Os novos e enormes jatos executivos da Boeing serão feitos de antigos 747s

O jato, com 460 metros quadrados de espaço interno, tornou-se o favorito de chefes de estado e das famílias mais ricas. Agora, a Boeing está oferecendo uma reforma completa de exemplares comerciais da aeronave.

BBJ_7478_glam1_businessjetBoeing vai transformar os aviões comerciais 747-8 nos maiores palácios flutuantes do céu.

A BBJ está dando um toque radical à reciclagem criativa. A divisão de jatos executivos da Boeing anunciou um novo plano para transformar os aviões comerciais 747-8 nos maiores palácios flutuantes do céu. O programa Turnkey 747-8 localizará e adquirirá aeronaves 747 comerciais para clientes, supervisionará uma reforma interna personalizada em uma de suas instalações associadas e revisará os motores antes da entrega ao cliente.

“O 747-8 continua a servir como uma aeronave VIP de primeira linha e para chefes de estado, e clientes exigentes estão interessados ​​em continuar esta tradição de excelência em viagens aéreas privadas”, disse Joe Benson, presidente da Boeing Business Jets , em um comunicado.

O alcance de 8.875 milhas náuticas do BBJ 747-8 permite que ele alcance praticamente qualquer par de cidades no mundo, como Nova York e Sydney ou Dubai e Los Angeles, sem necessidade de reabastecimento. A área total da cabine da aeronave, de 5.179 pés quadrados (aproximadamente 47,7 m), incluindo um comprimento de 100 pés e 8 polegadas (aproximadamente 30,7 m) e largura de 20 pés e 1 polegada (aproximadamente 6,1 m) (ou o dobro da largura de duas cabines G650 juntas), pode ser configurada da maneira que o proprietário desejar, desde a capacidade de transportar 75 passageiros até amplas e luxuosas áreas de descanso. Os recursos podem incluir quartos completos com chuveiros, escadas em espiral entre os conveses, cinemas e amplas salas de jantar.

747-8-Lounge

Há cerca de uma dúzia de BBJ 747-8s, que normalmente são projetados para chefes de estado, famílias reais ou líderes governamentais. Tanto a Qatar Amiri Flight quanto o governo do Kuwait operam essas aeronaves. Ter um 747-8 "verde" novinho em folha, o que significa que o interior precisa ser modificado, custa US$ 367 milhões. O interior personalizado pode adicionar outros US$ 25 milhões a US$ 50 milhões. Os custos operacionais por hora giram em torno de US$ 23.000.

O último 747-8 International (versão não cargueira) foi entregue em 2023, então a Boeing é melhor que a UHNWI e os governos comprarão um dos 50 747-8 comerciais no mercado e passarão pelo processo de reforma. Chris Shindle, diretor de marketing da BBJ, disse ao Robb Report que os custos para devolver uma aeronave antiga a condições de nova dependeriam do estado da aeronave, de seus motores e do tipo de interior desejado pelo cliente. O modelo 747-8 possui tecnologias do 787 Dreamliner que reduzem sua pegada de ruído e o consumo de combustível em comparação com os modelos 747 anteriores.

BBJ_747-8_MasterSuite

Por que alguém desejaria um 747 de modelo recente com o lançamento da nova aeronave Boeing 777X, que tem um alcance ainda maior e tecnologia mais avançada? Parte disso se deve ao fato de o programa continuar adiando a data prevista de entrega da primeira aeronave, de meados de 2026 para 2027, segundo a Bloomberg.

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Shindle afirma que há outros motivos. "Há clientes chefes de estado e clientes VIP que ainda têm um interesse significativo em uma aeronave deste porte com quatro motores", diz ele. "Esse segmento de mercado nos levou a voltar a oferecer isso devido à natureza icônica do produto. Não achamos que haverá muita canibalização entre os dois." E como os aviões comerciais VVIP normalmente voam apenas de 200 a 300 horas por ano, o 747-8 revisado pode "durar décadas", diz ele.

Reportagem original: Boeing’s Massive New Business Jets Will Be Made From Old 747s