71% das empresas de mídia e comunicação adotam IA para gerenciar conteúdo e aumentar sua eficiência e personalização
Pesquisa revela que 85% das organizações do setor utilizam inteligência artificial para desenvolver novas funcionalidades e acelerar a evolução de seus produtos.
Pesquisa revela que 85% das organizações do setor utilizam inteligência artificial para desenvolver novas funcionalidades e acelerar a evolução de seus produtos. (Foto: Freepik)
Da produção de conteúdo à tradução de textos e à gestão de documentos, a inteligência artificial tem contribuído significativamente para otimizar processos e transformar as operações tradicionais do segmento de mídia e comunicação. Tanto que 71% das empresas desse segmento já implementaram essa tecnologia para gerir conteúdo e, assim, aumentar sua eficiência. Além disso, 85% das organizações do setor também utilizam a IA para desenvolver novas funcionalidades e acelerar a evolução de seus produtos.
Os percentuais foram revelados pela análise setorial incluída na edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital, produzido pela Minsait, empresa de transformação digital e TI do Indra Group, e intitulado “IA: radiografia de uma revolução em curso”. O levantamento examina o contexto e o grau de adoção da inteligência artificial em instituições públicas e privadas e ouviu mais de 900 organizações de 15 diferentes segmentos de mercado ao redor do mundo.
Os resultados do estudo mostram que o uso da IA no setor midiático tem se concentrado em soluções de recomendação e hiperpersonalização, uma vez que a tecnologia garante mais precisão e melhorias na experiência do usuário, além de incentivar o consumo de novos conteúdos. Nesse sentido, as empresas do segmento têm recorrido à inteligência artificial para realizar duas tarefas, em especial: gestão de conteúdo para envios personalizados (70%) e gestão de publicidade, por meio da personalização de campanhas e análise de desempenho (57%).
A pesquisa destaca, ainda, que 43% das companhias de mídia e comunicação adotam IA para criar novos serviços e 29% a utilizam para melhorar a gestão e o conhecimento sobre o seu público, a fim de estabelecer estratégias de precificação dos seus serviços e identificar oportunidades e riscos no mercado. Além disso, o aumento da eficiência operacional é uma das principais motivações que levam à adoção da inteligência artificial no setor, de acordo com 54% das companhias ouvidas.
46% das empresas também disseram acreditar que a IA contribui para melhorar sua oferta de serviços e seu conhecimento sobre o cliente, otimizando, assim, os resultados do negócio. 40% das organizações afirmaram possuir seções dedicadas à IA em seus planos estratégicos e 60% ressaltaram que a tecnologia ajuda na obtenção de dados e informações em tempo real.
Uma ferramenta-chave para o futuro do setor
“O setor de mídia e comunicação está no meio de um processo de transformação acarretado pela necessidade de responder com agilidade a preocupações econômicas e tecnológicas, a nível global. Em meio a esse contexto, a IA surge como uma ferramenta fundamental para o enfrentamento a esses desafios e para a identificação de novas oportunidades de negócio”, aponta Elena Pablos, diretora global de Telecomunicações e Mídia da Minsait.
“No curto prazo, espera-se que as soluções baseadas em inteligência artificial sejam capazes de identificar conteúdos que foram manipulados ou criados a partir do uso indevido da própria tecnologia. Na Minsait, por exemplo, já estamos trabalhando em cases voltados à prevenção contra a propagação de fake news, pensando em garantir a veracidade da informação divulgada pelas mídias”, finaliza a executiva.