Maior parte dos consumidores ainda está indeciso sobre próximas compras, mostra pesquisa do Google
De acordo com a pesquisa, 66% das compras de bens duráveis devem ser feitas neste ano ou no próximo.
Brasileiros buscam produtos que não tinham anteriormente. (Foto: Unsplash)
Uma nova pesquisa do Google mostra que 1 em cada 5 compras de bens duráveis que serão feitas nesse ano ou no próximo são novas, ou seja, produtos que os consumidores vão comprar pela primeira vez. E em 40% delas, a marca, modelo do produto ou local de compra ainda não foi definido. Analisando a intenção de compra do consumidor, o que leva os brasileiros a adquirirem algo que não tinham anteriormente é, principalmente, facilitar a vida (33%) e a necessidade (28%) de tal produto.
De acordo com a pesquisa, 66% das compras de bens duráveis devem ser feitas neste ano ou no próximo. e 80% delas serão recompras, ou seja, a compra de um produto que o consumidor já tem em casa. O maior motivador de recompra de um mesmo produto é a necessidade de troca, seja a substituição (19%) ou um upgrade (16%).
O estudo aponta ainda que, para bens duráveis, a janela de compra é diferente do período de vida do produto. Apenas uma em cada cinco pessoas (18%) vai substituir seu eletrônico, eletrodoméstico ou móvel exatamente no momento em que a vida útil dele estiver prestes a terminar; 36% dos entrevistados afirmam que vão comprar um novo item antes desse período chegar, e 26% pretende recomprar o produto apenas passado o tempo de vida útil do mesmo.
A pesquisa também mostrou que os consumidores que estão “adiantados” respondem a estímulos de promoção e preço. Aqueles que estão “atrasados” precisam de mais informações para chegar ao produto certo, ou seja, vão responder de forma diferente aos estímulos para que a compra saia do papel.
“Os consumidores que estão desbravando uma nova categoria precisam de muitas informações e estão pesquisando muito”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil. “As varejistas têm a oportunidade de assumir o protagonismo na jornada de compra e, com a ajuda de dados e a inteligência artificial, entender melhor o que esses compradores de primeira viagem precisam e para levar essa informação até eles.”