Pela primeira vez, Sephora adota uma identidade de marca global para seus 34 países
Adaptada do inglês - “we belong to something beautiful” -, novo posicionamento visa inspirar as comunidades de beleza por meio do fomento à diversidade e inclusão.
Novo posicionamento ganha vida por meio de uma campanha imersiva que redefine o papel do espelho como um aliado. (Foto: Divulgação/Sephora)
A Sephora, maior rede de produtos de beleza do mundo, adota, pela primeira vez, um posicionamento único para seus 34 mercados: "a beleza daquilo que nos une”. A marca, cujo propósito é inspirar comunidades por meio de sua visão inclusiva, na qual todas as formas de beleza são celebradas, reafirma seu desejo em promover espaços para a livre expressão, sem julgamentos, que reforçam a autoconfiança por meio de interações positivas.
"Como líder mundial, a Sephora sempre moldou a indústria da beleza de prestígio e reinventou diversos códigos da beleza. Essa nova assinatura será um pilar fundamental do posicionamento da Sephora no Brasil, o terceiro maior mercado de beleza do mundo, e um dos mais diversos também, contribuindo para redefinir a nossa indústria como uma importante aliada da diversidade e inclusão”, comenta Cataldo Domenicis, Diretor de Marketing da Sephora no Brasil.
Lançado inicialmente nos EUA em 2019, a assinatura - em inglês “we belong to something beautiful”-, tornou-se mais do que um slogan. Inspirou ações, desde a evolução das experiências nas lojas físicas até a ampliação do portfólio de produtos da Sephora. E embora cada cultura tenha nuances únicas, a marca acredita que a inclusão é um conceito humano global, e agora se desafia a se comprometer com esse propósito em todo o mundo.
No Brasil, o novo posicionamento ganha vida por meio de uma nova campanha imersiva, produzida pela agência BETC, que redefine o papel do espelho como um aliado. Frequentemente considerado um objeto de julgamento, o espelho se transforma, na campanha, em uma testemunha gentil e positiva para celebrar todas as belezas.
“Ao adotar um posicionamento em todos os mercados, estamos reafirmando nossa visão única de beleza, que extrai sua força da expressão da nossa singularidade, mas também da união e pertencimento a comunidades que nos acolhem da forma que somos, afinal, a beleza floresce na diversidade e na confiança - confiança em si mesmo, e a confiança que surge quando nos conectamos com os outros”, complementa Cataldo.
Para dirigir esta campanha, a Sephora contou com uma comunidade de mulheres: a Diretora Stefanie Soho e a fotógrafa Liz Collins, que capturaram momentos retirados de cenas do filme e de recortes, às vezes, mais íntimos da vida, mostrando que todos os espelhos podem se tornar aliados cotidianos. O filme apresenta uma série de extratos de vida em que os personagens se unem e se conectam através da beleza.
Para Florence Bellisson, Presidente da agência BETC Etoile Rouge, "o uso do espelho tem um duplo significado: quisemos devolver seu papel positivo, longe de preconceitos e ditados de beleza, e fazer uma alusão metafórica às lojas Sephora: um lugar inclusivo e acolhedor para todos."
Compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão
Desde 2022, a Sephora Brasil desenvolveu uma área de negócio focada em DE&I, estabelecendo metas e compromissos públicos para tornar a marca referência nessa agenda dentro do mercado de beleza de prestígio no país.
Isso porque a Sephora entende que o Brasil é um país plural em muitas camadas, assim como também entende que a maquiagem e o cuidado pessoal têm o poder de empoderar o lado extraordinário de cada um. Essa nova área foi criada para fomentar uma cultura de pertencimento diversa e inclusiva, não só para colaboradores, clientes e fornecedores, como para toda a sociedade a curto, médio e longo prazo. “Esse é o maior propósito da Sephora: ser a ponte entre o cliente e a sua autoestima, e nosso compromisso está em criar uma comunidade que apoia, inspira e empodera todos nós a redefinir a beleza do nosso jeito”, finaliza Cataldo.
Atualmente, 75% de todos os profissionais da Sephora são mulheres, 27% LGBTQIAP+, sendo 2% de pessoas trans, e 41% de pessoas negras (entre pretos e pardos). Mesmo assim, entre todas as metas anunciadas, a Sephora estabeleceu um compromisso público de, ainda em 2024, contratar 50% de pessoas negras e 6% de pessoas com deficiência. Além disso, a marca também se comprometeu a ter, de forma perene, 50% de diversidade em todas as comunicações.