'O Brasil superou a meta da FAO: aumentamos 75% a produção de alimentos', afirma Kátia Abreu

Kátia Abreu afirma que o país está pronto para alimentar até 1,4 bilhão de pessoas até 2050 sem novos desmatamentos, e desafia países árabes a ampliar as compras de alimentos brasileiros.

Com um crescimento de 730% nas exportações do agronegócio em apenas 23 anos, o Brasil está mais do que preparado para cumprir o papel que lhe foi atribuído pela FAO: alimentar uma parcela decisiva da população mundial nas próximas décadas. A avaliação foi feita pela ex-senadora Kátia Abreu, durante sua participação na Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai, nesta segunda-feira (14).

“A FAO pediu que aumentássemos nossa produção de alimentos em 40%. Nós entregamos 75% — quase o dobro da meta”, destacou. Segundo ela, o país já alimenta 800 milhões de pessoas com sua produção atual e poderá chegar a 1,4 bilhão de pessoas até 2050, sem necessidade de novos desmatamentos.

O salto na produtividade, segundo Kátia, não dependeu de subsídios maciços como em outras economias. “Enquanto Estados Unidos e Europa chegam a usar até 30% do valor da produção em subvenções, o Brasil usou apenas 5%, dentro das regras da OMC. Fizemos mais com menos, investindo em ciência, como a Embrapa, e apostando na tecnologia para recuperar solos degradados.”

A ex-senadora também destacou a eficiência ambiental da pecuária e da agricultura brasileiras, citando a conversão de pastagens em áreas de grãos, sem perda de produtividade. “A pecuária está crescendo, mas ocupa cada vez menos terras. Isso libera área fértil para expandir a agricultura sem agredir o meio ambiente.”

Em seu discurso, Kátia lançou um apelo direto aos países árabes, elogiando a relação com o Brasil, mas apontando o baixo volume de compras frente ao potencial da região. “Enquanto o Egito compra US$ 4 bilhões em alimentos do Brasil, os países do Oriente Médio, com muito mais população e PIB per capita, compram apenas US$ 4,6 bilhões. Vocês podem e devem comprar mais — e até se tornarem distribuidores regionais desses alimentos.”

Segundo ela, a confiança na capacidade do Brasil de entregar qualidade, segurança e regularidade é parte da resposta global à crise alimentar. “Temos comida, temos escala, temos estabilidade. O que falta é ampliar o canal e aproveitar essa janela histórica.”


A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE . A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.