Ricardo Sabatine, da Heineken: 'Estamos nos preparando para um aumento substancial nas vendas no final de ano e no verão'
O final de ano e o verão - temporada mais aguardada pelo varejo - devem impulsionar o crescimento substancial nas vendas do Grupo Heineken devido à onda de calor prevista.
Ricardo Sabatine, diretor de trade off do Grupo Heineken. (Foto: Divulgação)
O final de ano e o verão - temporada mais aguardada pelo varejo - devem impulsionar o crescimento substancial nas vendas do Grupo Heineken devido à onda de calor prevista. Marcas como Heineken, Amstel e Devassa, recordes de vendas durante o ano todo, permanecerão em destaque ao longo do período, e a projeção é de que Amstel Ultra – cervejaCl puro malte low carb, sem glúten e baixa calorias –, Heineken® 0.0, que vem crescendo em duplo dígito a cada ano, e a cerveja mexicana Sol, também passem a integrar o ranking.
Segundo Ricardo Sabatine, diretor de trade off do Grupo Heineken, também pode-se esperar o aumento de vendas da categoria de não alcoólicos no período. “Temos notado grande representatividade nas vendas de marcas como FYS, refrigerante que apresenta fórmula com 50% menos açúcar comparado a média de mercado, e o recém-lançado Clash’d, primeiro refrigerante brewed do mercado brasileiro, feito apenas com ingredientes naturais. Acompanhando os hábitos de consumo do mercado, esperamos que a adesão aumente ainda mais nos últimos meses do ano”.
Para oferecer ainda mais opções ao consumidor, o Grupo Heineken terá lançamentos importantes, como o drink pronto Amstel VIBES, nova bebida em lata da companhia que possui 7,9% de álcool e aroma natural de frutas; o produto será lançado em novembro, inicialmente, na região Sudeste do Brasil, nos sabores morango com melancia e limão.
Na categoria craft, terá a Baden Baden de 473 ml – o famoso latão – e Eisenbahn Pilsen, para compor o portfólio da região Sul do país. "Investimos muito em ter um portfólio diversificado, que atenda as necessidades de diferentes perfis de públicos. Em uma temporada tão relevante quanto essa, buscamos garantir a disponibilidade dos produtos já existentes, mas também queremos inserir novidades que agradem cada vez mais pessoas na ocasião de consumo.", diz Sabatine.
Para garantir o sucesso de vendas na temporada e a satisfação do consumidor, a companhia vem se preparando antecipadamente para que os estoques estejam cada vez mais bem ajustados à demanda. “Nossos times estão bem preparados para oferecer um alto padrão de organização, planejamento e execução para evitar rupturas na gôndola. Para isso, também trabalhamos ativamente com nosso time de promotores, que estão muito bem treinados e preparados para a alta temporada. Uma gôndola bem executada é de extrema importância, não só para o varejo, mas também para oferecer uma boa experiência aos clientes independente da época do ano.”, enfatiza Sabatine.
Por conta do aumento esperado de vendas, o cuidado com o estoque é redobrado. “Temos feito um trabalho de quatro mãos com o varejo, antecipando a construção dos estoques. O final de ano é um período de aumento de consumo geral e as marcas acabam disputando espaço nos estoques do cliente. Temos antecipado estrategicamente a estocagem junto aos varejistas para evitar qualquer gargalo logístico e falha na distribuição. Também temos reforçado nossos processos internos e colocado em prática tudo o que aprendemos com as temporadas anteriores para garantir a satisfação do varejista, do shopper e do consumidor final.”, conclui Sabatine.