Alexandre Birman, da Arezzo: 'Temos a missão de estimular o desejo e melhorar a experiência'

CEO da companhia participou do Seminário LIDE | Varejo, na CASA LIDE, em São Paulo. O evento reuniu empresários e executivos para debater as transformações e as tendências do setor.

WhatsApp Image 2024-03-15 at 10.45.19 (1)CEO da Arezzo, Alexandre Birman. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O CEO da Arezzo, Alexandre Birman, defendeu que o varejo otimize pontos de contato com consumidor para garantir a melhor experiência. A fala ocorreu durante o Seminário LIDE | Varejo, realizado na CASA LIDE, em São Paulo, nesta sexta-feira (15). O evento reuniu empresários e executivos para debater as transformações e as tendências do setor.

"Nós estamos tentando compreender, e claro criar, um novo segmento que a Arezzo representa. Afinal, o varejo é um canal. A nossa empresa é de marcas. A nossa empresa é de desejo. Temos a missão de estimular o desejo e melhorar a experiência, justamente para entregar para a cliente o melhor possível da melhor maneira possível".

Para Birman, as empresas do segmento devem criar mecanismos para, cada vez mais, estabelecer assertividade. "Reduzir os pontos de contato com o consumidor é um desafio necessário. É preciso adaptar a operação para oferecer segurança. Adotar o modelo da fábrica-consumidor é fundamental para que a gente possa desenvolver um ambiente competitivo".

WhatsApp Image 2024-03-15 at 10.54.34COO da Telhanorte-Tumelero, Jordana Barros. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Para a COO da Telhanorte-Tumelero, Jordana Barros, garantir a fidelidade do cliente passa pela jornada de compra. "A redução de pontos de contato, claro, é importante para todo o setor. O cliente pede isso. Apesar da lógica de compra do varejo de moda e de construção ser diferente, mas temos muito isso em comum: melhorar a logística e aprimorar experiência".

Adaptabilidade

WhatsApp Image 2024-03-15 at 09.19.43 Vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Fundador e CEO da Petz, Sergio Zimerman, chamou a atenção sobre a importância de proteger o setor diante de eventuais competições a partir de players internacionais que não são submetidos, em algumas fases de operação, à legislação brasileira. "O importante é a gente se preocupar em oferecer o melhor ao cliente, aos nossos colaboradores e ao nosso setor".

O vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano, disse que o segmento não pode permanecer estático e, portanto, tem demonstrar adaptabilidade constante. "Naturalmente, quem é do varejo, tem de olhar a frente. A evolução do shopping permanece físico, com muito comércio, mas agora um importante lugar para experiências", afirmou. 

WhatsApp Image 2024-03-15 at 09.19.49 (1)Painel reuniu executivos de grandes empresas. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

A sócia e líder de Indústria de Consumer Markets da PWC Brasil, Luciana Medeiros, apresentou dados que demonstram a transformação do varejo nos últimos anos e as expectativas do consumidor a partir dessas mudanças. "A inteligência artificial, por exemplo, já é uma realidade em diversas aplicações, em todas as etapas operacionais e de consumo".

O diretor da Atlas Renewable Energy, Pablo Becker, também participou dos debates. 

Homenagem

Na abertura do Seminário LIDE | Varejo, o empresário Abilio Diniz, que morreu em fevereiro de 2024, foi homenageado in memoriam. Geyze Diniz, sua esposa, e Ana Maria Diniz, sua filha, receberam de Bia Doria a escultura Árvore da Vida, que faz alusão aos ensinamentos, legado e exemplos que Abílio deixou para todos que o cercaram.

WhatsApp Image 2024-03-15 at 09.01.54Bia Doria, Geyze Diniz e Ana Maria Diniz. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Seminário LIDE | Varejo

O presidente do LIDE Comércio, Marcos Gouvêa, e fundador do Gouvêa Ecosystem, pediu para os que os empresários olhem para o setor de maneira vanguardista, mas não deixem de lado a importância das operações globalizadas. "As empresas brasileiras deveriam tirar o foco da equidade competitiva nacional para olhar o mundo e entender a transformação do nosso setor", afirmou.

Jorge Gonçalves, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), lembrou sobre a importância da atualização constante da legislação para se adaptar aos novos recursos e as novas tecnologias. "O Brasil é criativo, mas eu convido todos para participarem do debate das leis para que tenhamos um bom futuro, a exemplo da inteligência artificial".

WhatsApp Image 2024-03-15 at 09.19.49 (2)Presidente do LIDE Comércio, Marcos Gouvêa. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O Seminário LIDE | Varejo teve patrocínio de Atlas Renewable Energy, CNC, Magalu, PWC, Scanntech. Apoio de Italac e apoio institucional de Gouvêa Ecosystem. Os parceiros de mídia são Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Mercado & Consumo, PropMark, Revista LIDE e TV Lide. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Antilhas, Eccaplan, Mais Pura, Natural One, Prata. Os operadores de tecnologia da Casa LIDE são Netglobe, RCE, TCL Semp e The Led.