Jonas Laurindvicius, da DPSP: 'Construção de ecossistema de relacionamento multidirecional requer confiabilidade ao cliente'

Presidente da Drogaria São Paulo participou do clico de debates com empresários e lideranças sobre o desenvolvimento do setor. O evento ocorreu em São Paulo, e também reconheceu os principais destaques do segmento.

WhatsApp Image 2023-03-23 at 16.32.28Presidente da Drogaria São Paulo, Jonas Laurindvicius. (Foto: Fredy Uehara/LIDE)

Assertividade, qualidade, confiabilidade e humanização. Para as lideranças empresariais que participaram do 11º Fórum LIDE do Varejo, é indispensável que o setor desenvolva ações voltadas para garantir credibilidade ao cliente diante de desafios que vão além do mercado: o poder do consumo. O evento ocorreu em São Paulo, e também reconheceu os principais destaques do segmento.

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O presidente da Drogaria São Paulo, Jonas Laurindvicius, disse que a construção de um ecossistema de comunicação e de relacionamento multidirecional requer credibilidade. “Digitalmente, todos os varejistas tiveram de se adequar nos últimos anos. Mas prevaleceu aquele que garantiu confiabilidade do serviço, seja remoto ou presencial. Garantir ao cliente que ele encontrará o que procura é fundamental”.

“Nós não somos uma empresa de R$ 13 bilhões, somos uma empresa de 1.400 lojas. Cada loja fazendo R$ 10 milhões. Houve uma transformação ligada a pessoas de uma maneira geral. O processo desenhado pelo digital vai ter alguém apertando o botão, a pessoa, independentemente do lado do balcão, é fundamental”, disse Laurindvicius.

O CMO da Telhanorte-Tumelero, Pablo Satyro, afirmou que processos pilotos de inovação são benéficos para o segmento varejista, pois oferecem novas experiências aos clientes. “Temos de entender que o objetivo, ao colocar o consumidor no centro, é de que vamos oferecer a melhor solução. Exemplo prático é oferecer praticidade nas lojas: ele não precisa pagar no caixa, ele paga no tablet com o vendedor”.

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Lideranças participam do Fórum LIDE do Varejo. (Foto: Fredy Uehara/LIDE)

Para o diretor-executivo Comercial e de Novos Negócios da Inovebanco, José Luíz Méa, o empoderamento é um incentivo para profissionais e clientes. “Para tangenciar esse sentimento não é tão fácil, por isso é importante que todos estejam envolvidos num processo de transformação, que envolve até mesmo o mindset das companhias, assim como a disposição do cliente em estar abertos a novas possibilidades”.

Experiência do consumidor

O CEO da RiHappy, Ronaldo Pereira, acredita que os resultados do varejo multicanal são decorrência das ações qualitativas. “A construção de ecossistema do varejo deve trabalhar com prioridades. Nosso time tem trabalhado para ser mais qualitativo e ter mais profundidade nos resultados. As tendências são importantes, mas precisamos priorizar na eficiência”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-03-23 at 14.59.18Presidente da Vtex, Rafael Forte. (Foto: Fredy Uehara/LIDE)

O presidente da Vtex, Rafael Forte, disse que o comportamento do usuário deve estabelecer a jornada. “A gente não está apto, por exemplo, a explorar um metaverso por aqui, pois o próprio varejo tem outras prioridades. Não há, ainda, liquidez para gerar venda. Temos desafios mundanos: gerar receita, garantir estoque seguro e reduzir custo de operação, por exemplo”.

João Amadio, diretor da Infracommerce, o setor produtivo, principalmente o varejista, deve ponderar a chegada de tendências. “Temos de pensar, sempre, em experiência versus relevância. O importante é trabalhar com aquilo que traga importância ao consumidor, pois aí sim vamos gerar resultados. Não adianta apostarmos em algo incipiente para alguns mercados ou tentar sair na frente e depois fracassar”.

Gowth director da Insider, Rubens Leite disse que as empresas devem apostar na inteligência artificial para conquistar assertividade e reduzir custos. “Como eu consigo automatizar processos dentro da minha empresa para trazer resultados efetivos em todos os canais? Antes, o crescimento estava simplesmente na questão financeira, mas hoje esse índice envolve outros contextos práticos”.

Legado

Para Marcos Gouvêa de Souza, presidente do LIDE Comércio e curador do Fórum LIDE do Varejo, não há muitas dúvidas que o cenário está dos mais complexos e desafiadores para os setores de comércio e varejo. Na carta legado do evento, ele destaca os próximos passos do setor, a partir do resultado dos debates, e cita soluções práticas para enfrentar os desafios do mercado.

“A adversidade que caracteriza o sistema tributário do país e mais a complexidade logística e a volatilidade da economia e da política brasileira ajudaram a forjar a competitividade dos setores do comércio e do varejo. E esses setores deveriam dar exemplo neste momento integrando e reunindo as diversas cadeias de valor, os diferentes segmentos, canais, formatos e negócios, através de suas entidades nacionais e regionais, para se unir num projeto Brasil com uma pauta mínima única em defesa do setor empresarial, do país e dos brasileiros de forma mais justa, ampla e democrática”.

> Leia a carta do Fórum LIDE de Varejo 2023: Um momento complexo e desafiador

Premiação

Em todos os anos, o Fórum LIDE do Varejo reconhece as melhores iniciativas do setor e os profissionais que se destacaram. Confira os vencedores da 11ª edição:

  • Personalidade do Ano: José Isaac Peres, fundador e presidente do Conselho da Multiplan
  • Atuação Figital: RENNER | Fabio Adegas Faccio, CEO da Renner
  • Inovação em formato de loja: PETLOVE | Marcio Waldman, fundador da Petlove
  • Serviços e Soluções Integrados no Varejo: TikTok | Kim Farrel, general-manager Latin America do TikTok
  • Nível de Serviço ao Cliente: Magazine Luiza | Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza
  • Inovação em Comunicação Promocional: Shopping Cidade Jardim | Robert Bruce Harley, CEO da JHSF Malls
  • Atuação em Marca Própria: GPA | Paulo Pompilio, diretor de Relações Corporativas do GPA
  • DTC - Direto ao Consumidor (Indústria Operando no Varejo): SWIFT |Marcos Carvalho, diretor de Marketing da Swift

WhatsApp Image 2023-03-23 at 12.08.21Nível de Serviço ao Cliente: Magazine Luiza | Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza. (Foto: Fredy Uehara/LIDE)