IBEVAR – FIA Business School revela as maiores e mais admiradas do varejo nacional

Estudo também indica as empresas que mais crescem, as mais eficientes (lojas e funcionários) e a varejista com maior retorno sobre o capital investido

nathalia-rosa-rWMIbqmOxrY-unsplash

Estudo também indica as empresas que mais crescem, as mais eficientes (lojas e funcionários) e a varejista com maior retorno sobre o capital investido (Foto: Unsplash)

O ranking IBEVAR – FIA Business School 2023 analisa 120 empresas do varejo nacional, que representam quase 30% do consumo de bens no país, desconsiderando veículos. De acordo com o levantamento, que teve como base o balanço divulgado pelas empresas, além de publicações especializadas sobre o segmento, as três maiores varejistas do Brasil são Carrefour, R$108 bi, Assaí, quase R$60 bi, e Magazine Luíza, com mais de R$45 bi.

O estudo também indica as empresas que mais cresceram no período de 2021 a 2022 nos diversos setores, levando em consideração balanços e relatórios publicados pelas varejistas. Entre os destaques estão, Giassi & Cia no segmento de Supermercados, com crescimento de 62%, Lojas CEM em Eletroeletrônicos e Móveis, com aumento de 14%, Grupo Inditex na frente de Moda e Esporte, com mais de 200% de alta nos negócios, O Boticário, que registrou 30% de crescimento, representando Drogarias e Perfumarias e a Cacau Show em Franquias registrando aumento de 93%.

Com uma análise profunda e completa do varejo nacional, o ranking IBEVAR – FIA Business School também considera as dimensões de eficiência conjunta (lojas e funcionários), as mais admiradas por consumidores e colaboradores e aquela com maior retorno sobre o capital investido, esse último restrito apenas às empresas de capital aberto.

A avaliação da categoria eficiência conjunta (lojas e funcionários) foi realizada com aplicação do método de programação matemática, partindo de informações sobre o faturamento e o total de lojas e colaboradores. Em cada segmento foi apontado um grupo de referência de empresas eficientes, a partir do qual foi verificada a eficiência operacional das outras empresas. No setor de supermercados, a empresa que está na última posição é 77% menos eficiente que aquelas mais eficientes.

Para chegar ao ranking das mais admiradas por consumidores e colaboradores, foi utilizada tecnologia de IA (Inteligência Artificial) e NLP (Natural Language Processing) para analisar milhões de manifestações espontâneas, em textos e vídeos, nas redes sociais. Neste caso, são levados em consideração 31 subsegmentos do varejo, com a revelação das mais admiradas em cada um deles. Os destaques ficam para as empresas mais admiradas pelos dois públicos, consumidores e colaboradores: Centauro (Moda e Esporte), Kipling (Bolsas e Malas), Oxxo (Conveniência), Havan (Departamentos), Magazine Luiza (Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis), Leroy Merlin (Material de Construção) e Pets (Petlove).
Na avaliação do retorno sobre o capital investido, a empresa com o melhor índice é a Track & Field, que chegou a 19,6% de retorno.

“O Ranking IBEVAR - FIA vai além das métricas óbvias. Aportamos recursos analíticos sofisticados para identificação e análise das posições. Com isso, são evidenciadas surpresas, como por exemplo, pequenas empresas varejistas muito bem avaliadas pelo público consumidor” afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.