Pesquisa da Mercer aponta que homens ocupam 70% dos cargos digitais e de tecnologia no Brasil
63% dos profissionais são da Geração Y, 22% são da Geração X, 13% são da Geração Z e apenas 2% são baby boomers.
Disparidade de gênero é significativa nos cargos digitais e de tecnologia no Brasil. (Foto: Unsplash)
Os resultados da Pesquisa Cargos Tech e Digital 2023, realizada pela Mercer, revelam uma disparidade de gênero significativa nos cargos digitais e de tecnologia no Brasil, onde os homens ocupam 70% dessas posições em comparação com as mulheres.
Além disso, a distribuição por gerações indica que 63% dos profissionais são da Geração Y, 22% são da Geração X, 13% são da Geração Z e apenas 2% são baby boomers.
Na esfera executiva, os cargos mais bem remunerados na área são liderados por Business Intelligence e Big Data, seguidos pelo Chief Technology Officer (CTO), Projetos, Estratégia de Transformação Digital, E-commerce e Marketing Digital. Em 2023, observou-se um crescimento de 10% na remuneração total em dinheiro para essas posições.
Já no nível de gerenciamento, Big Data mantém a posição de destaque, seguido por Analytics, Estratégia de Transformação Digital, E-commerce (estreante no ranking) e Customer Experience (CX). Nos demais níveis, os cinco primeiros cargos em termos de remuneração são Projetos de TI, Analytics, Big Data, Projeto Ágil e Machine Learning.