O maior evento de ESG da região sul do Brasil chega a sua terceira edição
LIDE Paraná vai reunir, nesta quarta-feira (21/8), especialistas e líderes empresariais para discutir boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná. (Foto: Divulgação)
A preocupação e o interesse das empresas na Agenda ESG vêm crescendo no Brasil. Em 2023, 91% das companhias brasileiras de capital aberto divulgaram relatórios com os resultados de suas práticas ambientais, sociais e de governança. Esse foi o maior percentual dos últimos três anos, de acordo com o estudo ESG no Ibovespa.
Para discutir o avanço e a importância de práticas sustentáveis e de ações socialmente responsáveis adotadas no universo corporativo, o LIDE Paraná–grupo de líderes empresariais realizará no dia 21 de agosto, a partir das 8 horas, o Fórum LIDE Paraná de ESG.
O evento é considerado o maior encontro de ESG da região Sul do país e terá transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do LIDE.
Em sua terceira edição, o Fórum vai apresentar o impacto da implementação de políticas integradas de Environment, Social and Governance (ESG). Em geral, as companhias que investem em boas práticas ESG se tornam atrativas para os investidores, fidelizam mais rapidamente os clientes e reduzem os custos de operação.
O Fórum contará com três grandes painéis abordando as temáticas ESG, além de palestras magnas com os principais especialistas e estudiosos do setor. Virgilio Viana, superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável, realizará a palestra de abertura: "Amazônia, um ativo de todos". Viana atua no desenvolvimento sustentável do território amazônico brasileiro por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, pesquisa e inovação.
A tarde contará com a presença de Alcione Albanesi, fundadora do Amigos do Bem, uma das maiores instituições sociais do país, atendendo regularmente 150 mil pessoas no nordestino e educação para mais de 10 mil crianças e jovens do sertão. No último IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a escola mantida pela ONG obteve 9,2 pontos, um resultado notável em comparação com a média nacional, abaixo de 6 para o Ensino Fundamental, e superior à média do ensino privado, perto de 7. Esse marco destaca o impacto das ações dos Amigos do Bem que atua em 300 comunidades carentes no Nordeste, oferecendo educação de qualidade em regiões de extrema pobreza.
A última palestra do evento contará com a participação de Estevam Sartorelli, fundador da Dengo Chocolates, executivo que propõe uma transformação no país através de negócios sustentáveis, inovadores e de profundo impacto social. Ao capacitar agricultores com técnicas de manejo e fermentação, a marca requalifica o produto e o compra direto do produtor.
"Cases de sucesso de ESG”
Para abordar o tema de forma integral, o Fórum ESG conta também com apresentação de cases de sucesso de empresas como Renault, Reciclex, Engie, Copel, Estre Ambiental, RDP Energia, ChildFund Brasil entre outros. Os cases têm o propósito de trazer boas práticas na implementação do ESG e inspirar outros profissionais que atuam na área.
Durante o encontro a Ingee Inovação Sustentável realizará o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.
Mais informações e cronograma do evento, acesse:lideparana.com.br
O que é ESG?
A sigla em inglês para “Environmental, Social, Governance”, em português “Ambiental, Social e Governança”, refere-se às práticas ambientais, sociais e de gestão de uma empresa. “ESG" representa uma abordagem mais centrada nas partes interessadas para fazer negócios. As empresas que aderem aos padrões ESG concordam em se comportar eticamente nessas três áreas e podem recorrer a uma série de estratégias, táticas e soluções para fazê-lo.