Leandro Jasiocha, da Electrolux: Produtos e experiência andam juntos, e isso marca uma transformação para a fidelização

Novo CEO da Electrolux quer intensificar agenda de sustentabilidade da empresa na região.

O executivo Leandro Jasiocha assume a posição de CEO para América, após extensa trajetória na companhia. (Foto: Juan Guerra)

Com quase 30 anos de experiência dentro do Grupo Electrolux, o executivo Leandro Jasiocha assume a posição de CEO para América, depois de destaque como vice-presidente da área de Consumer Journey. O objetivo agora é fortalecer a governança de sustentabilidade no continente e alavancar a experiência do consumidor. Ao aceitar o novo desafio de substituir Ricardo Cons (agora CEO da área de negócios da empresa, na América do Norte), Jasiocha reflete sobre seu papel de líder diante de novos tempos e expectativas globais.

“Vivemos um cenário mundial incerto e desafiador. Na América Latina, isso é mais sentido nos campos social e econômico. Temos uma governança global de sustentabilidade sólida com metas alinhadas à ONU, que suportam o nosso propósito de transformar a vida para o melhor. Isso acontece por meio de experiências proporcionadas por nossos pro- dutos, serviços e operações. E o nosso compromisso é garantir uma vida mais sustentável aos nossos consumidores e às comunidades onde estamos envolvidos nos 12 mercados que atuamos na região”, comenta Leandro.

Trajetória

Em sua passagem como vice-presidente de Consumer Journey na América Latina, Jasiocha criou uma nova governança para impulsionar o relacionamento com o consumidor em todos os pontos da jornada, melhorando os índices de satisfação e colocando a marca Electrolux em patamares recordes de consideração em 2022. Antes disso, o executivo era vice-presidente de Linhas de Produto para o nosso continente.

“Passei por diversas posições em Operações, Compras, Sourcing Global, Linhas de Produto e, mais recentemente, como Consumer Journey (Jornada do Consumidor). Todas elas têm algo em comum: o consumidor sempre esteve no centro das estratégias. Trabalhamos agora para que a jornada de experiência das pessoas com as marcas na América Latina seja memorável. Produtos e experiência andaram juntos, e isso marcará uma transformação não só para dentro da organização, mas para a fidelização dos nossos consumidores”.

De estagiário a CEO

Nascido em Curitiba, em 1976, o executivo iniciou sua trajetória na Electrolux no setor de manufatura, na fábrica da capital curitibana, ainda na década de 90. De lá para cá, ocupou cargos de liderança global em unidades da Bélgica e de Hong Kong, desenvolvendo uma sólida experiência em áreas como Operações, Compras e Produtos.

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Educação Superior do Paraná, tem formação pela Harvard Business School em Gerenciamento e Administração, pelo IMD em Inovação Estratégica e Liderança e pela Oxford Brookes University em Negócios. Agora, Leandro vai liderar os 9 mil colaboradores e pretende levar adiante a cultura de Consumer Experience em uma empresa que está há mais de 100 anos no mercado, presente em milhões de lares espalhados pelo mundo.