Natura, Magazine Luiza e Itaú Unibanco são as empresas mais responsáveis na pandemia
Ranking Merco apontou as empresas que mais se destacaram pelo seu compromisso/responsabilidade social durante a crise da Covid-19.
Natura, Magazine Luiza e Itaú Unibanco são as mais responsáveis da pandemia. (Foto: Reprodução)
Em função da pandemia o monitor corporativo Merco fez uma valiação para reconhecer, também, as empresas que mais se destacaram pelo seu compromisso/responsabilidade social durante a crise da Covid-19 na percepção dos diferentes stakeholders com um total de 12 públicos pesquisados: Especialistas em RSC, Diretores, Analistas Financeiros, Jornalistas, Catedráticos, Social Media Managers, Sindicatos, ONG, Associações de Consumidores, Diretores de Comunicação, Governo e População Final.
Entre o top 10 desse ranking especial estão: Natura (1ª), Magazine Luiza (2ª), Itaú (3ª), Ambev (4ª), Grupo Boticário (5ª). Mas também fizeram parte dessa lista GPA (6ª), iFood (7ª) e o Hospital Albert Einstein (8ª). E complementando o top 10, Bradesco (9ª) e Google (10ª).
Ranking especial: As empresas mais responsáveis durante a pandemia
1º NATURA
2º MAGAZINE LUIZA
3º ITAÚ UNIBANCO
4º AMBEV
5º GRUPO BOTICÁRIO
6º GPA
7º IFOOD
8º HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
9º BRADESCO
10º GOOGLE
Pesquisa
A pesquisa de campo da sétima edição do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil ocorreu entre julho e dezembro de 2020. A metodologia inclui seis avaliações com 13 diferentes fontes de informação, um total de 2.300 entrevistas. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor Responsabilidade e Governança Corporativa. Para cada empresa escolhida, sinalizam duas fortalezas e uma fraqueza entre cinco valores: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas e contribuição à comunidade.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população geral, especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais. Em complemento consideramos as avaliações de Merco Digital ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas.
Segundo Lylian Brandão, diretora Geral da Merco Brasil, “ao reconhecer as empresas mais responsáveis e com melhor governança corporativa estamos valorizando as empresas mais éticas, mais comprometidas com a sociedade, com o meio ambiente e que cuidam dos seus talentos. O comportamento corporativo exige uma atitude sustentável e nossa ferramenta de medição avalia as empresas mais responsáveis nos âmbitos do ESG: meio ambiente, social e governança.”