Hans Lenk: novo app do Fleury revoluciona a maneira com que o paciente lida com a própria saúde
Grupo Fleury diversifica negócios e ganha destaque mundial por ações sociais, econômicas e ambientais.
Hans Lenk, CEO da Saúde iD do Grupo Fleury. (Foto: Divulgação)
Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil: 10 mil colaboradores, cerca de 2,5 mil médicos e 250 unidades de atendimento das marcas associadas ao seu nome. Verdadeira potência em corpo clínico, atendimento e gestão, recentemente, a empresa passou também a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, principal indicador global que leva em consideração as melhores práticas sociais, econômicas e ambientais a longo prazo. Tornou-se a única do setor de Saúde nas Américas, a fazer parte do índice.
Essa é a primeira vez que o Grupo é listado no DJSI, da Bolsa de Valores de Nova York, na carteira DJSI Emerging Markets 2020/2021. O reconhecimento é referência para investidores que avaliam essas dimensões nos portfólios das companhias. A nova carteira é composta por 100 empresas, das quais apenas nove são brasileiras.
Iniciativas
Nas estratégias de negócios da companhia estão em pauta as iniciativas que demonstram a preocupação com os impactos, seja nas ações desenvolvidas para a sociedade, meio ambiente ou medidas econômicas. Os investimentos em programas para a diminuição de resíduos, por exemplo, resultaran em uma economia de 39% na geração de substâncias, 24% no uso de papel e 12,5% na água, e 4,3% no consumo de energia por exames realizados entre 2016 a 2019.
As emissões globais de gases causadores do efeito estufa de 2019 foram reduzidas em 40% quando comparadas as de 2018. Há dois anos, uma nova matriz energética foi implantada e o Grupo passou a utilizar também combustíveis de fontes renováveis. As sólidas práticas de governança e parceria com diversas instituições para pesquisa e ações sociais para o combate do novo coronavírus também ajudam nesse resultado e na entrada no DJSI.
“Ingressar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade é motivo de orgulho para nós, que já integramos a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE) por sete anos consecutivos. A participação no DJSI demonstra, ainda mais, a consistência de atenção permanente aos princípios ESG em nossa estratégia de negócios, reforçando as relações de confiança com clientes, colaboradores, médicos, acionistas e comunidade”, comemora Jeane Tsutsui, que acaba de assumir o comando da empresa.
No que diz respeito à questão ambiental, a companhia dá um passo importante na adoção de estratégias para o uso de energias renováveis ao firmar acordo com a multinacional francesa GreenYellow para a contratação de 4,5 MWp, que abastecerá 47% da energia consumida pelo Grupo, no Rio de Janeiro, por meio das marcas em que estão presentes no estado.
Clóvis Porto, diretor de expansão e facilities do Grupo Fleury. (Foto: Divulgação)
Segundo Clóvis Porto, diretor de expansão e facilities do Grupo, o investimento da usina é um importante passo em direção à migração do consumo de energia de atuais operações.
"Sempre tivermos o forte compromisso com iniciativas favoráveis ao meio ambiente, colocando em prática projetos de telhado verde, eficiência energética, acesso ao Mercado Livre de Energia, entre outros. Agora, a adoção de uma fonte 100% renovável, como é o caso da fotovoltaica, nos coloca ainda mais em um caminho que desejamos seguir em termos de sustentabilidade”.
Cuidado com o paciente
O Fleury vem avançando fortemente em medicina personalizada e de precisão, por meio do seu braço de negócios de Fleury Genômica, e em saúde corporativa e atenção primária, atuando com a marca SantéCorp. Recentemente, foi lançada a plataforma Saúde iD para integrar produtos e serviços, permitindo que o indivíduo tenha, pela primeira vez, todas as suas informações reunidas em um único lugar.
O app, disponível gratuitamente tem base na ciência de dados e inteligência artificial, e garante mais eficiência e sustentabilidade para toda a cadeia, colocando o paciente no centro do cuidado. A plataforma conta com soluções voltadas para operadoras, empresas, médicos e indivíduos, abrindo oportunidades para que healthtechs e empresas do setor desenvolvam soluções on-line e off-line de qualidade para serem incorporadas futuramente.
Um dos benefícios da Saúde iD é proporcionar o gerenciamento da própria saúde de forma totalmente gratuita, com acesso ao histórico de exames, vacinas e medicamentos, além de vantagens na compra de produtos e serviços de saúde e bem-estar ofertados por parceiros. Já para os assinantes existem as opções light e plus, uma alternativa para quem não possui plano de assistência médica, a um custo que varia de R$ 29,90 a R$ 59,90, nos contratos anuais.
“A Saúde iD diretamente para o consumidor revoluciona a maneira com que o indivíduo lida com a própria saúde. Nosso acompanhamento fará com que doenças e comorbidades sejam cuidadas desde o estágio inicial e resolvidas na maior parte das vezes na atenção primária. Vamos levar mais qualidade de vida para a sociedade, além de contribuir com a sustentabilidade do sistema como um todo”, aponta Hans Lenk, CEO da Saúde iD.
Fertilidade em foco
Em mais um passo dentro de sua estratégia de negócios, a empresa apresenta o “Fleury Fertilidade”, Centro de Medicina Reprodutiva dedicado ao tratamento da infertilidade e preservação da fertilidade futura. O novo espaço é destinado exclusivamente a especialistas que desejam realizar os procedimentos envolvidos no tratamento, mas não possuem estrutura laboratorial para fazê-los.
À frente do novo Centro está Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn, coordenador médico do Fleury Fertilidade, urologista e PhD em Reprodução Humana. Na Embriologia, Dra. Amanda Begatti Victorino Monteiro, também PhD em Reprodução Humana, coordenará um time de experientes embriologistas, proporcionando segurança e garantindo qualidade nas técnicas realizadas e nos resultados obtidos.
Jeane Tsutsui é a nova CEO do Grupo Fleury. (Foto: Divulgação)
Nova direção
Jeane Tsutsui assumiu recentemente o cargo de CEO do Grupo Fleury. Novas aquisições e a diversificação de produtos e serviços serão o foco da gestora. Um dos exemplos dessa nova fase é o marco na entrada no segmento de reprodução humana. “Com o lançamento do Centro Fleury Fertilidade, avançamos ainda mais na consolidação da companhia em uma plataforma de negócios em saúde. Ao entrar no mercado de Medicina Reprodutiva levamos a nossa tradicional expertise, oferecendo aos médicos um centro de excelência com qualidade e, aos nossos clientes, um ambiente confortável e seguro”, comemora.
A atual CEO iniciou sua trajetória no Fleury em 2001 como médica cardiologista, e fez a migração da carreira médica para executiva há 14 anos. Exerceu as funções de gerente e diretora nas áreas de P&D e gestão do conhecimento, diretora-executiva médica (2012 a 2018) e diretora-executiva de negócios (2018-2021).
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da USP e em Cardiologia no Instituto do Coração (InCor)-USP. Tem doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, Pós-doutorado na University of Nebraska Medical Center e é Professora livre-docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Sua formação em gestão inclui MBA em Conhecimento, Inovação e Tecnologia pela FIA, e programas executivos na Harvard Business School, Wharton e Sloan School of Management no MIT.