Drogaria São Paulo: uma história de 80 anos de amor por São Paulo
Diversas ações vão acontecer durante o mês para uma comemoração histórica.
Para celebrar a oitava década, a empresa criou a campanha “80 anos de amor por São Paulo”, que conta com ativações espalhadas por São Paulo. (Foto:Divulgação)
A Drogaria São Paulo, uma das principais redes de farmácias do estado, completa 80 anos no mês de janeiro. A primeira loja foi fundada em 1943 por Thomaz de Carvalho no centro de São Paulo. A rede tornou-se pioneira no atendimento farmacêutico 24 horas, contratação de mulheres e na concessão de descontos exclusivos para aposentados. Durante os anos seguintes, a marca seguiu inovando e expandindo suas operações e serviços pelo país, com uma jornada completa de saúde, beleza e bem estar.
Com o olhar de seu fundador, a Drogaria São Paulo carrega em toda a sua história o relacionamento e a confiança dos clientes como uma de suas principais missões. Desde a sua fundação, a empresa foi disruptiva, quando em um cenário de alta inflação da época, passou a vender diretamente aos clientes, já que inicialmente as drogarias atuavam em forma de atacado, vendendo para outras farmácias.
A partir desse novo relacionamento com o cliente e ambição de seu fundador, a Drogaria São Paulo iniciou o seu processo de expansão, saindo do tradicional centro paulista da Praça da Sé e iniciando suas operações em bairros menores, uma outra novidade para a época.
Desde então, a marca sempre esteve à frente das transformações do setor e se manteve como referência no atendimento de qualidade. Como exemplo mais recente, foi pioneira na oferta de testes e autotestes para a Covid-19, além da aplicação das vacinas contra a doença em suas unidades. Além disso, a Drogaria São Paulo tem investido muito no fortalecimento da sua jornada de omnicalidade, que busca estar e atender os clientes em diferentes canais como e-commerce e por um inovador aplicativo, que oferece soluções para diferentes necessidades. E o resultado dessa estratégia não demorou a chegar: em 2022, a empresa alcançou o marco histórico de R$ 1 bilhão em vendas online.
“Comemorar os 80 anos de fundação da primeira loja da Drogaria São Paulo com uma jornada sólida, disruptiva e como referência de atendimento é motivo de muito orgulho para nós. Desde a fundação, estar com o cliente em momentos importantes e, às vezes, delicados, oferecendo atendimento personalizado e promovendo saúde é a nossa principal missão. Nosso objetivo é manter o pioneirismo em nossa essência, oferecendo a melhor experiência para os mais de 15 milhões de clientes que mensalmente escolhem nossos serviços”, afirma Andrea Sylos, diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP.”
Fortalecendo a inovação, a companhia também lançou o Viva Saúde, um ecossistema em desenvolvimento que tem como objetivo democratizar o acesso à saúde aos brasileiros. Com a aquisição da startup TI Saúde, em 2022, ele vem ganhando força, gerando conexão entre a população e os provedores de saúde, redefinindo e melhorando a jornada do paciente, além de possibilitar o acesso em um único lugar de serviços, produtos, conteúdos e informação sobre a saúde.
Além de um olhar atento para os clientes, a rede investe no crescimento de seus colaboradores, com a criação de programas que promovem o aperfeiçoamento profissional, como o Graduação Farma, e em projetos de inclusão de Pessoas com Deficiência e cursos de formação e desenvolvimento oferecidos em parceria com instituições sociais, por meio de sua universidade corporativa. Um exemplo recente foi o lançamento do Edulog, um curso gratuito de logística farmacêutica.
Já na frente social, uma importante conquista para o Grupo é a ampliação das suas ações de voluntariado, que fazem parte do SER+, programa do Grupo DPSP que busca promover iniciativas eficientes, socialmente responsáveis e ecológicas
O programa dedicado aos idosos oferece assistência e realiza doações para a população. Hoje já foram atendidos mais de 2,6 mil idosos em 13 instituições nas 10 Unidades Federativas onde as redes da companhia estão presentes, com o apoio de 650 profissionais do grupo.
Atualmente, a bandeira Drogaria São Paulo conta com mais de 900 filiais presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso.
No decorrer dos anos, a marca vem conquistando diversos prêmios por sua atuação na área da saúde e do bem-estar como o top of mind na pesquisa "Os mais amados de SP" da Veja São Paulo; a melhor rede de farmácias no prêmio "O Melhor de SP" da Folha de S.Paulo, e a marca mais lembrada pelos paulistanos na 8ª edição do Marcas Mais, do Estadão.
E para marcar o aniversário e a solidez da companhia, o Grupo DPSP anuncia a projeção da abertura de 130 novas unidades em 2023, em comparação com as 70 inauguradas em 2022. Com ampla distribuição geográfica, as novas lojas estarão presentes nas principais cidades brasileiras. A expansão se mostra ainda mais forte nos estados de Pernambuco e Mato Grosso, que recebeu a sua primeira unidade no ano passado, 2022. Além disso, o Grupo busca aumentar a sua capilaridade em regiões e grandes centros urbanos, em que já está presente.
Ações pela cidade
Para comemorar em grande estilo a oitava década desde a sua fundação, a bandeira desenvolveu uma campanha especial para a ocasião. Criada em parceria com a LVL e batizada de “80 anos de amor por São Paulo”, a campanha é uma homenagem à Drogaria São Paulo e conta com ativações como relógios de rua espalhados por São Paulo e inserções em rádio, jornal e elevadores. Além de ações direcionadas de CRM que irão oferecer descontos especiais.