 1972. Em 2017, a NASA estabeleceu o programa Artemis para devolver a humanidade à lua, e mais recentemente o governo buscou financiamento adicional para os módulos de pouso da NASA. Além do dinheiro que receberá da agência espacial, a Blue Origin espera investir ainda mais dólares no desenvolvimento de seu módulo de pouso, disse Couluris.
Felizmente, Bezos é a terceira pessoa mais rica do planeta (não temos muita certeza sobre a lua, no entanto).
Reportagem original: Jeff Bezos’s Blue Origin Will Develop a Moon Lander for NASA.