Vender por meio do entretenimento tem eficiência transgeracional
Entretenimento é um dos principais interesses dos brasileiros de todas as idades é, também, o ponto central da nova narrativa comercial.
Estudo revela as conexões entre as gerações no Tik Tok. (Foto: Unsplash)
As gerações Baby Bommer, X, Y e Z estão no TikTok e o denominador comum entre elas é o entretenimento. Esse é um dos achados de um estudo inédito do TikTok sobre o comportamento transgeracional na plataforma, divulgado durante o For You Summit, evento do TikTok dedicado a marcas e negócios, nesta quinta-feira (9). Realizado pela Box1824, a pesquisa buscou entender a forma como diferentes gerações se relacionam com a plataforma.
Segundo o estudo, o entretenimento como um dos principais interesses dos brasileiros de todas as idades é, também, o ponto central da nova narrativa comercial: vender por meio do entretenimento não funciona apenas com a geração Z, a eficiência é transgeracional.
“Especialmente para o Brasil, o entretenimento é o fôlego do nosso dia a dia. E, neste cenário, o TikTok vem despontando como o fôlego do entretenimento, pela forma como todas as gerações se relacionam com a plataforma. É por isso que estamos impactando todas as gerações e de uma forma diferente das outras plataformas e, consequentemente, criando oportunidades diferenciadas para as marcas”, afirma Daniela Okuma, Diretora Geral de Negócios do TikTok no Brasil.
O estudo também revelou que humor (51%), finanças (48%), entretenimento (47%) e relacionamento (44%) são assuntos que interessam a todas as gerações. Mas a conexão entre gerações vai além dos temas que mais consomem na plataforma e se integram em oito principais pontos:
• Medo de perder a autonomia: para as gerações mais velhas o medo está relacionado à saúde, já para as mais novas o medo está relacionado a dificuldades econômicas;
• Centralidade e importância do humor;
• Respeito, honestidade, família e amor são os principais valores para todas as gerações;
• Todos sentem que estão vivendo um momento incomparável com as demais gerações;
• Saúde mental é importante para todos;
• O entretenimento é um dos principais interesses;
• Tecnologia funciona como um atalho para a vida e é a favor do bem-estar social;
• Ser uma grande marca tem muito valor.
As diferentes gerações enxergam na plataforma um lugar saudável e seguro de conteúdos úteis e aprendizado. A pesquisa demonstra que aprender coisas novas (21%) ou procurar resenhas de produtos (20%) estão entre os conteúdos favoritos da geração Y. Assuntos relacionados a “relaxar” são consumidos por 40% da geração Z, 39% da geração X e 31% da Baby Boomer. Para 25% da geração X, o TikTok é o lugar onde se informam. E, quando o assunto é diversão, 49% da geração Z e 43% da geração Baby Boomer afirmam consumir esses conteúdos na plataforma.
Lançamento do TikTok Creative Challenge
Ainda durante o For You Summit, a plataforma aproveitou a casa cheia – cerca de 1.200 pessoas presentes – para anunciar uma nova solução para apoiar as marcas na otimização dos resultados de campanhas de branding ou performance.
O TikTok Creative Challenge (TTCC), que estará disponível para todos os clientes nas próximas semanas, é uma plataforma onde as marcas publicam um briefing com instruções para as peças criativas e um grupo de criadores pré-selecionados produz os anúncios. A partir dos vídeos produzidos, a marca poderá selecionar e sincronizar em sua conta de anúncios entre 10 e 15 vídeos por semana para serem utilizados em campanhas. É importante reforçar que a produção deste conteúdo é 100% subsidiada pelo TikTok, com a condição de um investimento mínimo de impulsionamento nos vídeos selecionados para o desafio.