Empresas investem na adaptação de profissionais brasileiros ao mercado de TI estrangeiro
Com diferenças na cultura e língua, executiva do setor explica a importância de treinar os colaboradores para lidar com as exigências de empresas norte-americanas.
Com diferenças na cultura e língua, executiva do setor explica a importância de treinar os colaboradores para lidar com as exigências de empresas norte-americanas. (Foto: Unsplash)
Para os profissionais brasileiros de tecnologia da informação (TI), atuar em companhias estrangeiras é uma possibilidade cada vez mais próxima, devido ao crescimento progressivo da demanda no setor. No entanto, além das habilidades técnicas, é fundamental que os colaboradores estejam preparados para lidar com as diferenças culturais e comportamentais entre o Brasil e outros países.
Pensando nisso, empresas especializadas neste tipo de contratação, como a Nearsure, que se dedica a conectar talentos de TI da América Latina com o mercado norte-americano, adotam estratégias para adaptar e treinar esses trabalhadores para suas novas relações de trabalho.
“Os colaboradores recém-chegados na companhia recebem acompanhamentos de profissionais do time de recursos humanos, com representantes brasileiros e estrangeiros, que trocam ideias e ajudam na compreensão não apenas do vocabulário de cada projeto, mas do comportamento e cultura das empresas e dos clientes. Este é um desafio contínuo que auxilia no crescimento destes talentos”, comenta a CEO da Nearsure, Giuliana Corbo.
Reter talentos para crescer
O treinamento é uma espécie de tutoria, que funciona como um processo de melhoria contínua e ajuda os profissionais de diferentes experiências a compreenderem melhor as necessidades dos seus contratantes. A iniciativa também visa reter talentos e investir nas carreiras destes trabalhadores, que podem progredir ainda mais em um ambiente multicultural e diverso.
Diferenças culturais
A CEO destaca que a cultura de trabalho norte-americana possui várias diferenças em relação à brasileira, principalmente em temas como a objetividade das reuniões e comunicações em geral. Outro ponto é o peso da pontualidade das entregas.
“Para estas empresas, a qualidade e pontualidade das entregas têm um grande valor. A expectativa é alta e a praticidade da comunicação precisa colaborar com isso. É algo muito mais próximo de uma característica de comportamento que da linguagem”, detalha a CEO.
Exportação de talentos brasileiros
Dados do setor, divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2023, mostram que a área fechou o ano de 2022 com R$ 24 bilhões de faturamento em exportações de mão de obra especializada em TI, representando um crescimento de 36,4% em relação ao ano anterior. Além disso, a previsão da instituição é que o Brasil crie mais de 800 mil postos de trabalho entre 2021 e 2025.