Vagas lança tecnologia inédita que traz protagonismo à inteligência humana nos processos de recrutamento e seleção

Tecnologia disruptiva desenvolvida pela empresa une inteligências artificial e humana e promete ser a abordagem mais eficaz para aprimorar o recrutamento e seleção com IA.

cytonn-photography-n95VMLxqM2I-unsplashTecnologia disruptiva desenvolvida pela empresa une inteligências artificial e humana e promete ser a abordagem mais eficaz para aprimorar o recrutamento e seleção com IA. (Foto: Unsplash)

A Vagas, empresa de tecnologia pioneira e líder em inovação para recrutamento e seleção criadora do site de empregos Vagas.com, lança no mercado o Matching IA+H, recurso que une as inteligências artificial e humana para conseguir o matching ideal entre o candidato e a oportunidade de trabalho. Isso é possível a partir da união das duas inteligências, sendo que a humana assume o protagonismo ao moldar a IA de acordo com cada demanda.

O recurso, disponibilizado no software de gestão de processos seletivos Vagas For Business em novembro, possibilita uma nova experiência na triagem de candidatos, por meio da personalização da IA com a adição de informações definidas pelos recrutadores (a “parte H” do Matching IA+H), otimizando e aperfeiçoando o processo de seleção.

A tecnologia desenvolvida pela Vagas levou em consideração questões como os benefícios e limites do uso de IA para a avaliação do matching entre candidatos e vagas nos processos seletivos.

"A Vagas aprendeu que, embora o ranking automático de candidatos a vagas gerado por técnicas de inteligência artificial já fosse muito útil, ele muitas vezes era insuficiente para atender a especificidades identificadas pelos recrutadores. Deveria haver uma forma para que eles pudessem ajustá-la considerando a sua expertise, e foi isso que permitimos com a tecnologia IA+H", conta Mário Kaphan, fundador da Vagas.

A Vagas é uma das principais protagonistas da digitalização do recrutamento e seleção no Brasil, que em 1999, quando foi fundada, ainda era baseado no processamento manual de currículos em papel. Por isso, a "parte IA" de sua nova tecnologia tem a vantagem de contar com o banco de informações coletadas na condução de milhões de processos seletivos, que já ultrapassaram mais de um bilhão de candidaturas e foram realizados por centenas de milhares de recrutadores de empresas de todos os segmentos e portes.

Para a "parte H", a solução conta com um dos diferenciais estratégicos da companhia, que é uma exclusiva ferramenta de ranking que integra a triagem do Vagas For Business desde as suas versões originais.

Com ela, além de filtrar, o recrutador pode ranquear os candidatos às suas vagas por meio da definição de critérios e seus pesos, que podem ser: necessário, Importante, desejável ou interessante, utilizando para isso quaisquer informações disponíveis a respeito dos candidatos — sejam as que estão em seus currículos, seja em fichas, testes e avaliações aplicadas a eles no processo seletivo.

O uso da nova tecnologia praticamente não requer treinamento do usuário que, na prática, irá se deparar com uma pequena mudança na triagem: a opção de ativação do matching IA, e a possibilidade de visualizar o impacto da adição de critérios ponderados na ordenação dos candidatos. Desta forma, o recrutador poderá criar a melhor regra de Matching IA+H para cada vaga.

"A nova tecnologia ganha corpo com essa simplicidade e com a perspectiva de representar um novo patamar de qualidade no matching, que é o cerne da atividade de recrutamento e seleção", enfatiza Mário.

A nova tecnologia da Vagas pode ser utilizada não apenas pela ferramenta de triagem de seu ATS, mas em todas as soluções de seu ecossistema, como, por exemplo, na ARIA, solução recém-lançada para o recrutamento em pequenas e médias empresas.

"Nos próximos meses, estão previstos novos lançamentos baseados na tecnologia de Matching IA+H, com potencial de ampliar ainda mais a entrega de sucesso para os clientes: contratações melhores e mais rápidas em todos os segmentos", destaca Kaphan. "A Vagas sempre esteve na vanguarda da inovação no setor de R&S, e segue investindo fortemente em tecnologia a fim de continuar a levar aos clientes e parceiros, e ao mercado brasileiro, soluções inteligentes e personalizadas, capazes de apoiá-los em suas demandas de contratações, sejam elas quais forem”, conclui.