Paulo Henrique Costa, BRB: 'O início do ciclo de queda de juros no Brasil impulsiona a economia'
BRB rompe as fronteiras do Distrito Federal e avança para uma posição de destaque em todo o país nos meios físico e digital.
Paulo Henrique Costa, presidente do BRB( Foto: Rafael Lavenère/BRB)
BRB chegou aos 7,3 milhões de clientes em 2023, conquistando presença em 93% de todo o território nacional. Banco público que tem o Governo do Distrito Federal como principal acionista, o BRB vai além de uma instituição financeira tradicional. Atende o mercado financeiro ao mesmo tempo em que operacionaliza programas sociais. Também está pre sente na operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática do DF, onde tem papel fundamental para o transporte público na capital do país.
Em seu mais recente balanço, apresentou números relevantes. Com um valor de R$ 48,4 bilhões em ativos totais e um crescimento de 20,5% na comparação com os 12 meses anteriores, o banco se destaca pela evolução em todos os segmentos e uma crescente diversificação de seu portfólio. Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, nesta entrevista, fala sobre a transformação da instituição.
“Todo o resultado alcançado é fruto de um planejamento estratégico acertado e do empenho e dedicação dos quase cinco mil empregados do BRB que não medem esforços para entregar os melhores produtos, serviços e experiências aos nossos clientes. Estamos orgulhosos do trabalho que estamos fazendo”, afirma.
Brasil em contrução
Desde 2019, o banco também atua fortemente na concessão de financiamento imobiliário.
“Revimos os nossos processos, temos as melhores taxas do mercado, a mais rápida jornada de aprovação e, como consequência do trabalho de todo o time e da estratégia, assumimos, ainda em 2020, a liderança do financiamento imobiliário no Distrito Federal”, destaca Costa.
Atualmente, além de líderes no DF, a instituição ocupa, no ranking nacional, a 6ª colocação. Na Paraíba, o Banco BRB já ocupa o 2º lugar em unidades financiadas.
“O início do ciclo de queda de juros no Brasil impulsiona a economia e traz expectativas positivas também para o setor da construção civil. Acompanhando a queda da Selic, o Banco já reduziu taxas e segue oferecendo a melhor jornada aos clientes”, diz o presidente do banco.
O BRB inaugurou no final do ano passado quatro novas agências em João Pessoa, capital da Paraíba. Com as novas unidades, o banco passa a ter oito pontos de atendimento físico no município. De acordo com Paulo Henrique Costa, a ampliação da presença do Banco na capital paraibana reforça o compromisso da instituição de oferecer a melhor experiência aos clientes e contribuir para o desenvolvimento da região.
No campo
A carteira de Crédito Rural do BRB vem somando uma sequência de resultados expressivos nos últimos anos. Ao fim de dezembro de 2023, apresentou crescimento de 81,6% em relação ao mesmo período de 2022.Além do excelente desempenho da carteira, o banco também vem mantendo sua a liderança no Distrito Federal na concessão de crédito das linhas Pronaf e Pronamp, com 51% e 53% do marketshare, respectivamente.
“Neste ano, para o crédito rural, o BRB seguirá com a atuação focada na superação de recordes de concessão e saldo de carteira, mantendo os baixos índices de inadimplência; na manutenção do seu protagonismo no crédito no DF e, também, na ampliação da participação nos demais estados onde atua. Para isso, atuará para a viabilização de novos limites de fundings (especialmente para Funcafé e FCO), para o estabelecimento de novas parcerias e convênios e para participação em importantes eventos do Agronegócio”, garante Costa
Reconhecimento e inovação
No final de fevereiro, o Banco BRB foi eleito o melhor banco do Brasil na categoria “Financiamento imobiliário” pelo Banking Awards, premiação internacional concedida pela publicação International Banker, voltada para o segmento de finanças. Pelo quarto ano consecutivo, o BRB também recebeu o prêmio na categoria “Melhor Inovação em Varejo”.
O Banco BRB tem, também desde 2019, se pautado pela inovação nas mais diversas frentes de negócio para promover ações com a utilização da criatividade e tecnologia, o que possibilitou, por exemplo, a criação da plataforma digital Nação BRB FLA, parceria negocial estratégica com o Clube Flamengo, maior time do plaís, e presença, seja física ou digital, em 32 países, 93% do território nacional e todos os Continentes. Atualmente, o BRB tem 7,6 milhões de clientes.
Além disso, com a proposta de acelerar sua transformação digital por meio da inovação aberta, o BRB segue com uma importante parceria de startups. Elas têm trabalhado para aumento da eficiência e uso de novas tecnologias pelo Banco.
As iniciativas também permitem a otimização de projetos estratégicos para o ecossistema de inovação do Distrito Federal, onde o BRB nasceu e mantém firmes as suas raízes.
O BRB possui na capital do Brasil, o BRBLAB, centro de inovação no Parque Tecnológico de Brasília e que conta com um ecossistema de inovação formado por startups e instituições da iniciativa privada e de governo. No ano passado, o BRBLAB se consolidou como referência na promoção da inovação no DF, com a realização de mais de 180 eventos e 5000 participantes.