Meiruze Freitas, da Anvisa: 'Precisamos desenvolver um projeto-país para pesquisa, ciência e tecnologia na saúde para os próximos 50 anos'

Diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária participou do Seminário LIDE Saúde, ocorrido em São Paulo. Evento reuniu autoridades, gestores públicos, cientistas e profissionais de saúde para debater o futuro do setor.

WhatsApp Image 2022-10-17 at 11.53.33Diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Meiruze Freitas. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

"Precisamos desenvolver um projeto-país para pesquisa, ciência e tecnologia na saúde para os próximos 50 anos", defendeu a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Meiruze Freitas, durante o Seminário LIDE Saúde, realizado nesta segunda-feira (17), em São Paulo. O evento reuniu autoridades, gestores públicos, profissionais de saúde e cientistas para debater o futuro e os avanços do setor no país. 

"Vacinar é a ferramenta mais barata da saúde pública. O nosso investimento em inovação e em pesquisa é alto, e deve ser encarado, sempre, como uma estratégia. Assim como o público e o privado precisam convergir para o usuário", disse Meiruze Freitas, responsável pela Segunda Diretoria da Anvisa.

Meiruze afirmou que o governo deve apoiar pesquisas e "assumir os riscos" para isso. "Temos condições de sermos líderes em inovação. Além disso, é preciso entender que a regulação não é uma ilha: ela congrega o nosso trabalho. Por isso, precisamos de um projeto país não de quatro anos, mas sim para os próximos 50 anos de modo que a gente possa estar pronto para eventuais crises e sermos capazes de atender o público".

WhatsApp Image 2022-10-17 at 11.53.34Alex Campos, que comanda a Terceira Diretoria da Anvisa. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Alex Campos, que comanda a Terceira Diretoria da Anvisa, também defendeu o planejamento estratégico para trabalhar a saúde pública de maneira assertiva. "Hoje, nós precisamos de liderança política e ordenação de prioridades para que possamos desenvolver tecnologia e inovação de maneira célere. Devemos manter o debate permanente entre público e privado, e lembrar sempre que a Anvisa é uma agência de Estado".

Responsabilidade

A médica infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Luana Araújo, incentivou a união de forças. "A gente não pode fomentar a distância entre o poder central e as pessoas na ponta". Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, o médico infectologista Jean Gorinchteyn, disse que é obrigação do Estado permitir saúde integrada, tecnológica e de qualidade para as pessoas, de maneira acessível e igualitária.

WhatsApp Image 2022-10-17 at 09.05.13Médica infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Luana Araújo. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

O vice-presidente da Associação Latino-Americana de Profissionais de Assuntos Regulatórios, Dirceu Barbano, que foi presidente da Anvisa entre 2008 e 2014, fez um retrospecto para demonstrar a importância saúde pública e os recursos oferecidos às pessoas. Ele afirmou que o negacionismo e a difusão de notícias falsas prejudicam o trabalho dos profissionais de saúde, que devem redobrar esforços.

"Muito se fala em melhorar a nossa comunicação com as pessoas. Em algum lugar estamos errando para que, em pleno século 21, tenhamos que insistir, por exemplo, na vacinação. Precisamos repactuar com a sociedade a importância da ciência e da saúde, pois não há mais espaço para a tirania tirar o desenvolvimento científico".

WhatsApp Image 2022-10-17 at 12.34.45Dirceu Barbano, que foi presidente da Anvisa entre 2008 e 2014. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Homenagem

O ex-governador João Doria, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, foram homenageados pela atuação diante da crise sanitária. "Os profissionais de saúde são os protagonistas desta história. Juntos, nós conseguimos viabilizar a vacinação para milhões de pessoas, de maneira mais rápida possível, como tem de ser", disse Doria.

WhatsApp Image 2022-10-17 at 10.25.18João Doria, Dimas Covas, Jean Gorinchteyn foram homenageados. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

A homenagem ocorreu na data em que é celebrada o Dia da Vacinação. A ocasião foi criada para estimular a conscientização e que a população compreenda a importância desse recurso como medida de prevenção de doenças.

Seminário LIDE Saúde

A primeira edição do Seminário LIDE Saúde ocorreu no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento teve ainda como expositores o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, o médico infectologista Marco Aurélio Sáfadi, o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner. O chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, o presidente do LIDE, João Doria Neto, e a presidente do Grupo Doria, Celia Pompeia, também participaram do seminário.

Galeria de Fotos