'Um dos pilares mais importantes para a atuação da TCL Semp é garantir inovação aos consumidores brasileiros'
Pioneira na fabricação de TVs no Brasil, está presente há mais de 50 anos na região amazonense.
Yue Haiping, CEO da TCL Semp. (Foto: Divulgação)
Brasil e China celebrarão 50 anos de relacionamento bilateral em 2024. Nas últimas duas décadas, a China ganhou grande destaque no comércio exterior brasileiro, sendo o principal parceiro comercial do país desde 2009. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o fluxo comercial no acumulado de 2023 já supera US$ 130 bilhões e a expectativa é de que as exportações brasileiras para a China neste ano superem a marca histórica de US$ 100 bilhões, a demonstrar o caráter estratégico da relação comercial.
Este intercâmbio tem ido muito além da compra e venda de commodities e insumos, proporcionando um novo estilo de parceria, mais ampla e capaz de impactar nossa infraestrutura e gerar mais empregos. Este é o caso da GLP, líder global desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, data centers, energia renovável e tecnologias relacionadas. Em 2023, a companhia anunciou seu maior contrato de locação com a Shein, varejista global online de moda, beleza e lifestyle.
A Shein assinou os primeiros contratos de locação com a GLP, no Brasil, em 2022. Com o novo contrato, de aproximadamente 135 mil m², no mesmo condomínio classe AAA - o GLP Guarulhos II - a companhia chinesa ocupará o maior galpão já construído pela empresa no país. O empreendimento está localizado a 18 km da capital paulista, próximo às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, principais vias de acesso ao eixo Rio-São Paulo, os maiores centros consumidores do país.
Potencial
A ampliação da locação pela Shein visa atender com eficiência os consumidores brasileiros, em decorrência dos investimentos anunciados pela varejista para o país. De acordo com o Presidente da GLP Brasil, Mauro Dias, a empresa tem trabalhado com foco em antecipar as tendências de mercado para atender os principais players. “Ser escolhido pela Shein em um momento em que a empresa anuncia grandes investimentos no Brasil nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo em desenvolver instalações logísticas bem localizadas e eficientes que apoiam o crescimento dos nossos clientes”, afirma.
Já Felipe Feistler, general manager da Shein no Brasil, diz que a parceria é um grande avanço de capacidade logística para a marca. “Ter o nosso terceiro galpão estrategicamente localizado entre os maiores centros de consumo do país é mais um passo em linha com os investimentos que anunciamos no Brasil. Queremos proporcionar a melhor experiência de compra possível aos nossos consumidores e a agilidade de entrega é um dos fatores-chave para isso", destaca o executivo.
Geração de empregos
A Shein quer tornar o país um polo mais moderno de produção têxtil e de exportação para a América Latina. A empresa planeja estabelecer parceria com dois mil fabricantes locais e criar aproximadamente 100 mil empregos nos próximos três anos para produzir peças com a marca.
Para apoiar os fabricantes brasileiros e aumentar a competitividade, a companhia investirá inicialmente R$ 750 milhões para fornecer tecnologia e treinamento aos fabricantes a fim de atualizar seus modelos atuais de produção para o modelo sob demanda da Shein. A expectativa da SHEIN é que, até o final de 2026, cerca de 85% de suas vendas sejam locais, tanto de fabricantes como de vendedores.
Nova indústria
Os planos da autotech GWM preveem que a capacidade de produção da fábrica de Iracemápolis, em São Paulo, deverá chegar a 100 mil unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente dois mil empregos diretos. Assim, na avaliação da montadora, a indústria automobilística brasileira tem dois anos para se preparar para esta nova era, desenvolvendo tecnologia local de última geração e criando a infraestrutura que os consumidores precisam.
“Na década de 1960 teve início a real industrialização do setor automotivo. Com a abertura dos portos, nos anos 1990, chegaram novas marcas e novas tecnologias que elevaram o padrão dos carros no Brasil. Mas faz cerca de três décadas que estamos estagnados em relação à revolução que está acontecendo globalmente nas áreas de eletrificação, conectividade e segurança”, analisa o Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Office) da GWM. De acordo com o executivo, de modo geral, o Brasil vem fabricando carros similares ao início dos anos 2000.
“Cadê a tecnologia? Foi esta oportunidade que motivou a GWM a vir para o Brasil e iniciar uma nova era. Ninguém vai parar essa revolução. Quem não acompanhar vai fechar as portas”, destacou o executivo. “A ausência de mais oferta de veículos eletrificados no mercado brasileiro é a falta de investimento. E, sem concorrência, não há como criar esse mercado de eletrificação”, complementa.
Sustentabilidade
A SEMP, empresa pioneira na fabricação de TVs no Brasil, aliada com a global TCL, que tem dado continuidade à evolução tecnológica e pioneirismo, está presente há mais de 50 anos na região amazonense e conta com duas fábricas – uma dedicada a TVs e outra, inaugurada em 2022, focada em condicionadores de ar. Por meio de ações, programas internos e acompanhamento de indicadores de sustentabilidade, a TCL é exemplo do histórico de impactos positivos que empresas instaladas na região norte promovem, contribuindo para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento das comunidades locais e movimentação da economia.
“Como uma empresa de tecnologia, um dos pilares mais importantes para a atuação da TCL Semp é garantir que estamos entregando inovação aos consumidores, trazendo ao Brasil lançamentos que acabaram de chegar em países da Ásia ou nos Estados Unidos, por exemplo. A sintonia desses calendários é possível graças à nossa presença no polo industrial de Manaus, onde atuamos há décadas, sempre com um olhar para o desenvolvimento socioambiental, cuidando do meio ambiente e da comunidade no entorno de nossas fábricas”, diz Yue Haiping, CEO da TCL Semp.
Um exemplo é o excelente resultado atingido pela empresa com o indicador ambiental de reciclagem de resíduos na fábrica de TVs. Atualmente, 99,5% – ou seja, praticamente todo o resíduo gerado de manufatura – é reciclado. Já na fábrica de condicionadores de ar, o índice está em 99,2%. Além disso, a empresa vem trabalhando em diversas iniciativas nacionais, como o tratamento adequado de seus efluentes, gerenciamento da destinação ambientalmente responsável de resíduos sólidos pós-consumo, assim como a conservação da fauna e flora locais.
“Nosso objetivo não é apenas atingir metas e seguir a legislação, queremos entregar excelência em todas as ações. Esse é um dos principais diferenciais na atuação da TCL Semp na região, reforçando, também, compromissos de priorizar o uso de embalagens ambientalmente sustentáveis e aumentar o volume e a qualidade de nossos programas de gerenciamento de resíduos e reciclagem de eletroeletrônicos”, finaliza Haiping.