Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado em shopping centers
Uso do recurso é maior entre 30 a 44 anos (77%) e 45 a 59 anos (78%).
No âmbito geral, ele é o preferido por 74% dos visitantes. (Foto: Unsplash)
A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Abrasce, destacou importantes aspectos econômicos relacionados aos clientes. O estudo foi realizado entre os meses de fevereiro e março deste ano, por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings. Foram entrevistados frequentadores com mais de 17 anos de idade de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, abrangendo mais de 240 cidades que abrigam pelo menos um shopping.
Um dos destaques mostra a importância do cartão de crédito entre os meios de pagamento mais utilizados em shoppings de todo o país. No âmbito geral, ele é o preferido por 74% dos visitantes, seguido por cartão de débito (63%), PIX (52%) e dinheiro (45%).
O instrumento é o mais usado por consumidores nas faixas entre 30 a 44 anos (77%) e de 45 a 59 anos (78%). Já entre as cidades que mais utilizam cartão de crédito, estão Salvador (82%), Fortaleza (81%) e Belo Horizonte (80%).
Entre os segmentos de renda, o uso do crédito é acima de 80% entre as famílias com mais de 6 salários mínimos: 6,1 a 10 SM: 81%; 10,1 a 15 SM: 86%; e mais de 15 SM: 82%.
PIX – A pesquisa também aponta alto crescimento da utilização do PIX nas transações comerciais em shoppings. Entre as faixas etárias, o uso é maior entre 17 a 19 anos e 20 a 29 anos, ambos com 59%. Manaus (66%), Fortaleza (63%), Belém + Ananindeua (59%), e Goiânia + Aparecida de Goiânia (59%) foram os municípios que mais declararam preferência por esse meio de pagamento nos empreendimentos.
Em relação ao pagamento em dinheiro, o uso é maior entre os frequentadores de 17 a 19 anos (52%). O levantamento da Abrasce também mostrou os serviços relacionados às finanças mais utilizados em shoppings: caixas eletrônicos (79%), agências bancárias (57%) e lotérica (57%). Além disso, casas de câmbio são utilizadas por 15% dos consumidores.
Entre os municípios que mais utilizam caixas eletrônicos, estão Manaus (91%), Salvador (91%) e Belo Horizonte (86%). Das cidades que mais utilizam agências bancárias, temos Salvador (82%), Manaus (80%) e Belo Horizonte (75%).
Já entre aqueles que mais utilizaram lotéricas, destacam-se Salvador (72%), Manaus (71%) e Goiânia + Aparecida de Goiânia (57%). E entre os que mais utilizam casas de câmbio, temos Belo Horizonte (25%), São Paulo (24%), Rio de Janeiro (20%) e Curitiba (20%).
“O cartão de crédito é um dos mais importantes meios de pagamento para o setor e representa por boa parte do faturamento dos shoppings", destaca Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Dados nacionais - Em relação ao âmbito geral da pesquisa, o estudo indicou que 53% pertencem ao gênero feminino e 47% ao masculino. Sobre escolaridade, 56% responderam que cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% o fundamental. As faixas etárias predominantes são: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Em termos de renda, 34% dos respondentes disseram receber até 3 salários mínimos mensais (SM), 33% afirmaram receber entre 3,1 a 6 salários mínimo, 19% de 6,1 a 10 salários mínimos, 7% de 10,1 a 15 salários mínimos e 7% acima de 15 salários mínimos.
Em termos de Hábitos e Comportamentos, o levantamento pontua que 24% consideram a localização como o fator mais importante na escolha do shopping e 22% optam pelo empreendimento a partir do mix de lojas. 46% dos consumidores preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro e 36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia. 65% dos frequentadores vão ao shopping com veículo próprio e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.
Em relação a Comportamento de Compras (Física e Online), 75% costumam pesquisar preço online antes de ir a uma loja física. Sobre as preferências, 58% costumam comprar calçados no shopping e 54% vestuário.
Sobre Motivação para ir aos Shoppings, 43% dos consumidores se disseram incentivados a visitar os empreendimentos pelas Compras, 31% pelo Lazer, 21% pela Alimentação e 5% pelos Serviços.
A respeito da Conexão e Engajamento com os Shoppings, a pesquisa mostrou que 92% dos clientes estão satisfeitos com os shoppings que costumam frequentar e 35% possuem algum aplicativo de shopping no celular.
Para Glauco Humai, essa pesquisa traz um robusto conhecimento sobre as preferências e hábitos do novo frequentador de shopping e, com isso, é possível proporcionar melhores experiências e facilidades para o seu dia a dia. “Conhecer mais profundamente os frequentadores e captar seus sentimentos e percepções são atitudes fundamentais para o setor de shopping centers, que foi extremamente resiliente durante a pandemia e que agora está retomando com força total seu papel no cotidiano das pessoas, através de experiências e conveniências que permitem ao consumidor se sentir confortável, seguro e realizar todas as suas atividades em um único lugar”, comenta o executivo.
A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers” está disponível em formato pocket, gratuitamente, no APP Abrace. Já o estudo na íntegra pode ser adquirido no site da entidade. Na versão completa, há informações sobre comportamentos pet e omnichannel, e dados segmentados por região brasileira e abertura de informações para 11 cidades e interior de São Paulo. Além disso, é possível consultar dados por renda, idade, influência das gerações Z e 50+, dinâmica das famílias com crianças de até 12 anos, entre outras novidades.