País deve ter 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade até 2025
Alimentação saudável e atividade física previnem câncer de mama.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 53% da população brasileira está acima do peso e, segundo a Faculdade de Medicina de São Paulo, até 2025, o Brasil deve ter 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade. Em relação aos casos de câncer de mama em pessoas obesas, o principal destaque do assunto está na importância de ter uma alimentação saudável, como forma de prevenção. Além disso, ter uma vida saudável também é fundamental. Isso inclui ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar bebidas alcoólicas.
Danielle Feio, coordenadora da oncologia clínica do Hospital Ophir Loyola, aconselha o controle de peso durante o tratamento.
O Outubro Rosa aborda as preocupações com os riscos do câncer de mama a fim de conscientizar a sociedade o ano todo sobre os cuidados preventivos. Em Belém, o atendimento oncológico do Hospital Ophir Loyola, em 2019, registrou 677 casos e, em 2020, 646. Este ano, até outubro, foram acompanhados 299 casos. Essa redução acompanha o tratamento que inclui atenção com alimentação e atividades físicas.
Danielle Feio, coordenadora da oncologia clínica do hospital, destaca a importância da alimentação e de outros hábitos saudáveis para a cura e a prevenção do retorno da doença.
E se você quiser evitar todos esses problemas de saúde, é só seguir o conselho de Danielle Feio, com a mudança de hábitos.
A obesidade contribui para a maior prevalência de casos de câncer de mama, principalmente pelo excesso de níveis de insulina. Há alguns tumores que apresentam risco relativo maior em se desenvolverem em pacientes obesos, quando comparado com pessoas que estão com seu peso adequado. Os principais são: câncer de mama, colo retal, ovário, pâncreas, fígado, rim, próstata e colo do útero.