Open Finance e Inteligência Artificial apoiam empresas na organização das finanças
Realizado pela Finansystech, relatório aponta as tendências em soluções PFM (Personal Finance Manager) com cases de instituições internacionais, quais são as tendências das finanças "ultrapessoais".
Documento mostra como as soluções Open Finance criam novas tendências e ajudam empresas na organização das finanças. (Foto: Divulgação)
Estudo sobre as tendências de Open Finance no mundo PFM, lançado pela Finansystech, especializada em tecnologia financeira, destaca os usos para Inteligência Artificial, Experiência do Funcionário, Custo de vida e Planejamento Financeiro.
O documento mostra como as soluções Open Finance criam novas tendências, atreladas à tecnologias de IA, ajudando empresas e consumidores finais na organização das finanças de maneira "ultrapessoal".
Para Danillo Branco, CEO da Finansystech, “este ano já está marcado pela popularização das soluções de inteligência artificial generativa.. Combinadas as duas tecnologias prometem revolucionar diversas áreas de atuação, inclusive o setor financeiro. A expectativa é que a IA traga graus de personalização em uma escala nunca vista”, ressalta.
A Finansystech selecionou alguns cases internacionais para ilustrar como a inteligência artificial é utilizada para impulsionar as soluções do mercado financeiro aberto, entre elas a Parthean, empresa que fornece gestão financeira para seus usuários por meio de perguntas respondidas por IA; a Monarch Money, que se posiciona no mercado como um agregador full service (serviço completo) e consegue consolidar todas as esferas da vida do cliente em um único lugar, sejam elas contas do dia a dia ou investimentos; além da Dobin, um agregador de contas independente capaz de concentrar e gerenciar todas as contas em um só app.
Agregador de contas: de promessa a commodity
O PFM (Personal Finance Manager ou “agregador de contas”, em português) é uma das grandes apostas do Open Finance. Os PFMs são plataformas que permitem conectar várias contas bancárias de um cliente em um único local, melhorando significativamente a gestão, facilitando a rotina de empresas e consumidores finais e trazendo insights individuais para o consumidor final.
O estudo da Finansystech já considera os agregadores de contas uma commodity. "Ter acesso a diversas contas em uma única plataforma até certo tempo atrás era uma facilidade nunca imaginada. Agora, o sistema aberto já é uma realidade (e os super apps também). Com isso, essas inovações passam a fazer cada vez mais parte do dia a dia do brasileiro", completa.
O relatório afirma ainda que a migração das empresas do modelo de atuação B2C para o B2B, ou as a service, fez crescer o interesse das instituições financeiras, permitindo que quase todo banco pudesse oferecer agregações de contas de forma fácil e rápida.