Líderes empresariais debatem a transformação digital no varejo e marketing
Executivos falaram sobre os impactos do metaverso e dos novos recursos de plataformas e redes sociais durante a 10ª edição do Fórum LIDE do Varejo e Marketing.
Gabriela Comazzetto, head de Global Business Solutions do TikTok no Brasil. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
A evolução tecnológica tem impactado diretamente os hábitos e a forma de consumo da população. Essa transformação foi debatida por líderes do setor varejista e do marketing durante o 10º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, na manhã deste sábado (19/03), no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP). O tema central dessa edição é “O consumo e varejo impactados pela transformação digital transversal”, com foco nas novas ferramentas para o mercado, como o metaverso, e os novos recursos de plataformas e redes sociais.
Durante a pandemia, os consumidores precisaram recorrer aos canais digitais para fazer compras e contratar serviços, o que levou diversas empresas a investirem nesse mercado. “Nascemos analógicos e nos tornamos digitais. Nos últimos anos o Magalu triplicou o tamanho online. Nosso marketplace faturou R$ 13 bilhões no ano passado, são 25 milhões de pedidos online por ano”, comentou Fabricio Garcia, vice-presidente de Operações do Magalu, no painel “O mercado do Omniconsumidor 5.1; Admirável mundo novo".
Fabricio Garcia, vice-presidente de Operações do Magalu. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
As preferências dos consumidores ganharam ainda mais destaque e transformaram diversas redes sociais em plataformas de consumo, além de entretenimento. “Temos mais de um bilhão de usuários na plataforma e com um tempo de consumo diário crescente: a média hoje, no Brasil, é de uma hora. A hashtag #tiktokmademebuyit (#tiktokmefezcomprarisso) mostra esse poder de influência de compra. As pessoas consomem onde e quando elas se sentem felizes, e o TikTok é um lugar em que as pessoas entram para se sentir leves, entretidas”, destacou Gabriela Comazzetto, head de Global Business Solutions do TikTok no Brasil.
Na sequência, no painel "O consumo e varejo emergentes pós-pandemia: ESG e DEI como parte da adequação”, os palestrantes falaram sobre as transformações culturais nos hábitos de consumo. “Além da área de tecnologia, revisamos os nossos valores durante a pandemia. Estamos na segunda geração da Riachuelo, ainda temos muito da cultura inicial, mas revisamos o que precisou se modernizar. Em 2020, tudo mudou, e fomos uma das empresas que mais vendeu pijamas e pantufas. Neste momento de retomada, o foco é o sonho das pessoas, já que muitas perderam a capacidade de sonhar”, explicou Elio França e Silva, diretor-executivo da Riachuelo.
Elio França e Silva, diretor-executivo da Riachuelo. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Também participaram dos painéis: Sergio Valente, CMO Global da JBS; Rodrigo Biasini Sanchez, diretor-executivo comercial da Clearsale; Antônio Carlos Pipponzi, presidente do Conselho Administrativo da RD; Elio França e Silva, diretor-executivo da Riachuelo; Rodrigo Pipponzi, co-fundador da editora MOL e Ramiro Queiroz Júnior, sócio-diretor do Grupo Ramiro Campelo.
Abertura
Na abertura do evento, o tema foi o metaverso, um conceito que tem chamado cada vez mais a atenção do público e do mercado. “A ideia do metaverso é poder escolher sua roupa, sua personalidade, criando um universo lúdico por meio de seu avatar em ambiente 3D. A tecnologia e a conectividade estão evoluindo. Nosso próximo passo é levar nossa tecnologia para empresas e escolas. Nossa ideia não é substituir o presencial, mas conviver com a plataforma. Queremos entender com o varejo e a indústria como nos posicionarmos com o metaverso”, comentou Fernando Godoy, CEO da Flex Interativa.
Metaverso, um conceito que tem chamado cada vez mais a atenção do público e do mercado. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
O evento é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, com curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa EcoSystem e presidente do LIDE Comércio, e Marcos Quintela, CEO e sócio da VMLY&R Group no Brasil e presidente do LIDE Comunicação.
A abertura dos painéis contou com a participação Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo; João Doria Neto, diretor-executivo do Grupo Doria; Marcos Quintela, CEO e sócio do VMLY&R Group no Brasil e presidente do LIDE Comunicação; Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria e membro do Comitê LIDE, Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE e Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral da Gouvêa EcoSystem e presidente do LIDE Comércio.
Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
O 10º Fórum LIDE de Varejo e Marketing tem patrocínio da Verzani & Sandrini, colaboração de Acordo Certo, Carrefour, Dito CRM, Kallas Mídia OOH, Neogrid, Pagseguro, Siqual, Telhanorte; participação especial de ClearSale, Eletromídia, Insider, Levee; Apoio de Linx, Magazine Luiza, Vtex; e participação especial de ClearSale, Eletromídia, Insider e Levee. Ambev, Flex Interativa, Cachaça Unna, CDI, Caruso, Compactor, Italac, Grupo Antilhas, Mais Pura, Nanica, 3 Corações são os fornecedores oficiais. Entre os mídia partners, estão Atmo Digital, Band Litoral/TV Thati, Estadão, Grupo Tribuna, Jovem Pan Santos, Propmark, Record TV Litoral e Vale, SBT VTV, Sistema Costa Norte, TV Cultura Litoral, UOL.
Sobre o LIDE
Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.