Inteligência Artificial e a tecnologia vestível estão revolucionando o sono
Dispositivos móveis se tornarão o principal ponto de acesso para Inteligência Artificial.
Carolina Milanesi da Creative Strategies, Dr. Hon Pak da Samsung, a cientista do sono Vanessa Hill e John Lopos, da National Sleep Foundation. (Foto: Divulgação)
De acordo com estudos recentes, tem crescido o interesse das pessoas pela saúde do sono. No entanto, a qualidade do sono que as pessoas têm todas as noites está diminuindo. Embora elas, aparentemente, compreendam a importância do sono, não são tomadas medidas até que jetlag ou fatores ambientais perturbem o seu ritmo de sono-vigília, fornecendo um sério sinal de alerta.
Para explorar o profundo impacto do sono, a Samsung organizou um painel de discussão em 10 de março intitulado “Como a tecnologia pode revolucionar o antigo dilema do sono”, durante o Festival South by Southwest (SXSW) de 2024 em Austin, Texas (EUA). Os especialistas descobriram como a Inteligência Artificial e a tecnologia têm o potencial de auxiliar na melhora da qualidade do sono.
Entre os palestrantes estavam o Dr. Hon Pak, vice-presidente sênior e chefe da equipe de saúde digital de MX Business da Samsung Electronics, a cientista do sono Vanessa Hill e John Lopos, CEO da National Sleep Foundation (NSF). Moderado por Carolina Milanesi, presidente e principal analista da Creative Strategies, o evento ocorreu poucas horas depois de os americanos1 adiantarem seus relógios em uma hora para o horário de verão, ressaltando a relevância da conversa, tanto para os palestrantes quanto para o público.
Decodificando o sono para obter insights mais ricos
Milanesi iniciou o painel de discussão destacando que “o sono é um dos fatores mais cruciais que podem levar ao bem-estar geral”. Ela também enfatizou a importância de compreender que tipo de impacto o sono tem em nossa vida cotidiana – isso serviu como ponto crucial da conversa que se seguiria.
Os palestrantes concordaram unanimemente sobre a importância do sono e, embora seja a base da saúde que tem impacto direto nas atividades diárias, nas escolhas alimentares e no bem-estar mental, muitas vezes o sono não é priorizado, com a qualidade do sono piorando em todo o mundo. Contudo, os especialistas estão esperançosos de que a tecnologia e os wearables impulsionados pela Inteligência Artificial – incluindo anéis e relógios inteligentes com sensores avançados – possam ajudar as pessoas a construir melhores hábitos e ambientes de sono.
Os palestrantes também enfatizaram que, quando as pessoas são informadas sobre o seu sono, elas ficam mais capacitadas para tomar decisões que ajudam a conseguir um sono melhor. Pak enfatizou o quão essenciais wearables como o Galaxy Watch6 e o recém-revelado Galaxy Ring2 são, para a visão da Samsung, capazes de auxiliar a melhorar a saúde do sono, pois podem monitorar métricas e fornecer insights significativos que incentivam as pessoas a desenvolver melhores hábitos e fazer mudanças positivas.
Hill enfatizou a importância de tornar o sono uma prioridade, da mesma forma que as pessoas reservam tempo para exercícios, refeições nutritivas e exames anuais. Ela acrescentou que as pessoas são capazes de alcançar um sono de melhor qualidade com tecnologias como as dos wearables e relatou em primeira mão a própria experiência com treinamento do sono3 no Galaxy Watch6, que teve exatamente esse resultado.
Durante a discussão, Pak também abordou o ecossistema de saúde conectado da Samsung, mencionando as suas colaborações com institutos médicos e a sua lista de empresas focadas na saúde que ajudam a expandir o ecossistema, além do Kit de Desenvolvimento de Software (SDK). Isto permite que os parceiros desenvolvam soluções aproveitando os conhecimentos e tecnologias da Samsung.
Dormir melhor com ajuda da Inteligência Artificial e tecnologia vestível
Com o interesse na Inteligência Artificial se expandindo pelo mundo e influenciando todas as áreas da tecnologia, os palestrantes discutiram como estas novas capacidades e conhecimentos inteligentes podem estar disponíveis para mais pessoas, para que possam alcançar um sono profundo.
Pak enfatizou como os dispositivos móveis se tornarão o principal ponto de acesso para Inteligência Artificial, e como a Samsung está se esforçando para fornecer insights personalizados e acionáveis, incorporando e analisando informações extensas por meio do app Samsung Health. Esses insights são então transformados pela Inteligência Artificial, para oferecer experiências personalizadas de bem-estar.
“O sono é uma experiência subjetiva. No entanto, há um enorme valor em medições objetivas – como os insights que os dispositivos vestíveis fornecem”, disse Lopos. “O rastreamento do sono é um espaço em expansão, e os recursos da Inteligência Artificial levam isso para o próximo nível. A tecnologia de Inteligência Artificial pode permitir que informações personalizadas sejam compartilhadas com as pessoas e capacitá-las a fazer pequenas mudanças comportamentais para melhor”
“Estamos focados em transformar dados rastreados em insights intuitivos e significativos usando Inteligência Artificial, o que significa que os consumidores terão experiências mais personalizadas”, acrescentou Pak. Ele observou que com mais produtos e formatos, sensores aprimorados e algoritmos avançados, a tecnologia pode ajudar as pessoas a se comprometerem com um horário de sono consistente e aprenderem como ter uma noite de sono melhor.
Hill concordou que as pessoas sentirão os benefícios da Inteligência Artificial em um nível tangível e pessoal, especialmente por meio dos próximos recursos do Samsung Health, como My Vitality Score e Booster Card4, que combinam dados mais ricos com análises mais responsivas para tornar a orientação mais personalizada e acionável no dia a dia.
Por meio desta sessão aprofundada de painel de especialistas, a Samsung está comemorando o Dia Mundial do Sono e continuará priorizando a saúde do sono à medida que expande suas capacidades tecnológicas e seu portfólio de produtos em evolução. Além do monitoramento da saúde cardíaca durante o sono, a Samsung adicionará novas métricas de sono para enfatizar seu compromisso com a saúde, o bem-estar e o sono profundo, incluindo frequência cardíaca, frequência respiratória, movimento noturno e latência do sono, bem como estágio do sono, oxigênio no sangue e temperatura da pele.
Além disso, a Samsung lançará um recurso de apneia do sono6 que irá além do simples monitoramento e analisará os níveis de oxigênio no sangue durante o sono, podendo detectar sinais de apneia obstrutiva do sono moderada a grave, ajudando as pessoas a procurar cuidados adequados.