Como os hotéis de luxo estão tentando superar uns aos outros como 'White Lotus'
Se você não tem seu próprio tigre de Bengala ou montanha-russa, você está no jogo?
Se você não tem seu próprio tigre de Bengala ou montanha-russa, você está no jogo?
Em novembro, um novo espetáculo aquático do Cirque du Soleil, Ludo, estreará exclusivamente no VidantaWorld em Nuevo Vallarta, tornando-se o único lugar no mundo onde as pessoas poderão assistir a essa apresentação. Os hóspedes dos resorts Vidanta também terão acesso ao Parque Temático Bon Luxury: 60 hectares paisagísticos com um teleférico particular e a única montanha-russa de lançamento duplo da América Latina.
Em todo o mundo, no Banyan Tree, em Kyoto , há um palco de Noh raro para a arte performática tradicional japonesa em resorts. Já o Las Ventanas al Paraíso, um resort de Rosewood em Cabo , tem um contrato exclusivo com um mágico local que integra música, dança, contação de histórias e grandes ilusionismo em algo que lembra mais uma apresentação da Broadway do que uma festa de aniversário infantil.
Bem-vindos à corrida hoteleira por entretenimento e comodidades. O cálculo para investir em todos esses luxos é duplo: primeiro, manter o público cativo para que gaste seu dinheiro em propriedades. E segundo, viajantes de luxo que, em alguns casos, gastam cinco dígitos por noite em um quarto (quartos de um quarto na área de luxo Estates das propriedades Vidanta em Puerto Vallarta e Riviera Maya custam a partir de US$ 11.340 por noite) estão acostumados com o que há de melhor em tudo e anseiam por novidades.
Um belo carro-casa e um spa maior não são suficientes, diz Cristina Buaass, fundadora da consultoria de viagens CSB Travel. O que repercutiu entre seus clientes no último ano foram experiências especiais como uma cerimônia do chá privativa, o Shakusui-tei , na casa de chá do Four Seasons Hotel Kyoto, ou uma estadia de uma noite na Baobab Treehouse, no Delta do Okavango, em Botsuana.
Cultivar a flora e a fauna locais — ou substituí-las completamente — faz parte dessa excelência. Na Ilha Necker, uma ilha particular de uso exclusivo de Sir Richard Branson, eles fizeram um investimento significativo em biodiversidade, com um gerente de conservação da vida selvagem e uma equipe dedicada a proteger animais ameaçados de extinção. Agora, a ilha possui a maior biodiversidade das Ilhas Virgens Britânicas, incluindo sete espécies de lêmures de Madagascar, tartarugas gigantes, flamingos e cavalos em miniatura com os quais os hóspedes podem interagir.
No oeste da Pensilvânia, o resort de luxo Nemacolin chegou ao ponto de realocar três tigres-de-bengala (eles também abrigam leões-africanos no parque de vida selvagem de 890 hectares). Os visitantes podem observar a alimentação durante os Encontros com Grandes Felinos do resort , um momento de "beliscar-me" nas Terras Altas de Laurel.
Lêmures na Ilha Necker, uma produção de Sir Richard Branson.
No cenário altamente competitivo do bem-estar, uma sauna seca ou a vapor com infusão não vai chamar a atenção, pelo menos não na era do Lótus Branco . O bem-estar de nível superior envolve conectar-se com seu propósito superior e incutir sabedoria ancestral. A experiência mudará você por dentro?
No Lodge at Blue Sky , um hotel da Auberge Resorts Collection nos arredores de Park City, Utah, o Edge Spa concentra-se na cura vibracional, conduzida por seus curandeiros energéticos residentes, que oferecem tratamentos como equilíbrio de chakras, cerimônias do chá que abrem o coração, leituras de numerologia e uma massagem que inclui uma dose de uísque de sua própria destilaria. O Four Seasons Tamarindo, na Costa de Costalegre, no México, conta com um xamã no local que conduz uma experiência de temazcal, um ritual tradicional mesoamericano de sauna que combina calor, cânticos e exercícios respiratórios para purificação, cura e conexão espiritual.
No que diz respeito ao varejo e à moda, o "próximo nível" parece ser o das botas Lucchese sob medida, que custam US$ 1.800 e podem ser encomendadas no Hotel Drover em Forth, Texas. (São feitas à mão e levam oito meses para serem finalizadas.) Ou a experiência de compras privativas da Lanvin no Hotel Dominick, no Soho, em Nova York — a marca francesa de luxo leva suas linhas de alta-costura, que normalmente só podem ser vistas na Semana de Moda, para o seu quarto de hotel para uma sessão de estilo e compras personalizada.
No quesito lazer, os hotéis estão indo muito além das quadras de golfe e tênis. Mesmo aqueles que se concentram nesses esportes de lazer básicos estão se aprimorando com programas de treinamento de nível internacional. No Ritz-Carlton Tiburón, em Naples, Flórida, eles ensinam o Método Mouratoglou, um programa de tênis mais conhecido por formar as campeãs de tênis mundialmente reconhecidas Serena Williams e Coco Gauff.
No México, a competição pelo maior e melhor campo de polo é acirrada. Careyes, um destino turístico popular na Costa do Pacífico, abriga o Costa Careyes Polo Club , que estabeleceu o padrão em 1989 com dois campos de grama Bermuda e estábulos para 150 cavalos. O Rosewood Mandarina , inaugurado em abril, pretende ser outro destino de classe mundial com o Mandarina Polo and Equestrian Club, que também sediará competições internacionais.
Montanhas de esqui particulares são outra nova fronteira, e não apenas para os bilionários. Brush Creek Ranch, em Wyoming, tem a sua própria, a cerca de 45 minutos do resort. O mesmo acontece com o Twin Farms, em Vermont , que possui seis pistas particulares e um snowmobile que leva você até o topo após cada descida.
E então há o feito aparentemente impossível: criar condições ideais para o surfe. Em Xala , a comunidade residencial em Costalegre, eles projetaram um recife artificial para sustentar a vida marinha e também criaram o que Ricardo Santa Cruz, fundador de Xala e surfista ávido, chama de "onda perfeita" (um tubo que quebra perto da costa devido ao recife).
Mas será que alguma dessas experiências está realmente incentivando potenciais viajantes a reservar um hotel? Em alguns casos, sim. "Cem por cento dessas 'manobras' de superação são verdadeiros impulsionadores de negócios", afirma Jack Ezon, fundador e sócio-gerente da Embark Beyond.
Além de um spa deslumbrante (foto) e campos de golfe, Nemacolin também tem um parque de vida selvagem onde foram reabrigados tigres de Bengala e leões africanos.
Por exemplo, quando Ezon mostra aos pais o clube infantil no Château de La Messardière de Airelles , nos arredores de St. Tropez, onde as crianças são apanhadas por um trem em miniatura e levadas a um castelo de 460 metros quadrados com duas piscinas, um trampolim e uma minifazenda, "ouço 'Inscreva-me!'", diz ele. O hotel "pode não estar no radar deles antes, e alguns nem sabem onde fica".
No Evian Resort , na região do Lago Genebra, o programa para jovens esquiadores é um grande atrativo para os pais. A equipe do clube infantil acompanha crianças de até quatro anos até a estação de esqui mais próxima, onde são supervisionadas por instrutores da Escola de Esqui Francesa, reservada exclusivamente para a estação infantil, deixando os pais livres para esquiar sozinhos ou aproveitar um dia no spa do Evian.
Clubes não são só para crianças. Durante uma estadia no Pendry Natirar, em Nova Jersey, os hóspedes têm acesso ao clube privado Natirar e à programação do clube social. Isso elevou significativamente o nível do entretenimento típico de hotel, com eventos como a "Noite do Mentalismo e Martini", uma leitura de tarô e um jantar com harmonização de vinhos.
Mas talvez a melhor comodidade, especialmente na era do turismo excessivo, seja algo bem menos tangível: privacidade e isolamento. O Cali Mykonos é o único hotel na cidade grega de Kalafati, o que lhe confere a sensação de uma ilha particular, a mundos de distância das outras Mykonos. O Le Dune Piscinas fica em uma das dunas de areia mais altas da Europa, na costa esmeralda da Sardenha, e não tem vizinhos por quilômetros e quilômetros. Las Alamandas , em um trecho menos desenvolvido da costa do Pacífico do México, possui quatro praias intocadas e 128 quilômetros de trilhas. Apenas hóspedes do hotel — no máximo 45 — e funcionários são permitidos na propriedade, o que significa férias garantidas sem aglomeração.
E, no final, estar longe de tudo isso não é a experiência verdadeiramente cobiçada que todos nós buscamos?
Reportagem original: How Luxury Hotels Are Trying to Out ‘White Lotus’ Each Other