Internacionalização e hubs de inovação colocam a Portobello Shop em novo patamar

Com mais de 160 lojas no Brasil, fábrica nos Estados Unidos e a inauguração da flagship na Alameda Gabriel, a rede aposta em expansão global, inovação contínua e relacionamento com arquitetos.

Romael Soso - CEO Portobello Shop - Divulgação_Portobello
Romael Soso, CEO da Portobello Shop. (Foto: Divulgação)

A Portobello Shop, maior rede de varejo especializado em revestimentos cerâmicos do país, avança em um momento de forte crescimento e internacionalização. Com mais de 160 lojas em todas as regiões do Brasil e 6ª posição no ranking nacional de varejo em materiais de construção, segundo a SBVC, a empresa registra resultados expressivos em um setor altamente competitivo. “Somos uma empresa de varejo, centrada no cliente e orientada por dados”, afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop.

Aprendizado em novos mercados

A abertura da primeira fábrica da Portobello fora do Brasil, em Tennessee, nos Estados Unidos, em 2023, marcou um novo capítulo na trajetória da marca. A unidade já é referência em design e inovação, ampliando a credibilidade do grupo e abrindo portas para novos aprendizados. “A internacionalização do Portobello Grupo amplia nossa presença global e reforça a credibilidade da marca como referência em design e inovação”, destaca Romael Soso.

Estratégia baseada em inovação e relacionamento

A Portobello Shop sustenta sua liderança em três pilares: inovação constante, relacionamento e experiência. O design autoral e as parcerias exclusivas, somados a uma curadoria de metais Portobello Kitchen and Bath, lançada em 2024 com cerca de 40 itens, consolidam a oferta de soluções completas para ambientes internos e externos.

O programa Coletivo Criativo, que desde 2017 leva arquitetos e designers para viagens de imersão em centros de referência como Copenhague, Berlim e Chicago, também segue como diferencial competitivo. “O Coletivo Criativo surgiu com a ideia de transformar experiências imersivas em inovação”, ressalta.

Próximos passos: expansão e hubs de inovação

O plano de crescimento inclui a inauguração da flagship na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, que será um polo de vendas e hub de inovação e relacionamento com arquitetos. A Comunidade Portobello + Arquitetura, com mais de 42 mil profissionais cadastrados, fortalece a conexão com o ecossistema de design e arquitetura e garante a renovação constante de coleções e experiências.

Com uma estratégia que combina expansão geográfica, inovação e proximidade com os profissionais de arquitetura e design, a Portobello Shop reforça sua posição como protagonista no mercado de revestimentos e segue preparada para competir globalmente. Confira entrevista completa com Romael Soso, que fala sobre as metas e objetivos da companhia para os próximos anos.

O programa Coletivo Criativo tem levado arquitetos e designers para imersões em diferentes países desde 2017. Como esse intercâmbio cultural se traduz, na prática, em coleções exclusivas e na diferenciação da marca Portobello no mercado de cerâmica?

O Coletivo Criativo surgiu com a ideia de transformar experiências imersivas em inovação. Desde 2017, levamos arquitetos e designers para vivências em diferentes países, sempre com o objetivo de que cada viagem seja fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos produtos. A partir do contato com outras culturas, surgem ideias que depois ganham forma em coleções exclusivas. É uma iniciativa conectada ao Ciclo de Inovação Aberta do Portobello Grupo, essencialmente multidisciplinar e colaborativa.

O mais interessante é que não se trata apenas de observar, mas de compartilhar. Durante as imersões, os profissionais trocam percepções, impressões e bagagens, o que enriquece o processo criativo e permite que a Portobello Shop, unidade de varejo do Portobello Grupo, traduza essa diversidade em design. Foi assim que nasceram coleções como a Dansk, inspirada na Dinamarca, a mesa de apoio Harpa, conectada à Islândia, e a linha Berliner, fruto da experiência em Berlim. Esse intercâmbio já envolveu mais de 110 arquitetos de todo o Brasil e continua a se renovar. O Coletivo Criativo reforça a nossa essência: inovar a partir da colaboração coletiva, para levar ao mercado produtos que contam histórias únicas e autênticas.

Quais aprendizados da presença internacional do Grupo — como a experiência em feiras e eventos em Chicago — podem ser aproveitados na Portobello Shop aqui no Brasil, especialmente em termos de tendências de consumo, design e relacionamento com clientes?

Experiências como o Coletivo Criativo em Chicago são significativas porque nos permitem antecipar movimentos e compreender de perto as tendências de consumo globais. Essa vivência reforça nossa visão de que o cliente de varejo busca não apenas produtos, mas experiências completas, que unem inovação, estética e funcionalidade.

No Brasil, traduzimos esse tipo de aprendizado em coleções conectadas com o que há de mais atual no design internacional e em um modelo de relacionamento que valoriza a proximidade, a escuta ativa e a construção de soluções personalizadas e completas para cada projeto.

A Portobello Shop consolidou-se como a maior rede de varejo especializado em revestimentos cerâmicos do Brasil. Quais são hoje os principais motores de crescimento da rede?

A Portobello Shop, rede de varejo do Portobello Grupo, conta com mais de 160 lojas em todas as regiões do país, oferecendo diferenciais que permitem a arquitetos e designers de interiores criar ambientes inovadores e personalizados. A liderança é mantida com base em três pilares: inovação constante, relacionamento e experiência. Para isso, investimos em design autoral, parcerias exclusivas e tecnologia aplicada à jornada de compra, desde o fechamento do pedido até a entrega ao cliente.

Quais diferenciais competitivos permitem que a Portobello Shop se mantenha relevante frente à concorrência em um setor tradicional e altamente competitivo?

A Portobello Shop é a 6ª maior empresa de varejo do Brasil no segmento de materiais de construção, segundo o ranking 2024 da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), que destaca as 300 maiores empresas do setor no país. Temos um mantra interno: "Somos uma empresa de varejo, centrada no cliente e orientada por dados".

Nossos esforços para colocar o consumidor no centro do negócio e proporcionar uma experiência de compra completa e personalizada têm dado excelentes resultados. Somos 6 vezes vencedores do Prêmio Reclame Aqui e estamos concorrendo ao Hepta. Para isso, dividimos a jornada do cliente em sete frentes: Inspiração, Especificação, Loja, Mix, Serviços, Logística e Pós-venda. Em cada uma delas, contamos com indicadores que apoiam nossa gestão diária e sustentam a construção da estratégia.

Além disso, oferecemos uma solução completa, com revestimentos para áreas internas e externas, acabamentos, complementos e metais. Em 2024, lançamos a Portobello Kitchen and Bath, uma curadoria exclusiva de metais com cerca de 40 itens, entre misturadores, chuveiros e acessórios para banheiros e cozinhas. A novidade combina design atemporal e funcionalidade aprimorada, ampliando nosso mix de soluções integradas e exclusivas.

A internacionalização do Portobello Grupo, com a nova fábrica no Tennessee, reforça a presença global da marca. De que forma esse movimento fortalece a proposta de valor do Portobello Shop no Brasil e como pode inspirar novas experiências para os clientes no varejo?

A internacionalização do Portobello Grupo amplia nossa presença global e reforça a credibilidade da marca como referência em design e inovação. Esse movimento também fortalece a Portobello Shop no Brasil como parte de um grupo global e sólido. Além disso, inspira novas experiências no varejo, ao conectar o consumidor brasileiro a uma marca com atuação internacional, traduzindo esse alcance em inovação constante, portfólio diversificado e atendimento cada vez mais próximo e qualificado.

O mercado de construção e decoração no Brasil é muito sensível às oscilações econômicas. Quais tendências de consumo e comportamento do cliente vocês têm observado nos últimos anos?

O consumidor de varejo está cada vez mais exigente e informado, buscando produtos que unem design, inovação e sustentabilidade. Também observamos um movimento de valorização da personalização dos ambientes, com escolhas mais conscientes e alinhadas ao estilo de vida de cada cliente. Nosso objetivo é oferecer soluções que inspirem, conectem e transformem cada ambiente, com solução para a casa toda.

O design é um ativo estratégico do Portobello Grupo. Como a empresa concilia escala industrial com a busca por originalidade e exclusividade nos produtos oferecidos?

O design é parte central da estratégia do Grupo e, consequentemente, da Portobello Shop, sendo o que nos diferencia no mercado. Uma etapa importante nesse processo é o Ciclo de Inovação Aberta, estratégia de negócio, que contribuu como um bureau de tendências, promovendo pesquisas, viagens, relatórios, clínicas de produtos e parcerias com profissionais de referência. Todas essas informações são analisadas e fomentam o desenvolvimento de novos produtos.

Além dos lançamentos anuais criados pela equipe de produto, o Ciclo de Inovação conta com iniciativas como as Coleções Assinadas, linhas elaboradas em cocriação com arquitetos, designers e artistas nacionais e internacionais. Já lançamos parcerias com nomes como Cecilie Manz, Jader Almeida, Guilherme Wentz, Hideko Honma, Paulo e Nadezhda Mendes da Rocha, Paola Navone, Oskar Metsavaht, Antonio Bernardo, Pedro Andrade, Marcelo Rosenbaum, Rodrigo Ambrosio, Alex Atala, Patricia Pomerantzeff, Isay Weinfeld e Vik Muniz.

Olhando para os próximos anos, onde o senhor enxerga as maiores oportunidades de expansão da Portobello Shop — em novos mercados, canais digitais ou no aprofundamento da relação com arquitetos e especificadores?

Enxergamos oportunidades em diferentes frentes, mas todas convergem para o mesmo propósito: ampliar a relevância da Portobello Shop como referência em design e experiência. Um dos pontos é seguir com a expansão da rede de lojas, que terá um capítulo importante com a inauguração da flagship da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, que será um pólo importante de vendas, mas também um hub de inovação, além de relacionamento com arquitetos. Ações como a Comunidade Portobello + Arquitetura, programa de relacionamento da marca que conta com mais de 42 mil profissionais cadastrados, reforça esse vínculo, gerando inovação e diferenciação contínua. Portanto, vemos o futuro da Portobello Shop no equilíbrio entre expansão geográfica e a proximidade com os profissionais de arquitetura e design, pilares que nos permitem crescer de forma sustentável e consistente nos próximos anos.