'Estamos vivendo o melhor momento do nosso negócio': Inter aposta em inovação e mira 60 milhões de clientes até 2027
Com estratégias voltadas para o varejo e o público PJ, o Inter acelera sua expansão, aposta no crédito e reforça sua posição como referência em inovação no setor.
Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil. (Foto: Divulgação)
Com foco no varejo, seja para a pessoa física ou jurídica, o Inter é um Super App financeiro que oferece produtos para vários momentos: como pagar contas, poupar, investir, fazer compras, cuidar da saúde e viajar. Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil, explica que no PJ, a companhia segue a mesma linha, atendendo principalmente a demanda de pequenas e médias empresas, que são muito importantes para a economia do Brasil.
“Vale destacar que oferecemos soluções para o público de alta renda, seja na pessoa física com as soluções de wealth management, e para grandes empresas. Temos a meta de chegar a 60 milhões de clientes até 2027 e todos esses segmentos são muito importantes para alcançarmos esse objetivo”, pontua.
O Inter atua nas frentes de banking, investimentos, crédito, seguros e remessas internacionais, além contar com um programa próprio de pontos, o Inter Loop, e um shopping que reúne os melhores varejistas do Brasil e dos Estados Unidos. A empresa tem índice de eficiência de 50,1%, carteira de crédito bruta de R$ 41,2 bilhões, patrimônio líquido de R$ 9,1 bilhões e ativos totais de R$ 76,5 bilhões (dados do 4T24). “Quando falamos de produtos, também temos um olhar direcionado para avançar em crédito, no financiamento ao consumo, entre outros”, pontua.
Qual o principal público do banco neste momento e quais segmentos a instituição deverá focar seus esforços nos próximos anos?
O público PJ é um dos nossos principais focos. No ano passado, anunciamos a Inter Pag, nossa maquininha de cartões, e seguiremos em busca de mais market share. Quando falamos de produtos, também temos um olhar direcionado para avançar em crédito, com o Crédito do Trabalhador, no financiamento ao consumo, entre outros.
Na esfera digital, quais são os principais diferenciais do Inter e quais são os próximos investimentos?
Nosso principal diferencial é ter o ecossistema financeiro mais completo do Brasil, com uma grande oferta de produtos e serviços 100% digitais, dentro de um mesmo aplicativo.
No super app, nossos mais de 36 milhões de clientes conseguem resolver demandas do dia a dia como as transações bancárias, compras online, crédito, seguros, investimentos, entre outros. Nossos clientes também têm acesso a uma Global Account com saldo em dólar para compras no exterior, além de transferências, pagamentos e investimentos, e ao Inter Loop, nosso programa de benefícios onde podem trocar pontos por produtos e serviços do Inter.
De forma geral e, apesar do cenário desafiador, os bancos têm apresentado ótimos resultados. Ao que devemos tamanho potencial e bons números?
O Inter fechou o ano de 2024 com quase R$ 1 bilhão de lucro líquido e 36 milhões de clientes. Estamos vivendo o melhor momento do nosso negócio, entregando crescimento e rentabilidade rumo ao nosso Plano 60/30/30, que prevê chegarmos ao fim de 2027 com 60 milhões de clientes, 30% de índice de eficiência e 30% de retorno sobre o patrimônio líquido. Também destaco um trabalho muito importante de melhoria nos modelos de originação de crédito, que nos deixou muito mais maduros nesse segmento. Hoje, temos um negócio único e maduro, que atrai cada vez mais clientes e gera receitas crescentes mantendo controle de custos.
É possível continuar inovando na velocidade exigida por clientes e o próprio mercado?
Todos os dias nós dormimos e acordamos pensando em qual será o nosso próximo passo de inovação. Estamos muito atentos ao que chamamos de Invisible Banking, onde os serviços financeiros se tornam tão integrados no nosso dia a dia e a experiência é tão natural que ela parece invisível, diminuindo atritos, e facilitando a vida das pessoas sem complicações.
Vale lembrar que a inovação faz parte do DNA do Inter e que o Inter é benchmark para vários outros players do setor. Fomos pioneiros ao plugar um marketplace em nosso ecossistema, algo que o mercado não acreditava, e hoje praticamente todos os players financeiros digitais já repetiram. Além disso, também fomos os primeiros a trazer uma operadora de telefonia para o nosso ecossistema. Somos uma empresa de tecnologia e sabemos que o setor financeiro está em constante evolução, por isso é fundamental seguir inovando.
Como o banco tem atuado no crédito imobiliário?
Temos uma forte atuação no crédito imobiliário. Terminamos 2024 com R$ 11,2 bilhões em carteira considerando o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel (Home Equity), o que representa um crescimento de mais de 30% em relação a 2023. Para se ter uma ideia da nossa relevância no segmento, a carteira de Home Equity alcançou um recorde de 7,9% de market share no quarto trimestre de 2024, um crescimento de 179 pontos-base na comparação anual. Outro produto que tem uma ótima participação na nossa originação é o financiamento para construção de casas, criando há cerca de dois anos. Sem dúvidas o crédito imobiliário é um dos focos no Inter.