Roberto Campos Neto defende super app: 'marketplace de finanças'
Presidente do Banco Central afirmou, durante Seminário LIDE | Inovação, que super aplicativo promove "inclusão e sustentabilidade".
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. (Foto: Evandro Macedo)
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, defendeu a aplicação de um marketplace financeiro para tornar inclusivo e sustentável o sistema bancário. A fala ocorreu durante o Seminário LIDE | Inovação, realizado na CASA LIDE, em São Paulo, nesta sexta-feira (5). O evento reuniu empresários e especialistas para debater ultra conectividade e digitalização dos meios.
"A ideia é que o marketplace de finanças gere um ambiente em que as pessoas ficam bancarizadas, tenham educação financeira, possam receber sugestões de ações por meio de inteligência artificial e, também tenham gestão do seu fluxo de caixa", afirmou o presidente do Banco Central.
Campos Neto afirmou que o super app do BC integra o open finance (compartilhamento de dados entre as instituições bancárias) e o Drex (o real em formato digital emitido pelo BC). "Este é o próximo passo. Um dia falávamos do PIX. Em outro, sobre o openfinance. Agora, vamos para esta etapa justamente para garantir a inclusão e a sustentabilidade".
Presidente da Febraban, Isaac Sidney. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, concordou sobre a inclusão do sistema financeiro a partir da tecnologia. "Todos os banco são digitais, inclusive os novos players. E estamos empenhados com o Banco Central em colaborar com os novos meios, e com o open finance e todas facilidas que possam garantir a melhor experiência do usuário".
Ex-ministro e ex-presidente do BC, Henrique Meirelles, lembrou que o Brasil adere mudanças tecnológicas no mercado financeiro. "O PIX se popularizou e virou sinônimo de pagamento nas ruas, e trouxe mais brasileiros para o sistema bancário e financeiro. Enquanto no Brasil a regulamentação digital está bem, ainda falta desenvolver no exterior".
O head de tecnologia da Tencent para as Américas, Ming XU, e o economista-chefe da XP, Caio Megale, também participaram do debate e destacaram que a digitalização dos meios de pagamento requer tecnologia, agilidade, segurança e confiabilidade.
Ultraconectado
Líder na América Latina para a Tencent, Tom Petreca. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Líder na América Latina para a Tencent, Tom Petreca, disse que as pessoas buscam soluções descentralizadas. "A inteligência artificial era um tópico e hoje é uma realidade. Um super app, enquanto ecossistema, está se tornando uma realidade, pois torna o usuário superpoderoso por oferecer acesso a muito mais serviços".
O CEO do Sem Parar, Carlos Gazaffi, destacou a relevância de super apps para reunir variedade de serviços. "Engajamos o nosso usuário no contexto da mobilidade, então estamos empenhados para garantir soluções em um canal que permita reunir tudo o que envolve o setor, e que vá além dele para facilitar a vida do cliente".
Diretora de Inovação da Febraban, Carolina Sansão. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Diretora de Inovação da Febraban, Carolina Sansão, defendeu a implementação de tecnologia para atender às demandas dos clientes. "Temos desafios a partir do avanço da inovação e da mudança comportamental do usuário, que é cada vez mais digital e busca mais segurança. Todo o ecossistema depende de um equilíbrio, e o cuidado e a robustez são valores inegociáveis".
O advogado Renato Opice Blum lembrou sobre a necessidade das pessoas em otimizar tempo por meio da tecnologia. "A integração em super aplicativos é algo que falta agora. Estamos todos ultraconectados em vários aplicativos, mas é preciso evoluir para essa próxima etapa, que não vai substituir necessidades, mas otimizar".
CEO do Sem Parar, Carlos Gazaffi. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Seminário LIDE | Inovação
O presidente do LIDE, João Doria Neto, lembrou sobre a importância de pauta inovação para o desenvolvimento dos negócios do setor produtivo. "Trata-se, certamente, de um dos assuntos mais relevantes, justamente para tornar o ambiente das empresas economicamente sustentável e vanguardista", disse.
O presidente do LIDE Inovação, Patrick Burnett, também presidente da Inovetech, falou sobre o protagonismo do Brasil no setor de pesquisa e inovação na América Latina. "Também somos pioneiros e buscamos as melhores soluções para a realidade do país e, também, para toda a nossa região. Isso é muito importante para o mercado".
Presidente do LIDE Inovação, Patrick Burnett. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Seminário LIDE | Inovação tem patrocínio da Febraban, Banco BRB, Clearsale e Inovetech, e apoio Elytron e Tencent. Os parceiros de mídia são Grupo Jovem Pan e Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Eccaplan, Natural One e Prata. Os operadores de tecnologia são NetGlobe, RCE Digital, TCL Semp e The Led.