Lacta tem crescimento de 90% nas vendas online de ovos de Páscoa
A loja Lacta, que funciona apenas na Páscoa, vendeu 2,5 vezes mais que no ano passado.
Loja Lacta, que funciona apenas na Páscoa, vendeu 2,5 vezes mais que no ano passado. (Foto: Divulgação)
Pioneira em ovos de chocolate e líder em vendas, a Lacta inseriu o e-commerce de vez na Páscoa, com uma estratégia robusta que envolveu a loja da marca (D2C) e canais parceiros, como marketplaces e apps de entrega. As vendas por canais digitais tiveram crescimento de 90% sobre a Páscoa de 2022. A loja Lacta, que funciona apenas na Páscoa, vendeu 2,5 vezes mais que no ano passado.
A estratégia alcançou mercados do país inteiro, aumentando as possibilidades de compra de chocolate. “Ampliamos os pontos de contato do consumidor com a Lacta em momentos distintos da sua jornada de compra. Estendemos essas novas possibilidades para todos, desde os que preferem antecipar a compra em semanas até os que deixam para comprar no último minuto”, relata Lívia Seabra, diretora de E-Commerce da Mondelēz Brasil.
Em 2023, a marca investiu quatro vezes mais no digital em frentes como a logística, que neste ano levou ovos de chocolate para todas as capitais em até 48 horas e em até cinco dias úteis nas demais cidades. Em 2022, essa entrega especial, com embalagem e placa resfriada para garantir a integridade dos ovos, funcionou apenas nas capitais de SP, RJ, PR e MG.
Também criou neste ano um canal B2B em seu site, específico para atender empresas que compram chocolates para presentear funcionários e clientes, nas chamadas vendas corporativas.
Além disso, a Lacta inaugurou página oficial no Mercado Livre, para onde levou a entrega especial, e esteve presente em parceiros como Magalu, Amazon, iFood, Rappi, Pão de Açúcar, Americanas e Carrefour, entre outros. Ao e-commerce do SuperMuffato, uma das maiores varejistas do país, a marca levou sua loja 3D com tecnologia do metaverso, possibilitando ao consumidor escolher os produtos de maneira mais imersiva. “Os primeiros reports dos parceiros online colocam a Lacta como líder em share”, diz Lívia.
A campanha de marketing da marca também centrou esforços no digital, escalando influenciadores de peso nas plataformas para levar o público ao e-commerce. “Em 2019, tínhamos zero em vendas online. Começamos em 2020, com as medidas restritivas de combate à Covid-19, mas a experiência da pandemia ficou para trás. Agora, o e-commerce de Páscoa tem operação específica para os produtos sazonais e entrou definitivamente na vida do brasileiro, que é um dos consumidores que mais celebram a data no mundo”, comenta Fabiola Menezes, diretora de Marketing de Chocolates na Mondelēz Brasil.
A marca está em 700 mil pontos de venda físicos e online no país. A estratégia digital de Páscoa integra as duas frentes, oferecendo possibilidades omnichannel ao consumidor, que cada vez mais utiliza os dois ambientes. “Nosso D2C é como uma startup em que testamos novos modelos junto ao público para compartilhá-los com nossos parceiros”, cita Fabiola