Mudança nos hábitos alimentares dos brasileiro abre espaço para o crescimento de foodtechs

Liv UP, foodtech de alimentação saudável e prática, fundada em 2016, expandiu seus canais de vendas, aumentando a escala produtiva.

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Lívia Malouf, CMO da Liv Up. (Foto: Divulgação)

O brasileiro passou a se preocupar mais com a alimentação, como indica o estudo “O futuro do Food Service”, realizado pela Fispal Food Service, em parceria com a FGV. Na análise, 33,4% dos respondentes concordam com esta mudança na rotina alimentar e têm buscado incluir opções saudáveis nas refeições, desencadeando uma série de mudanças no setor de alimentação - que vão do campo à gôndola dos supermercados e chegam nas operações disruptivas.

A Liv Up, foodtech de alimentação saudável e prática, fundada em 2016, teve até o início de 2022 suas plataformas proprietárias (app e site) como principal foco de vendas de seus produtos. Isso permitiu amplo conhecimento dos consumidores no aspecto comportamento, perfil, assim como o amadurecimento de sua operação. A estratégia de mapeamento fez a empresa crescer de maneira sustentável e manter valores como excelência em processos e qualidade e sabor

A base da produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produ- tores parceiros, que fornecem mais de 100 toneladas de orgânicos à empresa mensalmente.produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produ- tores parceiros, que fornecem mais de 100 toneladas de orgânicos à empresa mensalmente.

DSC08720Produtores familiares fornecem à marca mais de 100 toneladas de orgânicos. (Foto: Divulgação)

NOVO MOMENTO

Nos últimos 18 meses, a companhia estruturou-se para dar um salto importante: expandir seus canais de vendas, aumentando a escala produtiva. A estratégia começou com a entrada nos apps agrega- dores como Ifood, Rappi e Daki.Como segundo passo do plano de expansão, a empresa agora está no mercado físico, tendo iniciado essa expansão em parceria com o St. Marché, referência de inovação no setor. Os consumidores agora poderão encontrar os seus pratos favoritos diretamente em freezers da marca em lojas do estabelecimento.

“Seguimos com nossa missão de levar comida boa, prática e saudável para que mais pessoas possam comer melhor no seu dia a dia. A omnicanalidade é extremamente importante para facilitar a rotina do consumidor e crescer como companhia. As compras de alimentação, mesmo com o crescimento do e-commer- ce durante a pandemia, ainda acontecem majoritaria- mente no varejo físico. E estar presente neste meio, sem abrir mão de valores essenciais da marca como origem dos ingredientes e qualidade no processo pro- dutivo, era um passo muito importante da nossa estra- tégia”, afirma a CMO, Lívia Malouf.

SAÚDE E SABOR EM CASA

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Fábio Canina, CEO da Pratí. (Foto: Divulgação)

Novas maneiras de consumo, principalmente na escolha dos alimentos, foi um dos reflexos da pandemia. Segundo ainda a pesquisa “O Futuro do Food Service”, 41,6% dos entrevistados contam que aumentaram o consumo de marmitas ou comidas congeladas durante este período. Foi pensando nesse público que a Pratí – foodtech do Grupo Sapore, especializada na produção de refeições saudáveis e congeladas para todos os públicos –, criou o seu plano de assinaturas que vai muito além de entregar só os kits. A empresa possui equipe especializada para o planejamento alimentar completo dos assinantes.

“Observamos que vários clientes pediam com uma certa frequência e observamos então que poderíamos fazer algo para facilitar ainda mais a vida: um plano ao qual ele não se preocupasse”, explica Fábio Canina, CEO da Pratí. “O cliente conversa com nossa equipe especializada e diz qual é o seu objetivo ao mudarem a alimentação: se é emagrecer, se é fazer algum tipo de dieta ou simplesmente comer saudável. Após isso, compartilhamos com ele um cardápio adequado com suas necessidades e preferências, que será entregue no domicílio em dia agendado. Além disso, com o plano é possível economizar até 40% em uma única refeição”, conta.

BEM-ESTAR ANIMAL

HEINZ_Marília ZanonaMarília Zanona, gerente de Inovação da Heinz. (Foto: Divulgação)

A Heinz, marca de alimentos do grupo Kraft Heinz, anunciou uma nova linha de maioneses feitas 100% com ovos de origem caipira, recebendo também o selo Certified Humane, que assegura o manejo humanizado nas granjas, ou seja, as galinhas poedeiras são criadas em ambiente onde elas possam expressar o seu comportamento natural: soltas, com acesso a áreas externas e garantia de medidas mínimas de espaços. A iniciativa faz parte das metas globais de ESG do conglomerado até 2025. A iniciativa faz parte das metas globais de ESG do conglomerado até 2025, com o propósito de utilizar somente ovos de galinhas criadas nesse sistema chamado de “free range”.

Marília Zanona, gerente de Inovação, contou sobre o desafio: “Inicialmente, não havia no Brasil fornecedores de ovos de origem caipira para suprir nossa demanda de ovos para produção das maioneses Heinz. Fizemos, então, um trabalho de localizar os produtores e apoiá-los na expansão da produção qualificada. E com a ajuda da ONG Certified Humane, garantir a certificação e rastreabilidade da cadeia, fomentando assim todo o mercado de ovos caipiras certificados no Brasil”.

EXPANSÃO

image (20)Enrico Milani, CEO da Vapza. (Foto: Divulgação)

Pioneira no país no segmento de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, líder de vendas de pratos semiprontos (ABRAS, 2022) e Top Of Mind em Orgânicos (Organis, 2019), a Vapza conquistou este status em seus 26 anos de investimento em uma moderna tecnologia que permite oferecer alimentos saudáveis, práticos e seguros.

Consolidado, o negócio Vapza tem crescido acima da média do setor: em 2021, o faturamento da marca aumentou 23% em comparação com o ano anterior; no mesmo período, a indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento de 16,9%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). No primeiro trimestre de 2022, a Vapza teve aumento de 28% no faturamento.

Para o CEO da empresa, Enrico Milani, o crescimento pode ser explicado por dois pontos principais: o aumento do interesse do consumidor pela alimenta- ção saudável e a tecnologia inovadora da Vapza, que permite diversificar o portfólio para atender diferentes demandas do mercado nacional e internacional.

O processo de produção de embalar o alimento à vácuo e cozinhá-lo no vapor, mantém todos os nutrientes dos ingredientes e reduz a carga microbiana a níveis extremamente baixos. Além disso, os produtos não precisam ser estocados em ambiente refrigerado, não necessitam de conservantes e têm validade de até dois anos. Outro diferencial da tecnologia da empresa é que esse processo produtivo é aplicado a uma ampla variedade de alimentos, incluindo proteínas.

“A Vazpa tem portfólio amplo, com vegetais, grãos e proteínas produzidos a partir do processo de embala- gem à vácuo e cozimento a vapor. Outras empresas tra- balham com apenas alguns tipos de alimentos, e nós ofertamos todos eles, o que nos permite atender às necessidades de diferentes perfis de consumidores que buscam alimentação saudável”, explica Enrico Milani.