Edson Franco, da Zurich Seguros: Mercado segurador tem incentivado a busca por formas de proteger patrimônio e renda familiar

Zurich Seguros acelera estratégia de negócios para fortalecer atuação no varejo, ampliar a presença em mercados-chave e fortalecer a parceria com corretores.

5M3A0704Edson Franco, CEO da Zurich Seguros. (Foto: Divulgação)

Em um panorama de grandes oportunidades de expansão, o mercado de seguros no Brasil planeja saltar sua participação no PIB de 6,5% para 10% até 2030, segundo o Plano de Desenvolvimento do Mercado Segurador, da Confederação Nacional de Seguros (CNSeg). O documento mostra que apenas 30% da frota de veículos do país é segurada, em um conjunto de aproximadamente 62 milhões de automóveis, e 17% das residências têm alguma cobertura securitária. Sem contar com o baixo índice de penetração da Previdência Privada (7%) e do Seguro de Vida (17%).

Neste cenário, a Zurich Seguros, empresa que integra o Zurich Insurance Group (Zurich), projeta expandir sua atuação nacional. De acordo com Edson Franco, CEO da Zurich Seguros, o grande foco estratégico da companhia está no crescimento sustentável e na diversificação do portfólio, com destaque para os seguros automóvel, de vida e residencial.

“Temos muito espaço para crescimento neste mercado, cuja distribuição está sobretudo no canal corretor, parceiro estratégico de negócios com quem intensificaremos ainda mais o relacionamento. Em 2024, fortalecemos nosso plano de expansão geográfica por todo o Brasil, ampliando nossa atuação em 11 regiões estratégicas com equipes que conhecem as particularidades e as necessidades de cada local, tanto no que diz respeito aos corretores quanto aos clientes”, diz.

Marca forte

Fundado há mais de 150 anos, o Grupo tem cerca de 60 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça e uma história de mais de 80 anos no Brasil. Franco destaca que a Zurich possui uma sólida reputação no mercado brasileiro e uma ampla expertise em segmentos de seguros corporativos à nível global, com uma área de engenharia de riscos altamente especializada e ativa junto aos nossos clientes e corretores.

“Nesse ponto, temos um diferencial muito grande de atuação em prevenção de riscos, materializada, por exemplo, por nossos serviços de resiliência climática e cibernética disponíveis no Brasil. Outro diferencial da companhia é sua posição entre os líderes de mercado de afinidades, um modelo de negócio muito característico do Brasil, que, inclusive, exportamos para outras unidades de negócio da empresa no mundo. Hoje, somamos mais de 100 parceiros no país, entre instituições financeiras, varejistas, empresas de telecomunicações, entre outros segmentos”, pontua o CEO.

Quais são hoje os principais diferenciais da companhia no mercado?

Temos uma atuação forte principalmente nos segmentos de seguro celular e de garantia estendida e estamos apostando no crescimento orgânico sustentável e acelerado das nossas carteiras de seguros de automóvel, residencial e empresas médias com diferenciais muito importantes de inovação, seja investindo em tecnologia para tornar ágil e simples a conexão operacional com os parceiros, seja proporcionando soluções que melhorem a experiência do cliente.

Um terceiro ponto em que acredito que nos destacamos é em nossos compromissos com as necessidades do cliente (clientecentrismo) e com a sustentabilidade. No caso da sustentabilidade, não falamos apenas sobre responsabilidade social corporativa, mas também sobre a reestruturação de produtos e serviços que temos feito nos últimos anos. Em cada uma de nossas linhas, buscamos oferecer soluções diferenciadas, que não apenas atendam às demandas das novas gerações, mas que contribuam com a preservação do meio ambiente. Apoiar nossos clientes, pessoas e empresas em um cenário de transição climática é uma agenda prioritária.

De que maneira a tecnologia tem ajudado a empresa a se aproximar de novos clientes ou mesmo na análise de risco e desenvolvimento de produtos?

A tecnologia é fundamental para os negócios da Zurich, tanto para melhorar nossa operação e atendimento ao cliente, como para prospectar novos e analisar riscos presentes e futuros. Não adotamos uma estratégia isolada e sim uma combinação de várias iniciativas para inovar e personalizar os produtos. Aliamos tecnologia, ferramentas, metodologias e expertise para identificar, avaliar e mitigar riscos, além de contar com equipe especializada para análise.

Hoje, as principais aplicações da tecnologia na Zurich, especialmente a Inteligência Artificial, estão relacionadas à simplificação de processos e à melhoria da experiência do cliente. Uma das iniciativas implementadas é a inspeção digital de sinistros no seguro de automóvel: utilizando fotos enviadas pelo cliente via app ou site, a IA analisa os danos e gera estimativas para reparos, acelerando o processo de indenização. Outro exemplo é a notificação de sinistros de seguro celular e garantia estendida, que permite a indenização do cliente em questão de poucos minutos. Também utilizamos IA para extrair dados de registros de sinistros e outros documentos, o que permite identificar padrões e melhorar a precificação do seguro, tornando o processo mais eficiente.

Qual a importância do corretor no plano de expansão da companhia em produtos de varejo como os seguros automóvel, residencial, celular, vida e previdência privada?

A estratégia de crescimento da Zurich no varejo passa, necessariamente, pela parceria com os corretores, que são essenciais para impulsionar as vendas de todo o portfólio de produtos da empresa, uma vez que são eles que conhecem os clientes a fundo e têm contato diário com eles.

Além da expansão territorial para mercados-chave, a construção de um relacionamento sólido e próximo com assessorias e corretores profissionais é fundamental para impulsionar o crescimento dos seguros do varejo. Isso porque são esses profissionais que podem traduzir para o consumidor as complexidades do setor e das apólices, oferecendo as soluções mais adequadas para cada necessidade.

Somente trabalhando de forma conjunta e próxima com os corretores, que a Zurich consegue que seus produtos cheguem de forma assertiva aos clientes das mais diversas regiões do país.

Quais os segmentos de maior interesse da Zurich no mercado brasileiro?

Somos uma seguradora multiproduto e multicanal. Com uma atuação consolidada nas carteiras de seguros corporativos e nos seguros de varejo distribuídos por corretores ou em parceria com outras empresas, como varejistas e bancos, nosso grande foco estratégico está no crescimento sustentável e na diversificação do nosso portfólio com destaque para os seguros automóvel, de vida e residencial. Temos muito espaço para crescimento neste mercado, cuja distribuição está sobretudo no canal corretor, parceiro estratégico de negócios com quem intensificaremos ainda mais o relacionamento.

Em 2024, fortalecemos nosso plano de expansão geográfica por todo o Brasil, ampliando nossa atuação em 11 regiões estratégicas com equipes que conhecem as particularidades e as necessidades de cada local, tanto no que diz respeito aos corretores quanto aos clientes.

Vale também ressaltar que, independentemente do segmento, a sustentabilidade seguirá como pilar estratégico de nossas ações, tanto no aspecto ambiental como também no que diz respeito à responsabilidade social corporativa e à incorporação de atributos sustentáveis nos nossos produtos e serviços. Apoiar nossos clientes, pessoas e empresas, em um cenário de transição energética, seguirá sendo prioritário. Em cada uma de nossas linhas, buscamos oferecer soluções que contribuam com a preservação do meio ambiente.

A cultura do seguro se desenvolveu muito na última década, mas ainda existe um amplo espaço em diversas áreas. Na sua análise quais produtos ainda podem ganhar espaço no mercado nacional?

Recentemente foi divulgada a pesquisa Percepção dos Brasileiros Sobre Proteção e Planejamento da Fenaprevi, encomendada ao Instituto DataFolha, que revela desafios significativos à proteção financeira e sinaliza ao setor, reguladores e formuladores de políticas públicas sobre a importância de aumentar a aderência das pessoas ao mercado de seguros e previdência privada.

Oito em cada dez entrevistados afirmaram pensar em planejar a vida financeira e a maioria (65%) faz isso com frequência, 7 p.p acima do registrado na pesquisa de 2023. 76% disseram ter metas, sendo 51% deles com objetivos estabelecidos para os próximos 10 anos.

Embora os números ainda sejam baixos, o trabalho de conscientização da população feito pelo mercado segurador, aliado a fatores externos, como a pandemia e as ocorrências em função das mudanças climáticas, têm levado à sociedade a procurar formas de proteger não apenas o patrimônio, mas também a renda familiar, por meio de seguros de Vida, Doenças Graves, Invalidez e Previdência Privada. Outro dado animador é que a mesma pesquisa Fenaprevi/DataFolha indica que a penetração de seguros começa a alcançar todas as faixas de renda. Cerca de 45% dos planos de previdência e 48% dos seguros de vida são feitos pela Classe C.

Quais são hoje os principais diferenciais da companhia no mercado?

Com mais de 80 anos de atuação no país, a Zurich possui uma sólida reputação no mercado brasileiro, somada à sua experiência internacional. Como comentei antes, temos uma ampla expertise em segmentos de seguros corporativos à nível global, com uma área de engenharia de riscos altamente especializada e ativa junto aos nossos clientes e corretores. Nesse ponto, temos um diferencial muito grande de atuação em prevenção de riscos, materializada, por exemplo, por nossos serviços de resiliência climática e cibernética disponíveis no Brasil.

Outro diferencial da companhia é sua posição entre os líderes de mercado de afinidades, um modelo de negócio muito característico do Brasil, que, inclusive, exportamos para outras unidades de negócio da empresa no mundo. Hoje, somamos mais de 100 parceiros no país, entre instituições financeiras, varejistas, empresas de telecomunicações, entre outros segmentos.

Temos uma atuação forte principalmente nos segmentos de seguro celular e de garantia estendida e estamos apostando no crescimento orgânico sustentável e acelerado das nossas carteiras de seguros de automóvel, residencial e empresas médias com diferenciais muito importantes de inovação, seja investindo em tecnologia para tornar ágil e simples a conexão operacional com os parceiros, seja proporcionando soluções que melhorem a experiência do cliente.

Um terceiro ponto em que acredito que nos destacamos é em nossos compromissos com as necessidades do cliente (clientecentrismo) e com a sustentabilidade. No caso da sustentabilidade, não falamos apenas sobre responsabilidade social corporativa, mas também sobre a reestruturação de produtos e serviços que temos feito nos últimos anos. Em cada uma de nossas linhas, buscamos oferecer soluções diferenciadas, que não apenas atendam às demandas das novas gerações, mas que contribuam com a preservação do meio ambiente. Apoiar nossos clientes, pessoas e empresas em um cenário de transição climática é uma agenda prioritária.

Como a empresa tem se preparado para questões climáticas e riscos ambientais que tem impactado o mercado segurador?

Em 2024, o país teve um prejuízo estimado em mais de R$ 80 bilhões com a tragédia climática no Rio Grande do Sul. Desse montante, somente cerca de R$ 6 bilhões estavam assegurados, o que mostra a grande lacuna de proteção securitária existente em nosso país. Consideramos que temos uma missão social e devemos nos empenhar como empresa e setor para aumentar a cobertura securitária e previdenciária da nossa população.

Sem dúvida, o ano de 2024 apresentou muitos desafios, porém superamos e estamos chegando a 2025 com crescimento, graças à nossa eficiência em gestão e expertise em seguros corporativos e de grandes riscos, inclusive em questões climáticas e ambientais.

Frente a este desafio, nossa atuação está voltada a três aspectos principais em sustentabilidade: produção de conhecimento, descarbonização e estratégias de adaptação e mitigação.

Com relação ao conhecimento, globalmente, lideramos uma série de ações e projetos em relação às questões climáticas. Contribuímos com o Fórum Econômico Mundial e outras instituições para produzir conhecimento sobre os riscos futuros e somos signatários do Pacto Global da ONU e de outros acordos.

Já sobre a descarbonização, a Zurich entende a importância desse tema frente às mudanças climáticas. Priorizamos a redução, e não somente a neutralização de carbono. Além de compromissos globais e locais, adotamos premissas de sustentabilidade em 100% dos ativos investidos, para restrição de atividades com alto impacto socioambiental. Desde 2019, conseguimos reduzir a emissão de carbono em cerca de 32 mil toneladas nos nossos investimentos, e temos 4% (R$ 141 milhões) da carteira investida em Green Bonds – muito relevante, pois temos poucas oportunidades nesse sentido no Brasil.

Também temos ações de descarbonização nos próprios produtos, como a compensação de carbono em nossos seguros massificados (automóvel, residencial e outros), com mais de 7 mil toneladas de carbono compensadas desde 2023.

Já no que diz respeito à adaptação e mitigação, com tecnologia de ponta e equipe especializada em modelos analíticos e preditivos, temos desenvolvido soluções que antecipam possíveis problemas ocasionados pelas adversidades climáticas.

Um dos grandes destaques deste trabalho é o Zurich Resiliência Climática, serviço que avalia os riscos climáticos a que as empresas estão expostas e oferece estratégias robustas para mitigação e adaptação ao novo ambiente. Para isso, utiliza uma abordagem holística do cenário baseada em dados e análises diversas.

Esse projeto, que acaba de ser vencedor no Prêmio de Inovação da CNSeg, é destinado a clientes e não segurados que tenham potencial de sofrer com inundações, tempestades, calor extremo, queimadas, entre muitos outros eventos adversos. Com isso, a solução tem ampliado o seu alcance e impacto no Brasil. Ela ganhou ainda mais relevância no contexto das mudanças climáticas globais e dos eventos extremos registrados desde 2023, como as intensas chuvas no Rio Grande do Sul e as queimadas, que causaram enormes prejuízos econômicos e sociais ao país.

É um projeto disruptivo que muda a maneira como a indústria de seguros e outras empresas lidam com a avaliação e gestão de riscos climáticos, já que integra cenários futuros, considera horizontes de tempo amplos (de cinco em cinco anos até 2100) e analisa expectativas na gestão de riscos, proporcionando uma preparação mais eficaz e abrangente para os desafios climáticos futuros.

De que maneira a tecnologia tem ajudado a empresa a se aproximar de novos clientes ou mesmo na análise de risco e desenvolvimento de produtos?

A tecnologia é fundamental para os negócios da Zurich, tanto para melhorar nossa operação e atendimento ao cliente, como para prospectar novos e analisar riscos presentes e futuros. Não adotamos uma estratégia isolada e sim uma combinação de várias iniciativas para inovar e personalizar os produtos. Aliamos tecnologia, ferramentas, metodologias e expertise para identificar, avaliar e mitigar riscos, além de contar com equipe especializada para análise.

Hoje, as principais aplicações da tecnologia na Zurich, especialmente a Inteligência Artificial, estão relacionadas à simplificação de processos e à melhoria da experiência do cliente. Uma das iniciativas implementadas é a inspeção digital de sinistros no seguro de automóvel: utilizando fotos enviadas pelo cliente via app ou site, a IA analisa os danos e gera estimativas para reparos, acelerando o processo de indenização. Outro exemplo é a notificação de sinistros de seguro celular e garantia estendida, que permite a indenização do cliente em questão de poucos minutos.

Também utilizamos IA para extrair dados de registros de sinistros e outros documentos, o que permite identificar padrões e melhorar a precificação do seguro, tornando o processo mais eficiente.

Qual a importância do corretor no plano de expansão da companhia em produtos de varejo como os seguros automóvel, residencial, celular, vida e previdência privada?

A estratégia de crescimento da Zurich no varejo passa, necessariamente, pela parceria com os corretores, que são essenciais para impulsionar as vendas de todo o portfólio de produtos da empresa, uma vez que são eles que conhecem os clientes a fundo e têm contato diário com eles.

Além da expansão territorial para mercados-chave, a construção de um relacionamento sólido e próximo com assessorias e corretores profissionais é fundamental para impulsionar o crescimento dos seguros do varejo. Isso porque são esses profissionais que podem traduzir para o consumidor as complexidades do setor e das apólices, oferecendo as soluções mais adequadas para cada necessidade.

Somente trabalhando de forma conjunta e próxima com os corretores, a Zurich consegue que seus produtos cheguem de forma assertiva aos clientes das mais diversas regiões do país.

Por isso, apostamos na capacitação contínua dos parceiros para que possam oferecer às pessoas e às empresas soluções que resolvam seus problemas de proteção. A Zurich está sempre atenta às tendências e ao desenvolvimento de produtos para agregar valor ao trabalho dos corretores para que se tornem mais competitivos e melhorem suas ofertas no mercado.