Inteligência Artificial revoluciona o mercado imobiliário com olhar focado no cliente
Adoção de ferramentas tecnológicas tem se mostrado fundamental para o setor.
Bárbara Miranda, head comercial do Imovelweb. (Foto: Divulgação)
Os intensos avanços tecnológicos têm oferecido benefícios significativos e influenciado positivamente as empresas do ramo. É oque aponta um levantamento inédito da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) produzido pela Brain Inteligência Estratégica. O estudo revelou ainda que 19% das empresas do setor imobiliário já utilizaram alguma ferramenta de IA.
O levantamento indica uma aprovação à nova tecnologia: das empresas do setor que utilizam IA, 71% avaliaram o impacto como positivo. Os resultados também mostram que 86% dos entrevistados ouvidos no levantamento acreditam que as ferramentas podem melhorar a eficiência e precisão das transações imobiliárias.
Há a avaliação de que a adoção dessas ferramentas tecnológicas tem se mostrado fundamental para o setor, com exemplos claros de seu impacto positivo. Uma das aplicações mais notáveis é a utilização de chatbots e assistentes virtuais, que têm sido empregados para melhorar o atendimento ao cliente, pré-qualificar leads, agendar visitas, fornecer suporte em contratos e documentação, além de oferecer recomendações personalizadas.
Solução Consolidada
Buscando ocupar um lugar especial no mercado, o portal Meu Imóvel apresenta uma abordagem muito mais focada no cliente e menos focada no produto. Para tanto, ao se cadastrar na plataforma, o usuário preenche um questionário que ajuda a ferramenta a traçar o seu perfil. A partir daí, ele recebe, na hora, as sugestões alinhadas com as suas necessidades.
“Dessa forma, a busca se torna muito mais assertiva para o cliente e a chance de a construtora fechar o negócio aumenta”, ressalta um dos fundadores e CFO da empresa, José Eduardo Machado.
O executivo explica que, ao usar métricas mais focadas naquilo que o usuário está procurando, a ferramenta não lança mão dos famosos “destaques” – aqueles produtos que aparecem logo na primeira página porque o valor investido pela construtora no portal foi maior.
“Não importa o quanto a construtora esteja investindo, se o imóvel dela casa com o perfil do cliente ele vai aparecer logo na primeira página, e não na terceira ou quarta. E isso traz maior eficiência para quem busca”, diz.
Após oito anos no mercado, o portal é considerado por grandes construtoras como Cyrela, EZTec e Even o melhor em performance dentro do mercado imobiliário, gerando maiores taxas de conversão em visitas e fechamento de negócios. Nesse
período, o Meu Imóvel já gerou mais de 1 milhão de leads e participou de mais de 12 mil vendas, ajudando a movimentar cerca de R$ 6 bilhões.
“Hoje somos um negócio sólido e já consolidado dentro do segmento de soluções voltadas para o mercado de imóveis”, comemora Rafael Machado, cofundador e CEO.
Tudo Novo
Também com a proposta de inovar neste ambiente naturalmente disruptivo, o Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do país, lança um produto inédito, que garante visibilidade para imobiliárias anunciantes do portal que buscam potencializar os resultados na plataforma, por meio da exclusividade e qualidade dos anúncios.
O Premier Select garante à imobiliária destaque na região e no perfil de imóvel que desejar, entregando um crescimento médio de 44% de impressões dos anúncios e um aumento de cerca de 33% na quantidade de visitas ao anúncio, desde que esta seja elegível ao grupo Premier do portal.
“Além de ter o propósito de engajar as imobiliárias parceiras e levar qualidade àqueles que buscam por um Imóvel, o Premier Select nasceu para ajudar as imobiliárias a venderem mais imóveis por meio da tecnologia e inovação. Queremos que o portal Imovelweb seja um ambiente que estimule o mercado imobiliário e vimos no Premier Select a oportunidade de trabalhar em parceria com as imobiliárias parceiras essa evolução dos classificados de imóveis”, conclui Bárbara Miranda, head comercial do Imovelweb.
Mania de Dados
Com toda essa possibilidade de concentração de informação baseada na oferta e na demanda, o DataZAP+, braço de inteligência do ZAP+, lançou o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário DataZAP+”, com o objetivo de levar informações e perspectivas sobre o mercado imobiliário aos principais players do setor.
A partir de informações exclusiva obtidas pelos portais de anúncios imobiliários ZAP e Viva Real, bem como da plataforma de monitoramento de lançamentos imobiliários Geoimovel e mediante análise de dados públicos, o material traz um panorama do segmento, com detalhamento para as cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
“O DataZAP+ é uma das principais referências em inteligência de dados imobiliários do país, atuando como parceiro estratégico dos profissionais do mercado imobiliário em suas tomadas de decisão. Este Anuário nasceu com a perspectiva de expandir ainda mais esse papel, trazendo uma visão macro do mercado, com análises profundas e dados relevantes para entender o cenário atual e as perspectivas para o setor”, afirma Marcelo Dadian, VP de Incorporadoras e Novos Negócios na OLX Brasil.