Parceria entre Parque Tecnológico Itaipu e Nokia impulsionam o ecossistema de redes privativas 5G

Inovação e Conectividade estão acelerando a indústria 4.0

5g

Inovação e Conectividade estão acelerando a indústria 4.0 (Foto: Divulgação)

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) recebeu a empresa Nokia para mais um importante passo na consolidação do ecossistema de redes privativas 5G no Brasil. A Nokia é um importante ator no mercado de redes privativas, atuando como fornecedor de implementação e gestão dessas infraestruturas.

No Brasil, empresas e indústrias vêm optando por redes privativas que permitam o uso do 4G e 5G, possibilitando o aprimoramento de operações que demandam alta transmissão de dados, uso de imagens/vídeos e uplink, e automatização de equipamentos. A transição para a quinta geração de conectividade, isto é, o 5G, depende de fatores que promovam o desenvolvimento desses equipamentos e dispositivos, bem como integrem as demandas dos usuários aos desenvolvedores e fornecedores.

É neste cenário que o PTI-BR vem contribuir para ecossistema 5G: com a rede privativa e o Centro de Competência de Tecnologias Aplicadas, está se preparando para se tornar um dos principais integradores para ecossistema, que promete ser um grande vetor para o avanço do cenário nacional através da Indústria 4.0. Neste contexto, se conecta a Nokia como primeiro Aplication Partner do Brasil.

Com a Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também presente na visita e com importante papel de fomentadora do desenvolvimento do tema a nível nacional, o PTI-BR também vem tramitando propostas de projetos e oportunidades de tração do 5G com Business Cases, com as indústrias nos mercados de utilities e infraestruturas críticas.

Segundo o Gerente do Centro de Competências em Tecnologias Abertas e IoT do PTI-BR, Willbur Souza, a expansão da 5G é um dos principais pilares para o desenvolvimento contínuo de tecnologias futuras e inovações em diversas áreas da sociedade, com aplicações que podem acelerar a indústria 4.0. “Agora a gente vai avançar em agendas específicas, junto com a empresa Nokia, para começarmos a mostrar esses potenciais de aplicações da rede 5G”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro o presidente da Nokia, Raghav Saghal; o diretor Carlos Gramajo, e os representantes Ailton Domingues dos Santos Filho e Marcelo Entrecont, além do Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Igor Nogueira Calvet e o Gerente de Novos Negócios, Tiago Faierstein.