Pesquisa revela que engajamento de empresas brasileiras é superior a média global
Resultados da Pesquisa Norms Insights 2023 destacam altos níveis de engajamento no Brasil, com taxa de 83%, uma diferença de 6% em relação à média global.
Incentivo à comunicação bidirecional por parte dos seus líderes é destaque na pesquisa. (Foto: Unsplash)
De acordo com os resultados da Pesquisa Norms Insights 2023, da Mercer, no cenário empresarial atual, as empresas brasileiras se destacam com um notável índice de engajamento, marcando 83% na Escala de Engajamento 2023, uma diferença positiva de 6% em relação à média global. O levantamento contou com a participação de 112 empresas no Brasil.
A pesquisa da Mercer destaca práticas eficazes que as organizações estão adotando no Brasil, como o incentivo à comunicação bidirecional por parte dos seus líderes, na qual 74% dos funcionários relatam receber feedback regular e informal de seus gerentes, uma diferença positiva de 5% em relação à América Latina. A liderança sênior também é reconhecida por apoiar e promover iniciativas de diversidade publicamente, atingindo 85% de concordância, o que supera em 8% a média da região. Esses resultados indicam que as organizações brasileiras estão cultivando um ambiente de trabalho valorizando a comunicação, o feedback e a inclusão.
O estudo ainda aponta desafios que o ambiente de trabalho brasileiro enfrenta. A agilidade nas tomadas de decisões é uma área de preocupação, com 58% dos funcionários sentindo que as decisões são tomadas em tempo hábil, uma diferença negativa de 7% em relação à América Latina. Além disso, a eficiência operacional também é uma questão, com 55% concordando que há desperdício de tempo e esforço no ambiente de trabalho, uma diferença negativa de 7%.
Os dados também apontam para carências em recursos técnicos e de suporte de TI, com 69% dos funcionários sentindo que não dispõem do necessário para seu trabalho (-6% em relação à região). O ambiente físico de trabalho também precisa de atenção, com 70% de satisfação, o que representa uma diferença negativa de 5% em relação à média da América Latina. Esses números reforçam a importância de as organizações olharem para as experiências que estão oferecendo aos seus colaboradores para promover agilidade, eficiência e satisfação dos funcionários, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo no Brasil.
"Estamos entusiasmados em ver que as empresas brasileiras estão liderando o caminho no que diz respeito ao engajamento no ambiente de trabalho. Os resultados destacam a importância da comunicação eficaz e do apoio à diversidade na promoção de um ambiente saudável e produtivo. No entanto, os desafios apontados também reforçam a necessidade contínua de agilidade, eficiência e investimento no bem-estar dos funcionários para garantir um futuro promissor para nossas organizações”, afirma Daniela Segre, Líder de Engagement & Employee Experience Latam da Mercer.