LIDE Talks: executivos falam sobre a experiência do consumidor no mundo “figital”
Transformação na jornada de compra dos consumidores também foi impactada pela chegada do 5G.
Executivos falam sobre a experiência do consumidor no mundo “figital”. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Tornar uma simples compra em uma experiência inesquecível por meio da integração dos canais on e offline é ser “figital”. O conceito vai muito além da fusão das palavras “físico” e “digital” e tem relação com os consumidores omnichannel, que buscam criar um relacionamento com as marcas por meio de diversos canais.
Esse foi um dos temas abordados no LIDE Talks, encontros intimistas, interativos e dinâmicos promovidos durante a 10ª edição do Fórum LIDE do Varejo e Marketing. Executivos do setor varejista e do marketing estão reunidos no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP), para falar sobre o consumo e varejo impactados pela transformação digital transversal.
“O lado emocional do negócio se mede por pesquisa de satisfação, o chamado customer experience. Aqui no Brasil, como consumidores, somos pouco impactados por conteúdos que gerem vínculo emocional. O novo consumidor quer ter conexão com a marca, acesso ao produto, e participar da comunidade de consumidores. Um exemplo disso é o case da Starbucks, que entendeu que seu público frequentava as lojas para trabalhar e conhecer pessoas. A marca criou eventos para isso, criando um ambiente, que hoje, pode ser possível até em metaverso", explicou Pedro Ivo, professor FDC e sócio-Diretor da Dito.
Léo Balbi, chief Business Officer da VMLY&R. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Para Gilsinei Hansen, vice-presidente de Operações da Linx - divisão de Software da Stone, é fundamental saber lidar com as adversidades, priorizando as necessidades dos clientes. "Num mundo em que há cada vez mais operações omnichannel, percebemos que há problemas em pontos importantes, como nas informações de estoques. Isso complica a jornada com relação ao passado, em que apenas se vendia o que estava na loja física. É preciso saber lidar com os processos infelizes, como falta de estoque na loja. Para cada uma das situações, nós criamos alternativas através dos dados, informação."
Outro terma abordado no LIDE Talks foi o Joint Business Plan (JBP), uma prática que propõe uma parceria entre indústria e varejo para busca resultados que sejam benéficos para todos, inclusive os consumidores. “Indústria e varejo têm de colaborar onde for possível haver geração de valor mútuo”, destacou Sérgio Leme, Chief Supply Chain Officer da Via - Via Varejo.
Gilsinei Hansen, vice-presidente de Operações da Linx e Pedro Ivo. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Já Léo Balbi, chief Business Officer da VMLY&R, falou sobre como o 5G vai revolucionar o customer experience no varejo e consumo. "A chegada do 5G é a mudança do meio para beneficiar o ser humano. Antes, tudo era sobre transformar o celular em um dispositivo mais poderoso. Agora, o celular vai passar a ser cada vez menos necessário, porque todo o nosso ambiente estará conectado. Essa nova tecnologia poderá ser 20 vezes mais rápido do que o 4G."
O evento é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, com curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa EcoSystem e presidente do LIDE Comércio, e Marcos Quintela, CEO e Sócio da VMLY&R Group no Brasil e presidente do LIDE Comunicação.
O 10º Fórum LIDE de Varejo e Marketing tem patrocínio da Verzani & Sandrini, colaboração de Acordo Certo, Carrefour, Dito CRM, Kallas Mídia OOH, Neogrid, Pagseguro, Siqual, Telhanorte; participação especial de ClearSale, Eletromídia, Insider, Levee; Apoio de Linx, Magazine Luiza, Vtex; e participação especial de ClearSale, Eletromídia, Insider e Levee. Ambev, Flex Interativa, Cachaça Unna, CDI, Caruso, Compactor, Italac, Grupo Antilhas, Mais Pura, Nanica, 3 Corações são os fornecedores oficiais. Entre os mídia partners, estão Atmo Digital, Band Litoral/TV Thati, Estadão, Grupo Tribuna, Jovem Pan Santos, Propmark, Record TV Litoral e Vale, SBT VTV, Sistema Costa Norte, TV Cultura Litoral, UOL.
Pedro Ivo, professor FDC e sócio-Diretor da Dito. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Sobre o LIDE
Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.
Sérgio Leme, Chief Supply Chain Officer da Via - Via Varejo. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)