Vice-presidente da Commercity diz que Emirados querem dobrar economia e população até 2030
Mitch Bittermann destaca avanços em tecnologia, logística e e-commerce e convida empresas brasileiras a se integrarem ao ecossistema digital dos Emirados Árabes Unidos.
Com um plano ambicioso de dobrar a economia e a população dos Emirados Árabes Unidos até 2030, autoridades e líderes empresariais do país têm apostado fortemente na criação de ecossistemas digitais, zonas francas integradas e soluções tecnológicas escaláveis. A declaração foi feita nesta segunda-feira (14) por Mitch Bittermann, vice-presidente da Commercity, durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai.
“Nosso objetivo é receber empresas que não precisem trazer toda a sua estrutura. Aqui temos tudo in-house: licença, warehouse, serviços de e-commerce, gateway de pagamento e até marketing digital”, afirmou Bittermann, ao apresentar os diferenciais da única zona franca dos Emirados especializada em tecnologia e comércio eletrônico.
A Commercity é resultado de um investimento de US$ 1 bilhão entre o governo dos Emirados e a Dubai Economic Zone, com mais de 400 empresas ativas — muitas delas startups — operando com foco em marketplaces, moda, cosméticos e logística internacional. Entre os clientes, estão marcas brasileiras e grandes nomes como a chinesa BYD, do setor de veículos elétricos.
Além da isenção fiscal para empresas instaladas na zona franca, a Commercity também aposta em soluções inovadoras de sustentabilidade e automação. “Usamos água de reuso, desenvolvemos ferramentas para logística sob demanda como o CAFU — que abastece veículos onde estiverem — e já operamos processos de acesso e segurança via óculos inteligentes.”
Segundo Bittermann, o Brasil tem enorme potencial de integração com o ecossistema digital da região, seja com marcas de e-commerce, empresas de tecnologia ou soluções sustentáveis. “Queremos atrair negócios que buscam acesso a diferentes mercados, com estrutura simplificada e alta eficiência.”
Ele também destacou o papel da Commercity como plataforma de conexão entre empresas. “Mais de 200 oportunidades de negócio já foram geradas entre os próprios ocupantes dos espaços. Estamos promovendo sinergia real dentro da zona franca.”
A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE . A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.