América Latina apresenta tendência de recuperação no consumo de bens massivos
Estudo da Kantar aponta que Brasil, México e Peru impulsionam desempenho positivo.
Atacadistas e as Lojas de Descontos destacam-se na hora da compra. (Foto: Unsplash)
Embora cada país da América Latina apresente realidades e desafios diferentes, todo a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo. Brasil, México e Peru, por exemplo, testemunham um desempenho em volume de compras melhor no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. É possível notar altas de 6,3%, 2,2% e 2%, respectivamente.
As informações fazem parte do relatório Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do comprador latino-americano de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene pessoal e beleza.
Ainda em relação ao volume, Colômbia, Chile e Argentina reduzem o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo. Apenas Bolívia, América Central e Equador devem refletir a respeito de desafios de médio e longo prazos, uma vez que acentuam a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.
Também é válido ressaltar que a frequência de compra regressa pela primeira vez aos níveis de pré-pandemia, destacando-se como um marco na recuperação do consumo que a região está assistindo. Por outro lado, o latino-americano continua a registar reduções no poder de compra. Isso faz com que não tenha gastos elevados por ocasião e fragmente mais canais e marcas, para poder conseguir melhores ofertas.
Hábitos e preferências
Na hora de comprar, destacam-se os Atacadistas e as Lojas de Descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está em 48%. Ainda assim, Canais Tradicionais (94%), Supermercados (76%) e Minimercados (75%) continuam sendo os maiores.
A busca por uma melhor relação custo-benefício, no entanto, não deve ser confundida com preferência por preços mais baixos. Em toda a América Latina, depois das Private Labels são as Marcas Premium que possuem o melhor desempenho em valor.