Pequenos e médios lojistas online faturam cerca de R$301 milhões nas vésperas da Black Friday
Faturamento aumentou 26% em outubro em relação ao mesmo mês de 2022.
Faturamento aumentou 26% em outubro em relação ao mesmo mês de 2022. (Foto: Unsplash)
Nas vésperas da Black Friday, os pequenos e médios empreendedores do varejo online já observam um aumento nas vendas: o faturamento no mês de outubro chegou a cerca de R$ 301 milhões, representando um crescimento de 26% em comparação ao mesmo período do ano passado (R$ 238 milhões).
Foram vendidos cerca de 5 milhões de produtos e o ticket médio chegou a R$246. Os dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
De acordo com Luiz Figueira, Diretor Geral de Plataforma na Nuvemshop, as PMEs do e-commerce criaram uma boa estratégia para se destacar em relação aos grandes varejistas: a antecipação.
“Os resultados das vendas de outubro mostram a relevância de maior preparação sobre as campanhas promocionais a fim de garantir o bom faturamento na data. Muitos lojistas adiantaram suas promoções e, inclusive, 22% destacam que programaram promoções para o mês todo de novembro, não apenas na semana ou no dia, segundo a pesquisa ‘Aquecimento Black Friday 2023’, realizada pela Nuvemshop”, afirma o especialista.
Cartão de crédito (48,5%) e Pix seguem (40%) seguem como meios de pagamentos preferidos pelos consumidores online.
Entre os segmentos de maior destaque, Moda liderou as vendas no mês, alcançando faturamento de R$ 109 milhões; seguido por Saúde & Beleza (mais de R$ 25 milhões) e Acessórios (R$ 19,5 milhões).
Na análise foram consideradas as vendas realizadas no mês de outubro de 2022 e 2023 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.