Daniel Silveira: 'Buscamos causar impacto positivo global, para um mundo mais justo, diverso e inclusivo'
Avon comemora 135 anos, lança plataforma digital sobre a trajetória da marca e fortalece relacionamento com as clientes.
Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil, anuncia uma remodelação digital na companhia (Foto: Divulgação)
A Avon lançou plataforma digital que retrata a jornada da empresa desde a sua fundação, em 1886, até hoje, quando passa por um intenso processo de transformação digital e se consolida como marca disruptiva. O ambiente reúne conteúdos históricos sobre a empresa no mundo e em suas mais de seis décadas no Brasil. A viagem no tempo inclui projetos inovadores, produtos icônicos, campanhas publicitárias marcantes e causas sociais apoiadas. Além disso, traz entrevistas com colaboradores, representantes e personalidades que fazem parte da história da companhia.
“O aniversário de 135 anos da Avon celebra, acima de tudo, o pioneirismo da primeira empresa do mundo voltada para mulheres e sua evolução ao longo das gerações. A data convida a olhar novamente para essa marca que busca gerar impacto positivo no mundo, para que seja um lugar mais justo, diverso e inclusivo”, detalha Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil.
O executivo destaca que a companhia nasceu do objetivo transformador de gerar autonomia e independência financeira para as mulheres em uma época na qual sequer tinham direito ao voto. “Temos um modelo de negócio democrático e flexível que abre portas para o empoderamento e o empreendedorismo feminino.
Este modelo é responsável por levar renda e desen- volvimento profissional para mais de 1 milhão de ‘Representantes da Beleza’, em mais de 5500 municípios brasileiros. As inovações que implantamos recentemente em nosso modelo reduzem a barreira de entrada e ampliam a inclusão de pessoas em nossa rede, sendo, sem dúvida alguma, uma das melhores opções de renda não apenas para os 14 milhões de desempregados, mas também para aqueles que querem aumentar sua renda e ter controle de seu tempo”, analisa.
Relacionamento e transformação digital
A venda direta ganhou força: cresceu 5,5% em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), e segue impactando positivamente a vida de milhões de pessoas, principalmente das mulheres, que representam cerca de 57,8% desse segmento. Em seu novo modelo comercial, lançado neste ano no Brasil, durante o reposicionamento da marca, a companhia prometeu gerar mais oportunidade de renda, que permite a muitas mulheres conquistarem a autonomia. A empresa criou uma oferta de novos benefícios para as suas representantes no Brasil, sendo que alguns se estendem aos seus familiares, como descontos exclusivos em faculdades, escolas de idioma, medicamentos e exames.
“O novo modelo comercial da Avon, que tem como foco a venda por relacionamentos, apresenta três mudanças-chave: maior possibilidade de lucro, mais benefícios para as representantes e seus familiares e mais facilidade para iniciar a jornada empreendedora ao lado da Avon, ampliando oportunidades para mais pessoas”, relata Silveira.
A companhia, que em 1996 foi pioneira na venda direta a firmar presença digital no Brasil, disponibiliza ferramentas digitais que prezam pelo bem-estar e auxiliam as representantes via social selling, como aplicativos para gerenciar seus negó- cios, criar lojas virtuais, revistas digitais e oferece ainda a plataforma Avon Desenvolve, com mais de 600 treinamentos virtuais focados em empreendedorismo, técnicas de vendas, marketing digital e produtos.
“Nesse caminho, posso dizer que os próxi- mos passos da Avon no mundo digital darão ainda mais potência à nossa essência, que busca impulsionar o empreendedorismo e o empoderamento femininos e priorizar a beleza democrática, por meio da diversidade e inclusão”, garante.
Suporte às mulheres
A Avon realmente se destaca pela sua atua- ção em prol da diversidade e inclusão, tanto externamente como internamente. Ainda em 1992, a marca foi considerada um dos 25 melhores lugares para trabalhar no mundo pela revista Black Enterprise. Em 2020, criou o seu Compromisso Antirracista, um plano de ação com metas que visam ampliar a empregabilidade de pessoas negras e sua presença em cargos de liderança, além de criar cada vez mais produtos adequados à diversidade da beleza brasileira e amplificar o protagonismo das mulheres negras nas campanhas e canais de comunicação. Alguns dos principais objetivos da empresa no Brasil incluem a inserção de 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030 e ter 50% de pessoas autodeclaradas negras em todo o seu quadro de colaboradores.
“Quando avaliamos o comportamento, a percepção é que os consumidores buscam cada vez mais por empresas que promovem impacto positivo para a sociedade, e o alinhamento de valores e propósitos é fator fundamental. As companhias são vistas como agentes de transformação social e econômica, marcando um espaço protagonista e ativista diante de temas urgentes. A Avon, como a primeira empresa do mundo voltada às mulheres, tem como parte de sua identidade o ativismo nas tantas causas intrínsecas a elas, como a equidade de gênero e a diversidade. Essa atuação é representada na relação da empresa com a população, seus clientes, seus colaboradores e sua força de vendas”, finaliza Daniel Silveira.
Segurança e saúde feminina
Daniela Grelin, Diretora executiva do Instituto Avon. (Foto: Divulgação)
O Instituto Avon trabalhou ativamente durante o isolamento social para eliminar barreiras geográficas e sociais impostas pela pandemia, buscando soluções que melhorassem a qualidade de vida e acesso a direitos das mulheres com câncer de mama e em situação de violência. “No pilar de detecção precoce do câncer de mama, por exemplo, investimos mais de R$1 milhão em projetos. Para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas desenvolvemos iniciativas tec- nológicas e inovadoras como a assistente virtual Ângela que, sem o uso da voz, direciona as mulheres para uma ampla rede de apoio e acolhimento”, explica Daniela Grelin.
Com o aumento nos índices de feminicídio, o Instituto Avon decidiu criar a assistente virtual Ângela para dar suporte às mulheres em situação de violência doméstica. (Foto: Reprodução)