'Os Emirados são um hub, o Brasil é a potência produtora', enfatiza Saleh Lootah

Saleh Lootah, CEO da Al Islami, defende que Brasil e Emirados Árabes formem uma aliança estratégica em segurança alimentar, unindo produção e logística para abastecer mercados globais.

A segurança alimentar se consolidou como uma das maiores prioridades políticas e econômicas no mundo pós-pandemia — especialmente em regiões altamente dependentes de importações, como o Oriente Médio. Para o empresário Saleh Lootah, CEO da Al Islami Foods, o Brasil está entre os parceiros mais estratégicos para enfrentar esse desafio. A declaração foi feita nesta segunda-feira (14), durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai.

“Os Emirados são um hub, o Brasil é a potência produtora”, afirmou Lootah ao destacar a complementaridade entre os dois países no setor de alimentos. “Com os portos que temos, especialmente Jebel Ali e a infraestrutura da Deep World, os Emirados são um hub logístico natural entre Ásia, Europa e África.”

Lootah, que também preside o conselho de alimentos e bebidas dos Emirados Árabes, sugeriu que Brasil e Emirados criem um mapeamento conjunto de oportunidades e metas, para ampliar não apenas o comércio bilateral, mas também a produção compartilhada, reprocessamento e redistribuição de alimentos para outros mercados do entorno.

Ele defendeu que essa aliança vá além do comércio, incorporando tecnologias brasileiras aplicadas à agricultura e à inovação alimentar, como fazendas verticais, inteligência artificial e economia circular. “O Brasil já desenvolve soluções que podem ser adaptadas à nossa realidade, com clima e solo semelhantes em várias regiões.”

O executivo também citou a nova estratégia alimentar dos Emirados, que busca integrar toda a cadeia — do campo ao prato — com foco em sustentabilidade e crescimento coordenado. “Estamos numa nova era. Temos um governo proativo e um setor privado engajado. Trabalhar lado a lado com países como o Brasil vai acelerar soluções e gerar impacto real em toda a região.”

Lootah, que visita o Brasil desde os anos 1990, elogiou o avanço da produção agrícola brasileira nas últimas décadas. “Temos muito a construir juntos — em manufatura, logística e revenda. Mas precisamos sair dessas conversas com um plano concreto.”


A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE . A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.