Luciana Batista: a primeira mulher à frente da Coca-Cola no Brasil inspira o empoderamento econômico

Luciana Batista tem 20 anos de experiência em multinacionais e apoio a fundos de private equity em operações de varejo e bens de consumo.

845A4496
Luciana Batista, presidente da Coca-Cola no Brasil e Cone Sul. (Foto:Divulgação)

O mercado brasileiro apresenta grande relevância para a Coca-Cola, ocupando a quarta posição globalmente. Há um ano, com o desafio de comandar a unidade no Brasil e Cone Sul, Luciana Batista não foca só nos números que contribuem para o país se posicionar mundialmente. A executiva aproveita sua trajetória profissional para potencializar a luta pelos direitos humanos e pela equidade e inclusão na companhia.

“Sempre acreditei que alavancar o protagonismo feminino faz parte de uma nova forma de fazer negócios e ajuda a amplificar o olhar sistêmico, valorizando a diversidade de gênero, raça e backgrounds. E como presidente da Coca-Cola Brasil e Cone Sul, reconheço minha responsabilidade de seguir multiplicando este impacto, além de trazer mais parceiros nesta jornada, alinha dos ao nosso propósito de fazer a diferença nas comunidades onde atuamos. Afinal, como diz o provérbio africano: se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quer ir mais longe, vá em grupo”. 

Com 20 anos de experiência em multinacionais e apoio a fundos de private equity em operações de varejo e bens de consumo da América do Sul, Estados Unidos e Europa, Luciana liderou globalmente a frente de ESG da Bain & Company, bem como a frente de estratégia de consumidor e digital na América do Sul. “Este é um caminho desafiador e que só é possível graças a tantas outras que cruzaram fronteiras, quebraram regras e nos conduziram até aqui”, conclui a executiva.

Diversidade e Empreendedorismo

Nos últimos dois anos, o programa de impacto social “Coca-Cola dá um gás no seu negócio: Mulheres”, realizado em parceria com o Sebrae e a ONG Aliança Empreendedora, já capacitou sete mil mulheres. O objetivo é apoiar e inspirar empreendedoras com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização no varejo alimentício. A ação faz parte de uma plataforma que já alcançou sete milhões de pessoas com conteúdos sobre gestão de negócios. Atualmente, as mulheres em cargos de liderança na Coca-Cola América Latina correspondem a 58%.