'O Brasil é uma das principais alavancas de crescimento da LivaNova Internacional'
Responsáveis pelo primeiro implante de tratamento de depressão resistente no Brasil, a LivaNova está empenhada em expandir e inovar no mercado de sáude nacional - tanto na rede pública, quanto privada.
Marcio Yoshikawa, diretor da América Latina da LivaNova. (Foto: Divulgação)
Em um país com quase 27% da população com diagnóstico de ansiedade, sendo 12,7% com depressão, de acordo com levantamento da Universidade Federal de Pelotas, o olhar para tratamentos dedicados à essa esfera da saúde mental é imprescindível. Neste caminho, a LivaNova, empresa global de tratamentos ligados a doenças mentais e do coração, revolucionou o segmento nacional com o primeiro implante para depressão resistente a medicamentos. Mas muito mais que esse feito, Marcio Yoshikawa, diretor da América Latina da empresa, revela quais são os próximos passos e a importância do mercado do Brasil para a LivaNova.
Recentemente, ocorreu o primeiro implante, no Brasil, para tratar depressão resistente. O sistema, aprovado pela Anvisa é da LivaNova. Como foi esse processo até chegar de fato a aplicação?
O processo de lançamento de um novo produto, no caso para tratar depressão, tem que passar por algumas etapas. Obviamente o primeiro é ter a aprovação de registro do produto no Brasil por parte da ANVISA, que já obtivemos. Desde então a LivaNova já tem autorização para comercialização do Symmetry™, nome do dispositivo para o tratamento de depressão resistente.
Nós da LivaNova procuramos os principais especialistas para que eles pudessem implantar o device em alguns pacientes que tivessem o perfil adequado e, assim, preparar o mercado para o lançamento oficial. A Livanova também organizou um Advisory Board com alguns destes especialistas que ajudaram a selecionar, dentre seus pacientes, aqueles elegíveis para o implante do dispositivo, conforme indicação do Symmetry™, registrada no Brasil.
Como essa tecnologia pretende melhorar a qualidade de vida destes pacientes? Há uma previsão desta opção ser expandida no Brasil?
Assim como outras terapias que já são utilizadas em pacientes com Depressão resistente à medicamentos (Eletroconvulsoterapia-ECT, Estimulação magnética Transcraniana – EMT, Magnetoconvulsoterapia ou terapia de convulsão magnética – MST, Estimulação Transcraniana por corrente contínua – ETCC e a Estimulação cerebral Profunda - ECP), a terapia VNS (Estimulação do Nervo Vago) vêm para acrescentar nos procedimentos que os médicos podem utilizar para tratar pacientes com esse quadro clínico.
O implante do dispositivo SymmetryTM ocorre através de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo e possui vantagens para o paciente como: a estimulação praticamente contínua e programada no paciente de forma personalizada e diferente de alguns tratamentos acima citados, nosso paciente recebe doses praticamente 24h por dia e 7 dias por semana.
Em outras opções de tratamento, o paciente recebe doses de eletroestimulação em forma de sessões, alguns tratamentos são realizados em ciclos de 10 a 12 sessões que duram aproximadamente 40 minutos. Fora essa vantagem, estudos como o de Aaronson ST et al, foi publicado na revista Psychiatry em 2017, sugere uma eficácia prolongada do dispositivo que aumenta ao longo do tempo, com benefícios terapêuticos até 5 anos após a implantação em comparação com apenas o tratamento usual medicamentoso (TAU), isso sem contar com outras melhorias significativas na qualidade de vida, incluindo o humor, condições psicológicas e o bem-estar geral do paciente.
Trabalhamos de forma consistente e dentro das expectativas e prazos das incorporações público e privadas do Brasil, sabemos dos tempos de aprovações do ROL (Lista reembolso ANS) e esperamos ter em breve essas aprovações para lançamento oficial do dispositivo no Brasil, o que possibilitará aos médicos a indicação aos seus pacientes, futuramente uma possível submissão a CONITEC, para inclusão no SUS, poderá ser avaliada.
Hoje, quais são as áreas de atuação no território nacional? Por serem uma empresa global, o que muda quando o olhar é o Brasil?
Hoje a LivaNova Brasil atua em todo o território nacional com nossa linha de Neuromodulação (Terapia VNS), que inclui dispositivos como o Sentiva e o Demipulse para tratamento de Epilepsia resistente à medicamentos, também conhecida como Epilepsia refratária e agora temos o Symmetry ®, novo dispositivo para tratar Depressão resistente. Além da linha de Neuromodulação, atuamos na Cardiologia, composta pela linha Cardiopulmonar, que incluem dispositivos de Perfusão Extracorpórea, que dão suporte a cirurgia cardíaca.
O Brasil é considerado pela LivaNova Internacional uma das principais prioridades pela importância do País no cenário Mundial e pela boa estrutura de Saúde Pública e Privada. Isso se confirma pelo uso corrente da Terapia VNS para Epilepsia (terceiro maior mercado mundial) e existência de uma importante unidade fabril de soluções em Cardiologia para o mercado local e exportações para o mercado Norte Americano.
Além deste sistema revolucionário, quais outros estão sendo encabeçados por vocês no mercado?
A LivaNova possui diversos outros sistemas ao redor do mundo. Nos unimos para oferecer esperança aos pacientes e suas famílias por meio de tecnologias médicas inovadoras, oferecendo melhorias que mudam vidas tanto para a área de Neuro quanto para Cárdio. Nossas linhas de forma global são: Suporte circulatório avançado | Cardiopulmonar | Depressão de Difícil Tratamento | Epilepsia resistente à medicamentos | Apneia obstrutiva do sono.
Trabalhamos continuamente na conscientização dos profissionais de saúde, tanto nas esferas públicas, quanto nas esferas privadas, para tornar a implantação dos nossos dispositivos da forma mais rápida e acessível possível para população brasileira.
Qual a perspectiva de crescimento global e nacional?
A LivaNova tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de produtos inovadores, comercialização e expansão geográfica em toda a organização global com foco na expansão em territórios com baixa penetração prezando pelo crescimento sustentável e de longo prazo de nossos negócios em todos os países em que trabalha.
O mercado de saúde no Brasil é o oitavo maior do mundo, a quarta maior população médica, mais de 6 mil hospitais e é o terceiro maior mercado de tratamento de Epilepsia por VNS do mundo. A Livanova está empenhada em focar no mercado nacional para impactar ainda mais na vida de seus pacientes, procurando meios de disponibilizar nossas soluções tanto no SUS, como em toda a rede de privada.
Há uma previsão de investimentos no país?
O Brasil é uma das principais alavancas de crescimento da LivaNova Internacional, com vários projetos de expansão de todas as linhas e produção local. Também faz parte do plano estratégico de expansão a implantação de novas linhas de produtos, alinhado com as diretrizes Globais dos próximos 5 anos que impactará diretamente no mercado de saúde para melhorar e manter a qualidade de vida dos nossos pacientes.