Grupo OLX projeta expansão em autos e imóveis e aposta em IA e segurança digital
Após superar R$ 1 bilhão em faturamento, companhia traça plano estratégico de expansão com inovação em inteligência artificial.
Olivier Aizac, CEO do Grupo OLX, fala sobre os plano estratégico da companhia. (Foto: Foto Olivier Aizac/Divulgação)
Em um mercado aquecido pela alta demanda de seminovos e usados — que registrou crescimento de 9,2% em 2024, segundo a Fenauto —, o Grupo OLX mira em 2025 como um ano decisivo para consolidar sua liderança. Maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, a empresa projeta expansão baseada em tecnologia, novos serviços e fortalecimento da economia circular.
À frente da operação está Olivier Aizac, CEO desde junho de 2023. Francês, formado pela ESSEC Business School e com experiência internacional em marketplaces, Aizac é fundador do leboncoin.fr, maior portal de classificados da França. Radicado no Brasil desde 2015, ele traz ao grupo uma visão global de inovação e impacto social.
“O setor de marketplace e e-commerce é altamente impactado pelas mudanças de comportamento dos consumidores e pela chegada de novas tecnologias. Como uma empresa que nasceu digital, entendemos bem a necessidade de adaptação”, destaca o executivo.
Expansão e novos serviços
O grupo, que ultrapassou pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão em faturamento em 2023, aposta em autos e imóveis como linhas estratégicas de crescimento. Além do Autos 360, solução lançada após a aquisição da Altimus em 2023, a OLX prepara um novo produto voltado para lançamentos imobiliários.
Com 800 mil veículos anunciados mensalmente e 22 milhões de usuários únicos em busca de carros, a empresa lidera o setor, com uma liquidez impressionante: três carros vendidos por minuto.
“Mais do que uma categoria dentro da plataforma, o segmento automotivo se tornou uma linha de negócios, com foco em apoiar também os revendedores profissionais na gestão de seus estoques”, explica Aizac.
Inteligência artificial e segurança digital
A OLX vem incorporando IA em diferentes etapas da jornada. Um dos destaques é o preenchimento automático de anúncios a partir de fotos, que permite cadastrar produtos em menos de dois minutos. No setor automotivo, algoritmos cruzam dados de ano, modelo e quilometragem para sugerir preços justos.
Outro pilar é a segurança. A companhia mantém cerca de 100 especialistas em prevenção de fraudes, com apoio de modelos matemáticos e algoritmos para identificar comportamentos suspeitos. “Segurança é prioridade. Investimos em tecnologia e também na educação do usuário, promovendo campanhas de conscientização sobre práticas mais seguras”, afirma o CEO.
Consumo consciente e impacto ambiental
Com base no conceito de economia circular, a OLX vem reforçando sua agenda ESG. O relatório Second Hand Effect de 2024 apontou que as transações na plataforma evitaram a emissão potencial de 625 mil toneladas de CO², equivalentes a mais de 962 mil garrafas plásticas de 1,5l ou mais de 49 mil novos pares de jeans produzidos.
“Ao prolongar a vida útil dos produtos, promovemos o consumo consciente e contribuímos não só para o bolso dos brasileiros, mas também para a redução de impactos ambientais”, destaca Aizac.
Perspectivas
Para os próximos três anos, a meta do Grupo OLX é expandir sua atuação nos setores-chave, reforçar a monetização e ampliar soluções digitais para clientes e parceiros. Em um cenário de forte concorrência com players como Mercado Livre, Shopee e Facebook Marketplace, a empresa aposta em diferenciais como a isenção de taxas para anunciantes e a garantia OLX, que permite concluir a transação com pagamento e entrega integrados à plataforma.
“Somos protagonistas na economia circular no Brasil. Queremos continuar crescendo de forma sustentável, oferecendo praticidade, confiança e eficiência para quem compra e para quem vende”, resume o CEO. Leia entrevista completa com detalhes com o momento da companhia no país.
Como a OLX tem se adaptado às transformações no comportamento do consumidor digital brasileiro, especialmente com o crescimento do e-commerce e das plataformas de marketplace?
O setor de marketplace e e-commerce é altamente impactado pelas mudanças de comportamentos dos consumidores, bem como pela chegada de novas tecnologias. Como uma empresa que nasceu digital, entendemos bem a necessidade de nos adaptar aos novos cenários, seja na forma como fazemos negócios, seja na oferta de novos produtos e serviços para os nossos clientes. Vemos o crescimento do mercado como positivo, porque ajuda a impulsionar a inovação. Como líder nas três categorias em que atua - imóveis, automóveis e produtos de segunda mão -, o Grupo OLX trabalha consistentemente para ser mais eficiente na oferta para nossos usuários, oferecendo recursos que ajudem quem quer vender e melhorando a experiência de quem quer comprar.
Um exemplo disso é a garantia da OLX, que permite aos usuários fazerem o pagamento dentro da plataforma, além de escolherem se preferem se encontrar para a entrega do produto ou recebê-lo em casa, via serviço de logística parceiro. Isso dá mais opção a compradores e vendedores, além de maior comodidade e segurança.
Vale ressaltar também que temos incorporado cada vez mais a IA na jornada dos usuários dos nossos portais. Na OLX, por exemplo, temos um recurso que proporciona o preenchimento automático dos campos de informação do anúncio, por meio de foto do item que vai ser vendido. Com essa tecnologia, quem vende consegue anunciar em menos de 2 minutos, e quem deseja comprar encontra produtos com informações mais completas.
O mercado de compra e venda de usados cresceu nos últimos anos com a alta dos juros e do crédito mais caro. Qual tem sido o impacto da conjuntura econômica recente nos negócios da OLX?
A compra e a venda de produtos de segunda mão são práticas que se tornaram mais presentes no dia a dia dos brasileiros, principalmente pelo bom negócio que representam para o bolso. Pelo lado do vendedor significa geração de renda extra, e para o comprador é uma forma de economizar na aquisição de um produto. Percebemos que este comportamento está se consolidando como um hábito de consumo mais consciente e sustentável, independentemente da conjuntura econômica.
Uma pesquisa recente que fizemos mostrou, por exemplo, que, em média, os brasileiros têm cerca de R$ 2.000 parados em casa, considerando itens que não usam mais. Isso significa um potencial gigante não só para o nosso negócio, mas também uma grande oportunidade de geração de renda extra. Diante disso, nosso foco tem sido melhorar a experiência da plataforma para oferecer mais praticidade, eficiência e confiança no processo de compra e venda de usados.
A OLX tem investido em segurança e verificação de anúncios. Quais são os principais desafios na prevenção de fraudes e como a empresa está usando tecnologia, como inteligência artificial, para garantir transações mais seguras?
Segurança é uma prioridade para o Grupo OLX, por isso temos cerca de 100 profissionais com foco total na prevenção a fraudes. Temos duas grandes frentes de atuação: a primeira é o investimento em tecnologia para tornar o ambiente mais seguro. Usamos IA, modelos matemáticos e algoritmos para identificar comportamentos suspeitos e criar barreiras no acesso à plataforma.
A segunda frente de atuação é a educação do usuário, que recebe recomendações de segurança durante toda a jornada. Promovemos campanhas de conscientização sobre o bom uso dos ambientes digitais e divulgamos pesquisas periódicas para alertar a população, além de indicar práticas mais seguras na hora de comprar e vender online.
Com a consolidação de plataformas como Mercado Livre, Shopee e Facebook Marketplace, como a OLX pretende se diferenciar e manter sua relevância no ambiente digital?
A participação de novos players no mercado é natural em um mundo em constantes transformações e cada vez mais competitivo. Algumas empresas, no entanto, operam em modelos de negócios diferentes do nosso, cuja base é a economia circular e a extensão da vida útil dos produtos.
Nós temos muitos diferenciais em relação à concorrência. Somos não só o maior marketplace de classificados de bens de consumo usados, mas também de autos e de imóveis no Brasil, o que reforça nossa relevância no ambiente digital.
Vale ressaltar também que somos a única plataforma da América Latina que não cobra taxa de quem anuncia. Além disso, também criamos a garantia da OLX, serviço que permite aos usuários fazer toda a transação sem sair da plataforma, incluindo pagamento e contratação de entrega, se for do desejo do comprador, o que oferece mais comodidade e segurança à negociação.
A OLX passou por uma reestruturação societária e ajustes internos nos últimos anos. Quais são os planos estratégicos da empresa no Brasil para os próximos três anos, em termos de expansão, monetização e novas verticais de negócio?
Nosso objetivo para a empresa no Brasil é alavancar nossos negócios em autos e imóveis, setores nos quais já somos líderes de mercado, mas vemos ainda mais potencial. Além disso, queremos crescer de forma sustentável, como vem acontecendo desde 2023, quando nosso faturamento superou R$ 1 bilhão, pela primeira vez na história.
Para isso, estamos investindo fortemente na melhoria da experiência dos usuários nos portais; fortalecendo nossa parceria com os clientes profissionais, por meio de novos serviços e soluções que facilitam seu dia a dia; e reforçando nossa presença em mercados estratégicos, como é o caso do segmento de lançamentos imobiliários, para o qual lançaremos um novo produto muito em breve.
Como você enxerga o papel da OLX na agenda ESG no Brasil, especialmente no incentivo à economia circular e ao consumo consciente por meio da reutilização de bens?
Somos protagonistas na economia circular no Brasil, que é a base do nosso modelo de negócio. Ao prolongar a vida útil dos produtos, a OLX promove o consumo consciente e ainda contribui para o bolso dos brasileiros, com geração de renda extra para quem vende e economia para quem compra.
Esse tema é muito importante para nós e, para dar ao consumidor brasileiro a real dimensão do quanto a economia circular reduz os impactos ao meio ambiente, divulgamos estudos e dados que ajudam a entender esse cenário na prática. Um exemplo é o SHE (Second Hand Effect), relatório anual que fazemos e mede os impactos do consumo de usados no meio ambiente e redução de carbono. O estudo que avaliou as transações realizadas por meio da OLX em 2024 mostrou que foi evitada potencialmente a emissão de 625 mil toneladas de CO²e potencialmente evitados, equivalentes a mais de 962 mil garrafas plásticas de 1,5l ou mais de 49 mil novos pares de jeans produzidos.
O segmento automotivo passou a ser uma linha estratégica de negócios para a OLX, especialmente após a aquisição da Altimus e o lançamento do Autos 360. Como a empresa enxerga a evolução desse ecossistema digital no setor de seminovos, e quais inovações com inteligência artificial estão previstas para potencializar ainda mais a experiência de revendedores e consumidores?
O segmento automotivo sempre foi estratégico para a OLX, tanto é que na última década temos liderado no setor em relação às outras plataformas no Brasil. Somos o maior classificado de compra e venda de veículos do país, tanto pela oferta quanto pela demanda. Nosso portfólio conta com uma média mensal de 800 mil veículos, mais da metade dos automóveis anunciados online estão na OLX. Na outra ponta, temos 22 milhões de usuários únicos por mês buscando um automóvel. Nossa liquidez é de três carros vendidos por minuto.
Mais do que uma categoria dentro da plataforma, o segmento automotivo se tornou uma linha de negócios, que tem como clientes não só vendedores pessoa física, mas também revendedores de veículos. Diante disso, cada vez mais nos posicionamos como aliados dos profissionais, os apoiando na gestão dos negócios. E a compra da Altimus, em 2023, fez parte dessa estratégia.
Em relação à IA, temos implementado na OLX diversas soluções para tornar a jornada de compra e venda de veículos cada vez mais simples, intuitiva, segura e eficiente. Um dos destaques é a personalização da experiência de navegação: com base no histórico de buscas e nas preferências do usuário, conseguimos apresentar veículos que realmente se alinham aos interesses do usuário. Nossa rica base de dados também permite guiar os usuários na definição de preços. Ao cruzar variáveis como ano de fabricação, modelo, estado de conservação e quilometragem, o sistema sugere valores mais justos e condizentes com o mercado, beneficiando tanto compradores quanto vendedores.
Além disso, com o Autos 360 (a partir da incorporação da Altimus), voltado para o segmento profissional, integra anúncios em mais de 50 portais e utiliza IA na qualificação de leads e na gestão de estoques — cruzando dados e sugerindo veículos com base no perfil de demanda de cada região.